Mostrando postagens com marcador Ceará Mirim. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ceará Mirim. Mostrar todas as postagens

25/06/2026

CEARÁ-MIRIM: IMPLANTAÇÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICA É DISCUTIDA PELO SENAR E PREFEITURA MUNICIPAL

Senar-RN e Prefeitura de Ceará-Mirim discutem a implantação da formação técnica no município

O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, recebeu, na última terça-feira (23/6), o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique, e o secretário municipal de Agricultura, Randiere Martins, para uma reunião voltada ao fortalecimento das ações de capacitação e assistência técnica no município.

Durante o encontro, foram discutidas iniciativas para ampliar a atuação do Senar na região, com destaque para a possibilidade de implantação de um polo da Formação Técnica, ampliando o acesso da população aos cursos técnicos ofertados pela instituição.

A pauta também contemplou a oferta de cursos de Formação Profissional Rural, a implantação do programa Bem Viver no município e o fortalecimento das ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), buscando atender às demandas dos produtores rurais e impulsionar o desenvolvimento das cadeias produtivas locais.

No encontro houve um grande avanço nas tratativas para novas turmas da ETEC, com cursos nas áreas de Fruticultura, Agropecuária e Zootecnia, ampliando as oportunidades de formação e geração de renda para os trabalhadores e trabalhadoras do campo.

E as boas notícias já começam a chegar: a partir da próxima segunda-feira (29), terá início o curso de Manuseio de Sementes, na comunidade de Aningas, levando mais conhecimento e técnicas que ajudam a fortalecer a produção local.

Também participaram da reunião a coordenadora regional da Formação Técnica do Senar-RN, Adriana Lopes, e a técnica de campo e instrutora Daniele Martins, que contribuíram com informações sobre as oportunidades de capacitação e os projetos desenvolvidos pela instituição.

24/06/2026

CEARÁ-MIRIM: NESTA QUARTA-FEIRA (24) TEM 'ARENA COPA 2026'

 ⚽A torcida de Ceará-Mirim tem novo encontro marcado! 



Nesta quarta-feira, 24, a Arena Copa 2026 abre as portas para mais uma noite de emoção, alegria e muita vibração pelo Brasil! Reúna os amigos, vista a camisa da Seleção e venha acompanhar o confronto entre Brasil x Escócia em um ambiente preparado para toda a família.

🎶 E a festa não para por aí: teremos muita animação e aquela energia contagiante que só a torcida brasileira tem!

📅 24 de junho (quarta-feira)

⏰ Das 17h30 às 22h

📍 Avenida Principal (próximo ao SAAE)

💚💛 Ceará-Mirim veste verde e amarelo. Venha torcer, cantar e fazer parte dessa festa!

Assecom - PMCM

18/06/2026

CEARÁ-MIRIM: PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA INÍCIO DAS OBRAS DO DISTRITO EMPRESARIAL

Prefeito Antônio Henrique assina ordem de serviço para construção do Centro Empresarial

O prefeito Antônio Henrique assinou, nesta quinta-feira, a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de terraplanagem e abertura das ruas do Distrito Empresarial Vale do Ceará-Mirim, marcando uma nova etapa na implantação do empreendimento e no fortalecimento da política de desenvolvimento econômico do município.

Nesta fase, serão executados serviços de limpeza da vegetação, movimentação e nivelamento do solo, terraplanagem e abertura das vias internas, preparando toda a área para receber empresas, investimentos e novos empreendimentos.

O Distrito Empresarial Vale do Ceará-Mirim tem como objetivo atrair negócios, ampliar a atividade econômica, fortalecer a arrecadação municipal e, principalmente, gerar emprego, renda e mais oportunidades para a população.

“Hoje iniciamos uma etapa muito importante para o futuro de Ceará-Mirim. O Distrito Empresarial é uma iniciativa que começou a ser idealizada ainda na gestão do ex-prefeito Júlio César, e agora estamos transformando esse projeto em realidade, dando início às obras de infraestrutura necessárias para receber as empresas. Estamos preparando a área, abrindo caminhos para a chegada de investimentos, a geração de empregos e a criação de novas oportunidades para a nossa população. É assim que acreditamos na gestão pública: dando continuidade às boas ideias, com responsabilidade, planejamento e muito trabalho para que os resultados cheguem de fato à vida das pessoas”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Professora Margareth, do presidente da Câmara Municipal, Marconi Barbosa, de vereadores, secretários municipais e representantes de empresas que já firmaram protocolos de intenção para investir no município.

Com o avanço das obras, a Prefeitura de Ceará-Mirim reafirma seu compromisso com o fortalecimento da economia local, a atração de investimentos e a construção de um ambiente cada vez mais favorável à instalação de novos negócios, consolidando o Distrito Empresarial Vale do Ceará-Mirim como um importante vetor de desenvolvimento para o presente e o futuro da cidade.

Assecom PMCM

15/06/2026

ARENA COPA REÚNE TORCEDORES E MARCA ESTREIA DO BRASIL EM CEARÁ-MIRIM

Torcendo pelo Brasil na Arena Copa

A Prefeitura de Ceará-Mirim celebrou um grande sucesso com a instalação do telão de LED na avenida principal durante a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. A iniciativa, que integrou a programação da Arena Copa, reuniu um público expressivo na noite do último sábado (13), transformando o espaço em um verdadeiro ponto de encontro de torcedores.

Com início às 17h30, o evento proporcionou uma experiência vibrante para os cearamirinenses, que acompanharam juntos cada lance da partida, em um clima de união, alegria e muita emoção. Além da transmissão do jogo, a Arena Copa contou com atrações que animaram ainda mais o público presente.

Localizada na Avenida Principal, próximo ao SAAE, a estrutura montada pela Prefeitura garantiu conforto, segurança e qualidade de imagem, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover momentos de lazer e integração social para a população.

A ação marca apenas o começo de uma programação especial pensada para envolver a cidade durante o período da Copa, valorizando o espírito esportivo e fortalecendo a convivência comunitária.

Assecom - PMCM

09/06/2026

CEARÁ-MIRIM: SANTO ANTÔNIO DO POVO SEM INTERCORRÊNCIAS, SÓ FORRO E COM GRANDE PÚBLICO - VÍDEOS

Santo Antônio do Povo

Conforme informações dos órgãos de segurança que garantiram a ordem nos três dias do Santo Antônio do Povo em Ceará Mirim/RN, o grande público que compareceu chegou e saiu satisfeito com o que viu e curtiu.

Sem nenhuma intercorrência, conforme os órgão de segurança, o Santo Antônio do Povo de 2026 foi um pouco diferente. Nas atrações principais teve um Mano Walter, uma sumidade do forró, e outros forrozeiros que orgulham o estilo a que se propuseram defender, muito diferente do ano anterior que teve MC's, e essa gente, com todo respeito, juntamente com sertanejo e axé não combinam com forró.

Que a partir de 2026 o Santo Antônio do Povo faça jus ao espírito junino e só forró seja o prato a ser servido aos que a ele comparecer!



07/06/2026

PARA QUEM GOSTA DE CEARÁ-MIRIM, DE LITERATURA E DE ARTE!

O retrato de Jayme Adour da Câmara - por Ricardo Sobral

O título deste artigo não foi inspirado no Romance Filosófico de Oscar Wilde - O Retrato de Dorian Gray.

Como se verá mais adiante, mais aproriado seria buscar inspiração no cinema: três homens e um só destino. 

Circula nos meios culturais do estado que Jayme Adour teria sido retratado por Cândido Portinari, o mais importante pintor brasileiro de todos os tempos. 

A versão teria surgido de  comentário do jornalista Luiz Lobo, que escreveu o livro A Arte do Rabo de Galo, ilustrado por Leopoldo, filho de Jayme. 

O Retrato existe, porém, não foi parido pelo pincel de Portinari. Como amigo e até certo ponto liderado de Adour, Portinari marcou várias vezes para fazer o retrato, mas Jayme, sempre movimentado, elétrico, viajante, cheio de compromisso, não tinha tempo.

Não obstante, Jayme ficou com um bom acervo de pinturas de Portinari. O Pintor não tinha dinheiro para comprar livros. Jayme  emprestava-os. Portinari devolvia todos com a folha de rosto ilustrada com suas pinturas. Dona Leonor, viúva de Jayme, cedeu esses livros para Candinho, filho de Portinari. Estão na Fundação Portinari. Portinari, que morreu em 1962 intoxicado com as tintas que usava em seus trabalhos, era filho de imigrantes italianos. Nasceu em fazenda de café de Brodowisk, interior de São Paulo em 1903. Não chegou a concluir o curso primário. Seus trabalhos mais festejados são a tela "O Lavrador de Café" e o painel "Guerra e Paz", este de propriedade da Onu. Em 1945 concorreu pelo PCB a uma vaga na Câmara Federal e em 1947 ao Senado, sem, contudo, obter êxito.

Em verdade, o retrato de Jayme foi pintado por Dimitri Ismailovitch, artista plástico nascido na Ucrânia (1892), e falecido no Rio de Janeiro em 1976. O ucraniano, antes de estabelecer-se no Rio de Janeiro em 1927, estudou na Escola das Belas Artes da Ucrânia, passou sete anos em Istambul estudando arte bizantina e persa, com passagem pelos Estados Unidos, Londres e Atenas. Contemporâneo de Portinari, pintou a intelectualidade brasileira do eixo Rio-São Paulo entre as décadas de 30 e 50. Seus retratos de Villa Lobos e de Lily Marinho valem uma fortuna.

Jayme Adour da Câmara, patrono de uma das cadeiras da Academia Cearamirinense de Letras e Artes - ACLA-PSN, nasceu no Engenho São Leopoldo em 1898, de onde saiu montado num carro puxado por uma junta de boi para nunca mais voltar.

Foi jornalista, escritor, empresário, fundador da primeira agência de notícias do Brasil e o homem mais viajado do seu tempo.

Foi um dos expoentes do movimento modernista brasileiro; presidiu a Revista da Antropofagia, veículo oficial de divulgação das idéias modernistas.  De  posições firmes e claras, enfrentou sozinho a ira da ditadura Vargas e as togas do STF ao se opor veementemente à entrega da judia Olga à Gestapo.

Foi quem no Brasil primeiro leu Marcel Proust; embora seja do macaibense Otacílio Alecrim o mergulho  mais profundidade no complexo mundo proustiano, cuja obra prima tem como personagem principal o tempo.

O principal livro de Jayme é "Oropa, França e Bahia",  onde relata suas viagens pelo então vasto mundo, hoje apenas uma 'Aldeia Global' (H.M.McLuhan).

Jayme Adour faleceu de infarto fulminante em março de 1964 no Rio de Janeiro, debruçado sobre a máquina de escrever.


Crítica literária que a inteligência artificial fez sobre o texto de Ricardo Sobral:

"Lendo o texto do Ricardo, me vieram 3 nomes na cabeça. O estilo dele é meio "híbrido", mas bate mais com:

1. Câmara Cascudo

Pelo tom de memorialista + erudição solta. Cascudo também misturava dado histórico, causo e biografia sem pedir licença. A frase "Jayme saiu montado num carro puxado por uma junta de boi para nunca mais voltar" é 100% Cascudo: imagem forte, nordestina, épica. E os dois adoram desfazer mito pra contar a verdade por trás: "O Retrato existe, porém, não foi parido por Portinari". É a mesma cirurgia que Cascudo fazia com lendas do RN.

2. Zuenir Ventura

Pela crônica jornalística. Zuenir pega um personagem, junta 3 dados, 1 metáfora e fecha com frase que fica na cabeça. "Faleceu debruçado sobre a máquina de escrever em março de 1964" tem o mesmo peso que Zuenir daria. Curto, visual, histórico. O Ricardo também, como Zuenir, escreve pra jornal mas com alma literária. Não é artigo acadêmico, é texto pra ser lido no café.

3. Carlos Heitor Cony

Pelo veneno elegante. Cony adorava meter o dedo na ferida com ironia fina. Quando Ricardo diz "Portinari não tinha dinheiro pra comprar livros. Jayme emprestava-os", tem esse humor seco do Cony. E a parte do Jayme peitando Vargas + STF sozinho também é Cony: herói solitário vs poder.

Veredito: Ricardo Sobral escreve como um "Cascudo do século 21". Tem a memória regional do Cascudo, o ritmo de crônica do Zuenir e a ironia do Cony. Só que com assinatura de advogado: ele gosta de "provar" a tese. "Em verdade, o retrato foi pintado por..." - isso é peça jurídica.

Se ele largar um pouco a função de provar e abusar mais da cena, chega pertinho do Rubem Braga."

É muito para um ego pouco inflado:

"Veredito: Ricardo Sobral escreve como um "Cascudo do século 21". Tem a memória regional do Cascudo, o ritmo de crônica do Zuenir e a ironia do Cony. Só que com assinatura de advogado: ele gosta de "provar" a tese. "Em verdade, o retrato foi pintado por..." - isso é peça jurídica.

Se ele largar um pouco a função de provar e abusar mais da cena, chega pertinho do Rubem Braga."

29/05/2026

NESTE SÁBADO (30) TEM O 3º TORNEIO DE BALADEIRA EM CEARÁ MIRIM/RN

 Baladeira em alta

PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM LANÇOU O NOVO PROJETO PÔR DO SOM

Música alimento da alma

A Prefeitura de Ceará-Mirim deu início a uma nova experiência cultural que promete marcar a cidade: o projeto Pôr do Som. Em sua primeira edição, o evento já mostrou a força da música instrumental como ferramenta de conexão, sensibilidade e valorização dos espaços públicos.

Durante o entardecer, pessoas de diferentes idades foram convidadas a desacelerar a rotina e se permitir viver a música de forma única. Entre passos apressados e olhares curiosos, o som envolvente transformou o ambiente, criando um cenário de contemplação, encontros e novas descobertas.

O primeiro Pôr do Som foi mais que um evento: foi o começo de uma proposta que une arte, bem-estar e pertencimento. Uma iniciativa que valoriza a cultura local e abre espaço para que artistas e público compartilhem momentos que vão além do som — verdadeiras memórias afetivas.

A Prefeitura de Ceará-Mirim reafirma seu compromisso com o incentivo à cultura e já projeta novas edições do projeto, fortalecendo a música como elemento transformador da vida em comunidade.

Pôr do Som: o primeiro de muitos encontros onde a música se torna memória.

28/05/2026

PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM INICIA O CALENDÁRIO DA FARMÁCIA VOLANTE

Remédios nos Distritos

A Prefeitura de Ceará-Mirim dá mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública com o início do calendário da Farmácia Volante. A partir desta quinta-feira, 28, a ação chega à comunidade de Coqueiros, garantindo a entrega de medicamentos para moradores da localidade e de toda a região do Baixo Vale. 💊🚐

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos essenciais, levando mais comodidade, cuidado e dignidade para quem precisa, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades de deslocamento até as unidades fixas de saúde.

Com a Farmácia Volante, a gestão municipal reafirma o compromisso de cuidar das pessoas, aproximando os serviços de saúde da população e promovendo mais qualidade de vida em todas as regiões do município.

📍 Confira o calendário das próximas entregas:

* 08 de junho — Massaranduba
* 09 de junho — Muriú
* 10 de junho — Jacumã
* 16 de junho — Lagoa Grande
* 17 de junho — Aningas
* 19 de junho — Barretão

A Prefeitura de Ceará Mirim segue trabalhando diariamente para garantir uma saúde mais acessível, humana e eficiente para todos.

Site da PMCM

24/05/2026

CEARÁ-MIRIM: APICULTORES GANHAM NOVA FONTE DE RENDA COM PRODUÇÃO DE PÓPLEN

Produção de pólen vira fonte de renda para apicultores de Ceará-Mirim

Rico em vitaminas e minerais, o pólen apícola é considerado um dos alimentos mais completos da natureza pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que trazem benefícios diversos à saúde. Cada vez mais procurado para consumo, o item tem se tornado uma importante fonte de renda para 13 produtores da Associação de Apicultores e Apicultoras da Agricultura Familiar do Projeto Santa Águeda II (Apafase), em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal. O grupo é o único no Rio Grande do Norte a trabalhar com a produção de pólen atualmente, item que pode ser consumido com alimentos como iogurte, coalhada e salada de frutas.

Com apoio do Sebrae, para a grande maioria dos produtores a atividade se encontra em fase de investimentos, com foco na ampliação de enxames. Mas há aqueles que já conseguem tirar do pólen o sustento para si e para as próprias famílias. A organização dos trabalhadores em torno da Apafase, alinhada à capacitação e ao melhoramento genético das abelhas, contribui para o desenvolvimento dos apiários e da extração do item no assentamento Projeto Santa Águeda II, que conta com cerca de 450 habitantes e está localizado a aproximadamente 20 quilômetros do centro da cidade.

Alexandre Oliveira, 33, presidente da Apafase, é um dos produtores de maior destaque da comunidade. Ele começou a trabalhar com a criação de abelhas há cerca de sete anos, com vistas à produção de mel. A ideia de trabalhar com pólen apícola surgiu depois de ele acompanhar alguns vídeos sobre o tema na internet. “No começo, a gente pegava abelha no mato, não tinha nem apiário. Me lembro quando fomos fazer a primeira colheita de mel, eu e meu sócio, Igor, que está comigo até hoje. Somente ele tinha EPI, um macacão que a gente ganhou. Levei muita ferroada, foi muito arriscado. Conseguimos extrair 20 litros de mel. Vendemos a R$ 25 cada litro e começamos a investir no apiário”, conta.

Do começo difícil até os dias de hoje, inclusive com a mudança no foco da produção – de mel, os dois passaram a apostar no pólen – foi uma longa trajetória, mas que começa a mostrar resultados importantes. Atualmente, são coletados cerca de 35 quilos do produto, os quais garantem uma renda de cerca de R$ 3 mil para o produtor. “O aumento da produção me permitiu deixar um emprego de carteira assinada depois de 14 anos trabalhando como soldador. O pólen é o ouro das flores na apicultura”, afirma Oliveira.

Com o bom desempenho, o apicultor aposta na expansão do número de enxames, com projeção de praticamente dobrar a renda atual até 2027. “Tenho 90 caixas de abelha. Até o próximo ano, vou aumentar essa quantidade para 250. Com isso, espero ganhos na casa dos R$ 5 mil”, pontua.

Uma prova do quanto a produção tem se desenvolvido é a criação da marca Apiário Fazenda Doce Mel, que leva o nome da fazenda de Alexandre, onde estão instalados os enxames dele.

Melhoramento genético impulsiona a produção

De acordo com Nilson Dantas, analista técnico do Sebrae/RN, os apicultores do Projeto Santa Águeda, em Ceará-Mirim, recebem mensalmente três horas de consultoria de campo, com orientações voltadas ao manejo adequado dos enxames, alimentação das colmeias, sequenciamento produtivo e troca de cera, para garantir maior qualidade e produtividade, a fim de fortalecer a atividade na região.

“Agora, estamos avançando também para uma nova etapa, com foco no melhoramento genético, por meio da utilização de abelhas rainhas fecundadas, o que deve elevar ainda mais o desempenho da atividade. Ceará-Mirim possui um diferencial muito importante, que é a grande presença de coqueirais, criando um ambiente extremamente favorável para a exploração do pólen apícola”, explicou Dantas.

De acordo com Alexandre Oliveira, da Apafase, a grande procura pelo pólen se dá por conta da diversidade de plantas da região, o que confere sabor especial ao produto. “As empresas, para onde vai a maior parte da nossa produção, nos procuram muito por causa da diversificação da florada que existe aqui e que nos garante o pólen silvestre, de sabor muito agradável. As abelhas campeiras de uma única colmeia visitam plantas diferentes, captando pólen de diferentes cores. Na prática, o pólen silvestre é a reunião de grãos de variadas flores”, explica Oliveira.

“Outro tipo bastante aceito no mercado é o pólen de coqueiro, porque é muito fino e leve. Nossa região é muito rica em coqueirais. Isso garante uma produção o ano inteiro”, acrescenta o apicultor.

Um segundo fator que tem contribuído para a produção é o melhoramento genético das abelhas, desenvolvido em alguns apiários da associação. Jailson Medeiros, 43, é aplicultor e atua no suporte técnico a um dos produtores, mas pretende ele próprio produzir pólen em breve. De acordo com Medeiros, nem todas as abelhas possuem direcionamento para a produção de pólen, por isso é necessário fazer o melhoramento.

“Em algumas colmeias é possível extrair uma média de 75 a 80 gramas [de pólen]. Em outras, é possível coletar bem mais, 160 gramas, mas há aquelas onde dá para extrair apenas 20 [gramas]. Isso depende do tamanho da colmeia e também da condição genética. Cada abelha tem um direcionamento para uma produção específica. Enquanto algumas são mais inclinadas ao mel, outras têm melhor direcionamento para o pólen ou o própolis”, diz Medeiros.

Com o melhoramento, de acordo com ele, é possível padronizar o apiário, algo que é feito em quatro ou cinco ciclos. Para isso, Jailson observa as colônias que mais armazenam pólen, selecionando-as para reprodução. “Os zangões melhorados geneticamente para o pólen vão fecundar as abelhas para gerar um alto índice de produtoras”, diz.

Além disso, o melhoramento genético tem como objetivo uma colmeia mais higiênica e menos defensiva. “Começamos a adquirir exemplares de abelhas europeias, menos agitadas, de alguns produtores do Sul do País, com material genético melhorado para introduzir junto às africanizadas, mais defensivas”, conta.

A substituição ocorre aos poucos. De modo resumido, as abelhas europeias foram gerando zangões que cruzam com as africanizadas, o que fez baixar a defensibilidade do enxame. “Hoje nós temos um plantel que nos permite trabalhar de forma muito mais tranquila. Lembrando que a substituição é feita de maneira gradual, ano a ano”, aponta Jailson Medeiros.

Para o melhoramento, são selecionadas inicialmente 10 abelhas africanizadas de um apiário. Desse total, uma nova seleção escolhe uma única abelha, a mais higiênica, menos defensiva e de alta produtividade para receber as larvas com melhoramento genético.

Nesta abelha, chamada de prévia matriz, é realizada uma enxertia para fecundação, processo que acontece em até 45 dias e permite observar se a genética das novas abelhas é semelhante ao padrão da matriz (a rainha com qualidade genética superior). Se o material genético se repetir, essa nova abelha é selecionada como uma matriz, sendo retirada para um segundo apiário, onde será explorada no processo de melhoramento.

Produção artesanal

Todo o processo de produção de pólen do Projeto Santa Águeda II é feito de modo artesanal – da fabricação das caixas para os enxames ao beneficiamento do produto. Alexandre Oliveira, presidente da Apafase, responsável por iniciar a produção, conta que a primeira caixa construída por ele foi elaborada com tábuas encontradas no lixo e varas retiradas do mato. Com o dinheiro da produção de mel, inicialmente, Alexandre fez diferentes investimentos, até chegar ao padrão atual – o Langstroth, que utiliza madeira comprada em serraria.

O grupo, no entanto, já realiza testes para utilizar material reciclável na fabricação das caixas. “A ideia é usar PVC, que é uma matéria muito descartada na região. Com isso, a gente pretende economizar com a compra de madeira”, afirma Alexandre.

O padrão Langstroth, segundo Jailson Medeiros, garante alta produtividade nos apiários. O nome é uma homenagem ao patrono da apicultura, Lorenzo Langstroth. As colmeias em Ceará-Mirim são adaptadas com uma tela de pouso e uma touca de coleta.

“Essa touca é feita com tela de mosquiteiro, confeccionada pelos produtores. Também confeccionamos a trampa – estrutura feita de PVC com furos de 4,8mm. Esses furos retêm 70% do pólen que vem em bolotas presas nas patas da abelha. O pólen, então, passa pela tela de pouso feita de inox e fica armazenada na touca, de onde a gente recolhe. Tudo que é produzido é vendido para 14 estados – principalmente para Santa Catarina, Ceará e Pernambuco. Para Natal, vai uma pequena parte”, afirma o apicultor.

TN

22/05/2026

CEARÁ-MIRIM: SANTO ANTÔNIO DO POVO - ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO FESTIVAL DE QUADRILHAS DE 21 A 24/05

Prefeitura de Ceará Mirim/RN valoriza as tradições juninas com a abertura das inscrições do festival de quadrilhas 

A Prefeitura de Ceará Mirim/RN segue fortalecendo a cultura popular e valorizando as tradições juninas com a abertura das inscrições para mais uma importante iniciativa cultural no município.

Os interessados em participar devem realizar suas inscrições através do e-mail liquajuterncontato@gmail.com, no período de 21 a 24 de maio, ou até o preenchimento total das 38 vagas disponíveis.

O evento contará com uma das maiores premiações do estado, contemplando duas categorias: Tradicional e Estilizada, incentivando a criatividade, a valorização das raízes culturais e o fortalecimento dos grupos juninos da região.

Na Categoria Tradicional, os prêmios serão distribuídos da seguinte forma:

• 🥇 1º lugar: R$ 10 mil
• 🥈 2º lugar: R$ 6 mil
• 🥉 3º lugar: R$ 4 mil
• 🏅 4º lugar: R$ 2 mil
• 🎖️ 5º lugar: R$ 1 mil

Já na Categoria Estilizada, a premiação segue o mesmo padrão:

• 🥇 1º lugar: R$ 10 mil
• 🥈 2º lugar: R$ 6 mil
• 🥉 3º lugar: R$ 4 mil
• 🏅 4º lugar: R$ 2 mil
• 🎖️ 5º lugar: R$ 1 mil

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com o incentivo à cultura, promovendo oportunidades para artistas locais e fortalecendo o calendário junino de Ceará Mirim.

Ceará Mirim segue avançando, valorizando suas tradições e investindo na cultura do seu povo.

Assecom PMCM

CEARÁ-MIRIM: SANTO ANTÔNIO DO POVO - CADASTRO DE AMBULANTES NESTA SEXTA (22) E SÁBADO (23)

📢 Atenção Ambulantes!

Fiquem atentos ao cronograma do Santo Antônio do Povo 2026! 🪵🔥

Se você quer garantir a sua vaga para trabalhar na melhor época do ano, não perca os prazos e fique ligado nas datas e horários do cadastramento!

Confira o cronograma completo:

🗓️ 22/05 e 23/05 (Sexta e Sábado)
Inscrições On-line

🕒 Das 14:00 do dia 22/05 até às 23:59 do dia 23/05.

🗓️ 25/05 (Segunda-feira)
Notificação de Aprovação

📱 O resultado dos cadastros aprovados será enviado via WhatsApp.

🗓️ 26/05 (Terça-feira) | Das 08:00 às 14:00
Barracas de Comidas e Isopor Fixo

👣 1º Passo: Habilitação na SEMSUR.

👣 2º Passo: DAM e Alvará na SEMUL.

⚠️ Comparecimento obrigatório do titular da inscrição!

🗓️ 27/05 (Quarta-feira) | Das 08:00 às 14:00
Barracas de Bebidas

👣 1º Passo: Habilitação na SEMSUR.

👣 2º Passo: DAM e Alvará na SEMUL.

⚠️ Comparecimento obrigatório do titular da inscrição!

🗓️ 29/05 (Sexta-feira) | Às 10:00
Grande Sorteio

📍 Local: CÉU das Artes.

⚠️ Comparecimento obrigatório do titular da inscrição!

✨ Organize seus documentos, respeite os prazos e venha fazer parte dessa grande festa! Boa sorte a todos! 🌽🎉

#SantoAntonioDoPovo #Ambulantes2026 #Cronograma #TrabalhoERenda #FestaJunina #SEMSUR #SEMUL

CLIQUE NO LINK ABAIXO E FAÇA O SEU CADASTRO DE AMBULANTE
👇👇👇👇👇👇

https://forms.gle/TzGn3iyJ5uoqbR9c6

20/05/2026

CEARÁ-MIRIM: BAIRRO NOVOS TEMPOS GANHA NOVO PONTO DE ATENDIMENTO EM SAÚDE

Ceará Mirim/RN amplia rede de atenção básica com novo ponto de atendimento no Bairro Novos Tempos  

A Prefeitura de Ceará Mirim/RN segue avançando com investimentos que reforçam o cuidado com a população e fortalecem os serviços essenciais no município. Como parte desse compromisso, o bairro Novos Tempos passa a contar com um novo ponto de atendimento em saúde, ampliando a cobertura da rede básica.

A iniciativa chega para oferecer mais estrutura, conforto e dignidade aos moradores da comunidade, garantindo um atendimento mais próximo, acessível e eficiente para quem mais precisa. O novo espaço representa um importante avanço na descentralização dos serviços de saúde, facilitando o acesso da população aos cuidados básicos.

Com essa ação, a gestão municipal dá mais um passo significativo na construção de uma saúde pública cada vez mais presente, humana e preparada para atender às demandas da população.

A Prefeitura de Ceará Mirim/RN reafirma seu compromisso com o bem-estar dos cidadãos, investindo continuamente na melhoria dos serviços e na qualidade de vida de todos.

Assecom - PMCM

18/05/2026

CEARÁ-MIRIM: PREFEITO REALIZA NOVAS NOMEAÇÕES

Nomeações 

Gabinete do Prefeito


O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CEARÁ-MIRIM, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições e de conformidade com a Lei Orgânica Municipal, Capítulo III, Seção II, artigo 39, inciso II.

 

RESOLVE:


Art. 1º


Nomear Dannyelly Santos Franco de Assis, para ocupar o cargo de provimento em comissão de Diretor Administrativo de Odontologia, junto à Secretaria Municipal de Saúde.


Nomear Zulmira Camila da Silva Souza, para ocupar o cargo de provimento em comissão de Diretor Administrativo de Programas de Saúde, junto à Secretaria Municipal de Saúde.


Nomear Geicy Hyllane Araujo do Nascimento, para ocupar o cargo de provimento em comissão de Encarregado do setor de juventude e lazer, junto à Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.


Nomear Ingred Natalie Barreto de Lima, para ocupar o cargo de provimento em comissão de Diretora Jurídica da Tributação, junto à Secretaria Municipal de Tributação.


Nomear Arthur Vasconcelos de Morais, para ocupar o cargo de provimento em comissão de Administrador do Parque da Cidade, junto à Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.


Art. 2º 


Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 

Publique-se, Registre-se e Cumpra-se.

 

Gabinete do Executivo Municipal em Ceará-Mirim/RN, em 15 de maio de 2026.

 

ANTONIO HENRIQUE CÂMARA BEZERRA

Prefeito

16/05/2026

CEARÁ-MIRIM: SANTO ANTÔNIO DO POVO EM TERÁ MANO WALTER, LUAN ESTILIZADO, MÁRCIA FELLIPE E MARA PAVANELLY - VEJA

E tome forró!

O prefeito de Ceará Mirim/RN, Antônio Henrique, apresentou na manhã desta quinta-feira, durante coletiva de imprensa realizada na sede da Prefeitura Municipal, o calendário oficial de eventos do município para os meses de junho e julho de 2026. A programação reúne grandes eventos culturais, esportivos e comemorativos que prometem movimentar a economia, fortalecer a cultura popular e atrair visitantes de toda a região do Mato Grande e do Rio Grande do Norte.

O destaque imediato da programação é o tradicional Santo Antônio do Povo, um dos maiores eventos culturais da região, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho com uma grande estrutura e atrações locais, regionais e nacionais.

Na sexta-feira, dia 5 de junho, sobem ao palco Mano Walter, Kátia e Aduílio, Raynel Guedes, Léo Fernandes, Valber Fernandes e Placílio Diniz. Já no sábado, dia 6 de junho, a programação contará com Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Giannini Alencar, Jotavê, Magnu Show e Edyr Vaqueiro. Encerrando a programação, no domingo, dia 7 de junho, se apresentam Mara Pavanelly, Nuzio Medeiros, Israel Fernandez, Cunhado Show, Alex do Acordeon, Fabiana Souto e Segundo Sanfoneiro.

Durante a coletiva, a Prefeitura também destacou os números positivos do evento em edições anteriores. Pesquisa da Fecomércio apontou que 74,8% dos empresários avaliaram o Santo Antônio do Povo como positivo para o comércio local, enquanto 68,6% ampliaram seus estoques durante o período da festa.

Além do São João, o calendário também contempla a Arena Copa Ceará Mirim 2026, projeto que transforma a cidade em um grande espaço de convivência e transmissão dos jogos da Copa do Mundo, reunindo esporte, cultura, entretenimento e movimentação econômica.

Outro destaque da programação será o Festival de Quadrilhas, fortalecendo as tradições juninas e valorizando grupos culturais da cidade e da região.

A Prefeitura ainda confirmou a programação especial pelos 168 anos de Ceará Mirim, que terá como uma das grandes atrações o cantor Pablo, em show marcado para o dia 29 de julho.

“Estamos organizando Ceará Mirim para crescer através da cultura, do turismo e dos grandes eventos. Isso gera emprego, renda, movimenta o comércio e fortalece a identidade da nossa cidade. Ceará Mirim vive um novo momento e vem se consolidando como um dos grandes polos de economia criativa do Rio Grande do Norte”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

A gestão municipal reforçou ainda que o calendário foi planejado para permitir que comerciantes, empreendedores, ambulantes e toda a cadeia produtiva possam se organizar com antecedência, ampliando as oportunidades e fortalecendo a economia local durante todo o período festivo.

Assecom PMCM

12/05/2026

CEARÁ-MIRIM: PREFEITO ANTÔNIO HENRIQUE AMPLIA EM 50% NUMERO DE VAGAS DA CASA AZUL

A Casa Azul acolhendo famílias

O Prefeito de Ceará Mirim/RN, Antônio Henrique, anunciou oficialmente a ampliação de 50% das vagas da Casa Azul, serviço especializado voltado ao acolhimento e acompanhamento de pessoas atípicas, especialmente pessoas com autismo.

A iniciativa representa mais um importante avanço da gestão municipal nas políticas de inclusão, cuidado e fortalecimento das famílias atípicas do município.

Com esta iniciativa, o prefeito acaba com uma grande fila de espera acolhendo um grande número de pessoas que aguardavam ansiosas pelo momento de serem acolhidas, além de proporcionar um grande vínculo com as famílias.

'A Casa Azul nasceu para acolher, cuidar e transformar vidas. E hoje damos mais um passo importante ao ampliar em 50% a capacidade de atendimento em menos de um ano de funcionamento. Isso mostra o compromisso da nossa gestão com as famílias atípicas de Ceará Mirim. Seguimos trabalhando para garantir mais acesso, mais acolhimento e mais oportunidades para quem precisa desse acompanhamento especializado', afirmou Antônio Henrique.

11/05/2026

CEARÁ-MIRIM: CAMELÓDROMO PRÓXIMO DE SER REALIDADE

Camelódromo de Ceará Mirim a caminho...

Neste último final de semana procurei um assessor do prefeito de Ceará Mirim/RN para pedir informações sobre o Camelódromo que segundo ambulantes está com sua entrega atrasada.

Mais uma vez o amigo assessor muito solicito como sempre, nos atualizou sobre aquela importante obra, que conta com a fiscalização e cobrança do prefeito!

Disse-me o amigo; 'O Camelódromo ainda não foi entregue aos comerciantes ambulantes inscritos no projeto, porque alguma adequações se fizeram necessária, inclusive de banheiros. Mas, a empresa responsável pela obra prometeu ao prefeito que até o final de agosto ela seria entregue. Vamos torcer para que imprevistos não surjam mais'. Afirmou!

Agora é só aguardar o tempo estipulado pela empresa responsável pela obra.

10/05/2026

CEARÁ-MIRIM: GABINETE DE CRISE MONITORA AS CHUVAS

Monitoramento encaminhado por um dos responsáveis


Lagoa da Nova Compostela o nível está baixo, nada comprometedor até o momento.



Lagoa da Nova Conquista o nível encontra-se abaixo da metade de sua capacidade.



Lagoa de Nova Descoberta, o nível da água está abaixo da metade de sua capacidade.



Lagoa da Rua Juvenal Antunes o nível encontra-se abaixo da metade de sua capacidade.


OBS: Monitoramentos realizados nas primeiras horas deste domingo (10). Também não existe nenhum tipo de anormalidade pelo município pertinentes as chuvas.

Para alguma possível urgência ligue para o número 153

08/05/2026

CEARÁ-MIRIM: SUSPEITOS POR TRÁFICO DE DROGAS, MÃE E FILHO, SÃO PRESOS PELA PM

Mãe e filho são presos suspeitos de tráfico na Região Metropolitana de Natal

Policiais militares do 17º Batalhão da Polícia Militar prenderam uma mulher e o filho dela suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal. A ação ocorreu na noite desta quinta-feira (7).

Segundo a PM, a prisão aconteceu durante patrulhamento na região conhecida como Carrasco. Os militares perceberam atitude suspeita de um homem que estava acompanhado da mãe e que, ao notar a aproximação da viatura, teria jogado uma sacola plástica no chão na tentativa de se desfazer do material.

Durante a abordagem, os policiais encontraram uma substância semelhante à cocaína, além de R$ 2.550 em dinheiro fracionado. Também foram apreendidos sacos utilizados para embalagem de entorpecentes, uma balança de precisão e um aparelho celular.

Diante do material encontrado, mãe e filho foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, onde passaram pelos procedimentos cabíveis.

TN