Mostrando postagens com marcador Variedades. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Variedades. Mostrar todas as postagens

04/06/2026

JORGE MESSIAS NA MARCHA PARA JESUS: 'ATÉ JUDAS SENTAVA NA MESA DE JESUS'

"Até Judas sentava na mesa de Jesus", diz Jorge Messias em evento

O advogado-geral da União, Jorge Messias, participou da Marcha para Jesus nesta quinta-feira (4/6), em São Paulo, e defendeu a união entre os cristãos acima de divisões políticas. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou estar feliz por participar pela quarta vez do evento e destacou a celebração da fé e do amor de Cristo entre os participantes.

Durante entrevista à organização da marcha, Messias disse que compareceu ao evento para "louvar e adorar o nome do nosso Senhor Jesus Cristo" e renovar a fé, a esperança e os sonhos.

Questionado sobre a importância de superar a polarização política, o ministro afirmou que "a mesa de Jesus é para judeus e para gentios" e que Cristo não fazia distinções entre as pessoas. "Até Judas sentava na mesa de Jesus. Estamos aqui para louvar", disse.

Messias também destacou a importância da oração para o país e incentivou os fiéis a fortalecerem a conexão com Deus. "Muita oração, muito poder", afirmou, ao recomendar que os participantes renovassem a fé, as esperanças e os propósitos durante a celebração.

ZEMA 'ZOA' DA CARA DE TOFFOLI E MORAES

Zema ironiza escolha do nome de namorada de Toffoli para o TSE

O pré-candidato à Presidência Romeu Zema fez uma nova publicação envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (3). Desta vez, Zema se referiu à Suprema Corte como “fantástico mundo dos Intocáveis” e mencionou os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes e suas respectivas companheiras.

O ex-governador de Minas Gerais citou uma reportagem noticiando a nomeação da juíza Renata Gil Alcântara a um cargo de diretoria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Zema chama de “coincidência” a escolha por Renata, que é namorada de Toffoli, para a Diretoria de Assuntos Internacionais da Corte, cargo criado na véspera da nomeação.

— Mais uma coincidência no fantástico mundo dos intocáveis. TSE cria um cargo. Um dia depois, o Ministro Nunes Marques indica a namorada do Ministro Dias Toffoli para o cargo recém-criado — escreveu.

Na sequência, Zema comparou a situação com outro caso conhecido envolvendo a companheira de um membro da Suprema Corte: Viviane Barci de Moraes, esposa de Alexandre de Moraes, contratada pelo extinto Banco Master.

— Quer ganhar um cargo novo? Namore um intocável. Quer ganhar um contrato de R$ 129 milhões? Case com ele — disse.

O texto faz referência ao contrato firmado entre o escritório de Viviane e o banqueiro Daniel Vorcaro. O acordo seria pago em 36 parcelas, mas foi suspenso na 22ª, devido à liquidação extrajudicial da instituição. Ao todo, Viviane recebeu cerca de R$ 80 milhões.

Dados revelados da delação premiada de Vorcaro, rejeitada pela Polícia Federal, revelam que o empresário teria preparado um novo contrato em nome de outra empresa ligada a ele para quitar o acordo com Viviane Barci. No entanto, não teria havido tempo hábil para a assinatura do novo contrato.

Esta semana, Zema lançou mais um episódio da série Os Intocáveis. No sétimo episódio, o pré-candidato usou como tema o “Gilmarpalooza”, fazendo referência ao Fórum Jurídico de Lisboa, promovido pelo decano Gilmar Mendes anualmente em Portugal e que vem gerando polêmicas.

Veja publicação de Romeu Zema:

PARA SE MANTER PRESIDENTE DO SENADO ALCOLUMBRE USA PEC 6X1 - ACUSA PARTE DO GOVERNO LULA

Governo acusa Alcolumbre de usar PEC 6×1 para se manter presidente do Senado

Parte do governo tem certeza de que Davi Alcolumbre (União-AP) quer usar a tramitação do projeto que acaba com a jornada de trabalho de 44 horas semanais, a escala 6×1, para viabilizar a reeleição à Presidência do Senado, em fevereiro de 2027. Além disso, o senador não parece disposto a dar de mão beijada a vitória política a Lula (PT). Alcolumbre agilizou a tramitação da proposta da oposição sobre o tema. O texto é assinado pelo líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN).

Vapt-vupt

O texto de Marinho entrou no sistema na última quinta-feira (28) e no mesmo dia já foi despachado para a Comissão de Constituição e Justiça.

No molho

Também na quinta-feira (28) chegou ao Senado o texto governista aprovado pela Câmara, que ainda aguarda despacho de Alcolumbre.

Semana esvaziada

A reunião de líderes para resolver a tramitação da proposta já desidratou. Deve ser só com o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA).

Boca de sacola

Senadores contam que Alencar disse que a tramitação começa dia 10 na CCJ. O prazo vazou antes da reunião com Alcolumbre, que não gostou.

DP

APÓS MICO NO HINO NACIONAL ALCIONE PEDE PARA NÃO FICAR LHE 'ARRASANDO POR AÍ' - VÍDEO

Alcione sobre hino no Maracanã: ‘Não fiquem me arrasando por aí’

A cantora Alcione se manifestou publicamente pela primeira vez após a execução do hino nacional no Maracanã, antes do amistoso preparatório para a Copa do Mundo entre Brasil e Panamá, no último domingo (31), ao lado do cantor Belo. Durante a apresentação, a dupla não conseguiu manter a sincronia e sofreu críticas.

A sambista ratificou, em tom bem-humorado, a informação que já havia sido divulgada pela sua assessoria: o motivo da apresentação confusa foi um problema técnico no equipamento de som do estádio.

— Vem cá, gente! É verdade que vocês estão acabando comigo por causa da minha… da minha cantoria lá no Maracanã, eu e Belo, no Hino Nacional? (…) Quero dizer para vocês que aquilo foi uma falha técnica. A gente não estava se ouvindo. Parecia que o som dava uma volta, sei lá, e… e aconteceu aquilo. Mas quero que vocês saibam que isso pode acontecer com qualquer pessoa, tá? — explicou.

A cantora ainda ressaltou que canta o hino nacional desde os tempos da escola e conhece bem a letra e a melodia da canção.

— Olha, eu vou dizer a vocês, hein? Eu canto o Hino Nacional desde menina no corredor da escola. Antes de entrar na sala de aula, a gente tinha que cantar o Hino Nacional — disse.

Alcione ainda fez questão de agradecer às pessoas que defenderam a artista, entendendo que a situação foi causada por um problema externo e não por culpa dos artistas.

— Eu quero agradecer também a todas as pessoas, todos esses colegas que entendem do assunto e que foram me defender. Muito obrigada, gente! E não fiquem me arrasando por aí, tá? Grande beijo — finalizou.

Assista a declaração de Alcione nas redes sociais:

03/06/2026

APÓS AMEAÇA DE LULA FLÁVIO BOLSONARO REFORÇA SEGURANÇA E JÁ USA COLETE

Flávio já usa colete à prova de balas, e deve reforçar segurança após ameaça de Lula

Flavio Bolsonaro (PL), que já usa colete à prova de bala quando sai às ruas no Brasil, foi aconselhado a reforçar sua segurança após Lula (PT) indicar que deseja sua morte ao mencionar o enforcamento como opção. Declarações de ódio de líderes políticos, ao longo da História, tem estimulado assassinatos e tentativas de homicídio como a facada que quase tirou a vida do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2018. Tem sido recorrente na América Latina o assassinato de políticos de direita. A informação é da Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.

Durante entrevista na manhã desta quarta-feira (3) ao Jornal Gente, programa da Bandeirantes, o senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha do pré-candidato

Na Colômbia, senador Miguel Uribe, forte candidato a presidente, foi morto a tiros em 2025. Era opositor de Gustavo Petro, amigo de Lula.

Em 2023, o candidato de direita à presidência do Equador, Fernando Villavicencio, foi assassinado em Quito, logo após um comício.

Daniel Noboa, de direita, acabaria eleito presidente do Equador, mas ele teve o carro metralhado por facções terroristas. Escapou ileso.

BOMBA: VIVIANE BARCI LIGADA A MAIS UM NOVO CONTRATO MILIONÁRIO

Vaza novo contrato milionário de Viviane Barci

Uma nova bomba acaba de surgir.

Segundo informações da jornalista Malu Gaspar, a delação que foi rejeitada de Daniel Vorcaro revelava novo contrato milionário com Viviane Barci, mulher de Alexandre Moraes.

"O documento previa o pagamento de R$ 50 milhões ao Barci de Moraes, mas não teria sido assinado. [...]

Pessoas próximas ao ex-banqueiro afirmam que esse segundo documento teria sido feito em agosto de 2025 porque já havia a previsão de venda do banco no curto prazo e, nesse caso, seria preciso garantir o pagamento de todo o valor estipulado no primeiro contrato, de R$ 3,6 milhões mensais entre janeiro de 2024 a janeiro de 2027 e somaria R$ 130 milhões no período – mesmo que o escritório já não estivesse mais vinculado ao Master, que era o cliente inicial", afirmou Malu Gaspar.

Em nota, o Barci de Moraes afirmou que “não concretizou nenhum outro contrato com Daniel Vorcaro ou qualquer de suas empresas, não tendo prestado serviços advocatícios nem tampouco recebido qualquer valor em honorários”.

'É INACEITÁVEL SERMOS TRIBUTADOS POR IRRESPONSABILIDADE DO PT' - DIZ RONALDO CAIADO

Caiado sobre taxação dos EUA: ‘É inaceitável sermos tributados por irresponsabilidade do PT’

O ex-governador de Goiás e pré-candidato à presidência, Ronaldo Caiado, usou sua passagem por Governador Valadares nesta terça-feira (02) para disparar contra o governo Lula e se posicionar sobre as tarifas americanas de 25%. Ao lado do senador Carlos Viana, em agenda com lideranças locais, Caiado foi direto: “Sou 100% contrário a essa deliberação. É inaceitável nós, brasileiros, sermos tributados por uma total irresponsabilidade de um governo do PT.”

Para o ex-governador, a culpa é do governo federal. “Se eu fosse o presidente da República, eu saberia sentar à mesa de negociação, saberia ter um Itamaraty que soubesse fazer as articulações necessárias na área do comércio. Não teríamos isso.”

Caiado aproveitou o palanque para projetar sua candidatura e mandar um recado aos Estados Unidos: “Entendam que o Brasil será outro a partir do dia 25 de outubro. Nós teremos um outro Brasil eleito que saberá ter altivez, dignidade e saberá ter a estatura de um presidente da República para sentar com os países e negociar suas tarifas.”

O discurso foi proferido horas depois de Caiado, Zema e Flávio Bolsonaro dividirem o mesmo palanque na Mega-Leite, em Belo Horizonte, num encontro que ele próprio definiu como “o primeiro encontro dos três presidenciáveis.”

Jovem Pan News

LULA SUGERE MORTE DE FLÁVIO E STF SERÁ ACIONADO PELO SENADOR

Flávio anuncia ação no STF após Lula sugerir punição a ‘traidores da pátria’

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta terça-feira (2) que acionará o Supremo Tribunal Federal contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após declarações feitas pelo petista durante um evento no interior de Goiás.

Ao comentar a atuação dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação às medidas comerciais adotadas pelos Estados Unidos contra o Brasil, Lula classificou os parlamentares como “vendilhões da pátria” e “traidores”.

“Esses filhos do Bolsonaro conseguem ser piores do que ele, são vendilhões da pátria. Foram pedir para que um país estrangeiro se intrometesse nas decisões brasileiras. São traidores. Por menos do que isso, Joaquim Silvério dos Reis, que delatou Tiradentes, foi enforcado. O que merece os traidores?”, afirmou o presidente.

A declaração foi feita durante discurso sobre a decisão do governo dos Estados Unidos de impor tarifas de até 25% sobre produtos brasileiros. O anúncio ocorreu dias após uma visita de Flávio Bolsonaro a Washington, onde o senador se reuniu com o presidente norte-americano Donald Trump. Em nota, Flávio Bolsonaro informou que apresentará ainda nesta terça-feira uma denúncia ao STF contra Lula. Segundo o parlamentar, a fala do presidente ultrapassou os limites da crítica política.

“Lula afirmou que o senador deveria ter o mesmo destino que Tiradentes e ser morto por enforcamento. A fala do presidente configura crime de ameaça e de incitação ao crime”, afirmou o senador.

O Palácio do Planalto não se manifestou sobre a iniciativa anunciada por Flávio Bolsonaro.

ABORTO EM CRIANÇAS É DIFICULTADO POR DECRETO APROVADO PELO SENADO

Senado aprova decreto que dificulta aborto em crianças

Nesta terça-feira (2), o Senado aprovou o projeto de decreto legislativo (PDL) que dificulta a realização do aborto legal em crianças e adolescentes.

O PDL, de autoria da deputada Chris Tonietto (PL-RJ) e relatada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), suspende uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que determinava que menores de 14 anos poderiam realizar aborto em qualquer mês da gestação, quando a gravidez fosse decorrente de estupro, quando representava risco à vida da pessoa gestante e que fosse identificada a anencefalia fetal.

Entre as ações previstas na resolução do Conanda, que foi derrubada pelo Senado, estavam o treinamento de profissionais para identificar situações de violência sexual e a garantia de um atendimento rápido e sigiloso.

O projeto aprovado nesta terça suspendeu os efeitos da resolução do Conanda.

A senadora Damares Alves apontou que a resolução ultrapassa os limites das atribuições do conselho ao disciplinar temas que dependem de deliberação legislativa. Ela argumentou que o Conanda “foi criado para formular diretrizes e acompanhar políticas públicas voltadas à infância e à adolescência, mas não para criar direitos, restringir prerrogativas previstas em lei ou redefinir regimes jurídicos estabelecidos pelo Congresso Nacional”.

Visto que o projeto aprovado nesta terça é um decreto legislativo, a medida já entra em vigor, sem necessidade de sanção da Presidência. O texto já havia sido aprovado pela Câmara no ano passado. E, nesta tarde, foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. As informações são do Estadão.

02/06/2026

GLEISI PERDE PROCESSO PARA FLÁVIO E DIZ QUE VAI RECORRER

Gleisi Hoffmann é derrotada em processo contra Flávio Bolsonaro

A Justiça do Distrito Federal decidiu rejeitar uma ação movida pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) contra o senador e pré-candidato a presidente Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em razão de uma publicação feita por ele nas redes sociais. O caso teve início a partir de um processo ajuizado pela petista em março deste ano.

Na ação judicial, Gleisi alegou que um vídeo divulgado pelo senador associava sua imagem a organizações criminosas e episódios de violência. Segundo a petista, a publicação utilizava montagens, elementos gráficos e referências a reportagens envolvendo o PCC e investigações relacionadas ao PT, o que, em sua avaliação, causaria prejuízos à sua imagem.

Na ação, a deputada pediu a remoção do conteúdo, a proibição de novas divulgações semelhantes e uma indenização de R$ 30 mil por danos morais. A defesa de Flávio, por outro lado, apontou que a publicação estaria amparada na imunidade parlamentar e na liberdade de expressão.

Na sentença, a juíza Acácia Regina Soares de Sá, da 22ª Vara Cível de Brasília, entendeu que a postagem, de fato, se enquadrava no exercício da liberdade de expressão e também da crítica política. Na decisão, a magistrada destacou que o vídeo não atribui diretamente a prática de crimes à parlamentar e que utiliza informações já divulgadas anteriormente por veículos de imprensa.

Com esse entendimento, a magistrada julgou improcedentes todos os pedidos apresentados por Gleisi Hoffmann. Além da derrota no processo, a deputada foi condenada ao pagamento das custas processuais e de honorários advocatícios fixados em 10% sobre o valor atribuído à causa. Diante da decisão, a parlamentar já anunciou que vai recorrer.

APOIADORES DE FACÇÕES PODERÃO FICAREM PROIBIDOS DE ENTRAREM NO BRASIL

Deputado quer vetar entrada no Brasil de apoiadores de facções

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados pretende impedir a entrada no Brasil de pessoas que mantenham vínculos ou apoiem organizações criminosas, grupos terroristas e redes internacionais de tráfico de drogas ou de pessoas. A proposta é de autoria do deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e altera a Lei de Migração.

Pelo texto, ficaria proibido o ingresso no país de estrangeiros que, comprovadamente, mantenham “vínculo, colaboração, financiamento, recrutamento, apoio logístico ou apoio público” a organizações terroristas, organizações criminosas transnacionais, grupos classificados como ultraviolentos ou envolvidos com tráfico de drogas, de pessoas e comercialização ilícita de órgãos humanos.

A proposta estabelece que a comprovação da existência desses grupos poderá ocorrer com base em listas oficiais nacionais, listas internacionais reconhecidas pelo Estado brasileiro, decisões judiciais ou atos formais do Poder Executivo federal.

O projeto detalha uma série de condutas que poderão caracterizar apoio ou colaboração com essas organizações. Entre elas estão o financiamento direto ou indireto, o recrutamento de integrantes, o fornecimento de apoio logístico, a prestação de serviços à organização e até a promoção pública de grupos criminosos por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens ou outros canais de comunicação.

A proposta também prevê que poderão ser considerados vinculados aos grupos criminosos aqueles que exibirem símbolos, insígnias, palavras de ordem ou materiais de propaganda ligados a essas organizações quando houver finalidade de adesão, promoção ou exaltação dos grupos.

Outro ponto do texto amplia os efeitos da medida para familiares. O impedimento de ingresso poderá alcançar cônjuges, companheiros e filhos da pessoa enquadrada, desde que a conduta que motivou a restrição tenha ocorrido nos últimos cinco anos.

Além disso, o projeto estabelece que estrangeiros que já estejam em território brasileiro e venham a se enquadrar nas hipóteses previstas poderão ter o visto, a autorização de residência ou outros documentos migratórios cancelados. Nesses casos, poderão ser adotadas medidas de retirada compulsória, incluindo expulsão, respeitado o direito ao contraditório.

Na justificativa, Luiz Philippe afirma que o Brasil não pode servir de “refúgio, base operacional, rota ou ambiente de articulação” para integrantes ou apoiadores de facções nacionais e internacionais. O parlamentar argumenta que a presença desses indivíduos pode fortalecer esquemas de lavagem de dinheiro, tráfico de armas, tráfico de drogas, tráfico de pessoas e cooperação entre organizações criminosas.

O deputado apontou ainda que a medida proposta por ele é “necessária para proteger a soberania e a sociedade brasileira diante da expansão do crime organizado e de suas conexões internacionais”.

– O combate a essas organizações não pode se limitar à repressão interna depois que suas redes já estão instaladas no território nacional. Entendemos ser necessário avançar também na prevenção, especialmente no controle de ingresso de pessoas comprovadamente vinculadas, colaboradoras, financiadoras, recrutadoras ou apoiadoras dessas estruturas criminosas – completou.

EUA INSEREM PCC E CV COMO TERRORISTAS

A proposição apresentada pelo deputado federal ocorre justamente no contexto da recente decisão do governo dos Estados Unidos de classificar as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como grupos terroristas.

Na decisão, assinada pelo secretário de Estado do país, Marco Rubio, consta que o objetivo da medida é proteger os EUA da ação criminosa dos grupos, ressaltando a influência das organizações sobre autoridades e a sociedade, com um impacto que ultrapassa as fronteiras do Brasil.

A decisão, assinada no dia 28 de maio, ocorreu dois dias após o encontro do presidente americano Donald Trump com o senador e pré-candidato a Presidência do Brasil, Flávio Bolsonaro. A reclassificação dos grupos terá validade a partir desta sexta-feira (5).

pleno.news

'MELHOR MINISTRO DA HISTÓRIA DO PARAGUAI' - DIZ TARCÍSIO IRONIZANDO HADDAD

Tarcísio ironiza Haddad: “Melhor ministro da história do Paraguai”

O governador de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ironizou o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) afirmando que ele se tornou o melhor ministro da Fazenda da história do Paraguai, já que todas as empresas brasileiras teriam ido para lá.

A declaração foi uma resposta direta à acusação de Haddad de que Tarcísio estaria sendo subserviente aos Estados Unidos ao defender a decisão norte-americana de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como grupos terroristas.

– [Haddad] se tornou o melhor ministro da Fazenda da história do Paraguai, porque todas as empresas brasileiras foram para lá. O cara só fala bobagem. Não tem subserviência nenhuma – declarou o governador.

Durante entrevista ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan FM, nesta segunda-feira (1º), Tarcísio também rechaçou a crítica de que seria submisso aos EUA, chamou a gestão de Haddad na Fazenda de fracasso retumbante e listou problemas como o aumento de impostos e o rombo nas contas públicas para justificar seu posicionamento.

Ao focar no combate ao crime, Tarcísio classificou a medida anunciada pela Secretaria de Estado dos EUA na última quinta-feira (28) como positiva para o Brasil. Segundo o governador, a iniciativa faz sentido porque as facções brasileiras possuem braços e esquemas de lavagem de dinheiro em território norte-americano.

Tarcísio elogiou a articulação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com o governo de Donald Trump e ponderou que, embora a ONU nunca tenha chegado a um consenso sobre classificar facções como terroristas, cada país tem autonomia para fazê-lo.

Para o governador de São Paulo, o principal ganho da medida será a criação de um braço de cooperação internacional, permitindo o uso de tecnologia para rastrear recursos e asfixiar financeiramente o crime organizado.

pleno.news

PRISÃO DE MALAFAIA É PEDIDA POR WAGNER MOURA

Wagner Moura apresenta queixa-crime pedindo a prisão de Malafaia

O ator Wagner Moura registrou queixa-crime contra o pastor Silas Malafaia por difamação e injúria. A ação, já recebida pela Justiça, aponta que Malafaia ultrapassou os limites da liberdade de expressão ao chamá-lo de “cretino” e “esquerdista de araque” em postagens no X de janeiro deste ano. O caso foi publicado pela Folha de S.Paulo e confirmado pelo Estadão.

Nas publicações, o pastor fez críticas ao ator, comparando investimentos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cultura e na educação.

— Para esse artista cretino, governo bom é dar aumento de R$ 18 para professores e R$ 18 bilhões para o que eles chamam de cultura (…) esquerdopatas defendendo artista que mama grana dos contribuintes para fazer propaganda de governo corrupto — afirmou.

A ação classifica as falas como “ofensas injuriosas e difamatórias, com o nítido intuito de macular” a honra do ator. A ação lembra ainda que Malafaia responde por ofensas a generais do Exército, o que demonstraria um padrão de “ataques pessoais que ultrapassam os limites do debate público legítimo”.

Malafaia questionou ter sido escolhido como alvo entre os milhares de usuários que criticaram o artista nas redes após a derrota no Oscar de 2026. Wagner Moura foi o primeiro brasileiro indicado à premiação americana na categoria de ator principal pelo papel em O Agente Secreto. O filme concorreu em quatro categorias na cerimônia, mas não venceu nenhuma.

Procurado pela reportagem, Malafaia classificou a ação como “piada” e “intolerância”. Também negou ter cometido qualquer crime.

— Tem milhares de memes contra ele, até com palavrões. Por que ele me escolheu? (…) É preconceito religioso ou porque eu tenho influência? Eles querem me calar a todo custo — questionou.

O pastor disse não ter sido notificado da queixa-crime até o momento da entrevista e garantiu que não vai recuar. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) confirmou o registro do processo; no entanto, informou que o caso corre em segredo de Justiça.

AE

É CADA UMA: QUER TER TARIFA ZERO NA CONTA DE ENERGIA? É SÓ QUEIMAR A 'ROSCA'

Comissão aprova tarifa zero de energia para abrigos LGBT

Na última quarta-feira (27), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) aprovou um projeto de lei que prevê desconto na conta de energia elétrica para abrigos que acolhem pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto de Lei 1.182/2023 é de autoria do deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE). A proposta altera a Lei nº 12.212/2010 para criar desconto nas tarifas de energia elétrica destinadas a casas de acolhimento voltadas a pessoas LGBTQIA+ carentes.

A relatora da proposta, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), apresentou parecer favorável ao texto e sugeriu ampliar o benefício. No relatório aprovado pela comissão, ela propôs gratuidade total na conta de luz para instituições que acolham pessoas LGBTQIA+ e outras minorias sociais vulneráveis.

As pessoas LGBTQIAP+ sofrem grande discriminação, muitas vezes dentro de sua própria família. Comumente ficam desamparadas emocional e financeiramente e precisam buscar abrigos que os acolham de braços abertos, como forma de ter uma vida digna e serena – diz trecho da justificativa apresentada por Clodoaldo Magalhães.

O deputado afirmou ainda que muitas dessas instituições enfrentam dificuldades financeiras para manter as atividades e pagar despesas básicas, como energia elétrica.

No parecer, Erika Hilton argumentou que casas de acolhimento exercem papel importante no apoio a pessoas expulsas de casa ou vítimas de violência familiar devido à orientação sexual ou identidade de gênero.

Considerando que a adoção de Tarifa Social para essas entidades pode surtir efeito de impedir a ida das pessoas LGBTQIA+ às ruas, pois garante uma segurança mínima de continuidade do local de abrigamento – escreveu a parlamentar.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Minas e Energia; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Durante a discussão da proposta, após o relatório ser aprovado pela maioria, a deputada Clarissa Tércio (PP-PE) criticou o texto e defendeu que o benefício seja ampliado para outras instituições sociais.

Se o objetivo é ajudar quem acolhe pessoas vulneráveis, esse benefício deveria alcançar todas as instituições que prestam esse tipo de serviço – afirmou Clarissa Tércio, citando entidades que atendem crianças, idosos, mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência.

Assista:

R$ 40 MIL PARA ACOMPANHAR A SELEÇÃO - FAZENDO O QUE?

Virginia ganha R$ 40 mil para acompanhar o Brasil na primeira fase da Copa

Virginia Fonseca deve receber uma quantia de R$ 40 mil para acompanhar os três primeiros jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo. A informação foi revelada pela colunista Carla Bittencourt, do portal Leo Dias, durante o programa Melhor da Tarde desta segunda-feira (1).

Segundo Janaína Nunes, o valor corresponde apenas ao que está garantido para a fase inicial do torneio. Caso o Brasil avance na competição, novos acordos podem ser firmados, aumentando o faturamento da apresentadora durante o evento esportivo.

A quantia de R$ 40 mil gerou debate entre os participantes do programa, que compararam o valor com o faturamento habitual da influenciadora em ações publicitárias e presenças VIP. Recentemente, a influenciadora ganhou R$ 1,8 milhão em evento de apenas duas horas. Janaína Nunes destacou que, para a realidade financeira de Virginia, o montante é considerado baixo.

No entanto, o foco da estratégia não seria apenas o dinheiro imediato, mas a projeção nacional. Janaína Nunes avalia que a ida de Virginia para a cobertura da Copa funciona como um "passaporte da alegria" e uma porta de entrada definitiva na Rede Globo.

Chris Flores reforçou a importância da televisão aberta como o principal veículo de comunicação e entretenimento no Brasil. Para a apresentadora, a TV aberta amplia o alcance de qualquer artista, chegando a lugares onde a internet nem sempre é a protagonista.

Estratégia comercial e novos contratos

Apesar do valor fixo parecer simbólico para os padrões da influenciadora, a visibilidade na emissora deve atrair novos contratos comerciais. Thiago Pasqualotto ressaltou que Virginia Fonseca costuma aproveitar todas as oportunidades de merchandising e parcerias em suas viagens.

"A Virginia não dá ponto sem nó", afirmou Pasqualotto, indicando que a presença dela na Copa deve gerar frutos muito além do cachê inicial.

Band

01/06/2026

PORTUGAL: JORNALISTA PORTUGUÊS 'ALFINETA' GILMAR MENDES - 'NÃO TEM VERGONHA?'

Sérgio Tavares aborda Gilmar Mendes: “Não tem vergonha?”

Nesta segunda-feira (1º), o jornalista português Sérgio Tavares questionou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes durante um evento em Portugal. O comunicador criticou a atuação do magistrado no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de aliados investigados por suposta tentativa de golpe.

Tavares, que chegou a ser preso temporariamente no Brasil em 2024, também citou o próprio caso ao abordar o ministro. O jornalista fez as declarações sem receber resposta de Gilmar Mendes.

Não sente vergonha de perseguir um homem inocente num golpe criado por você? De promover censura? De vir a Portugal fazer negócios obscuros e ilícitos e mandado prender um repórter independente como eu? Não queremos corruptos em Portugal – declarou.

Gilmar Mendes está em Portugal para participar do Fórum Jurídico de Lisboa, conhecido informalmente como “Gilmarpalooza”. O encontro ocorre entre os dias 1º e 3 de junho de 2026 e reúne autoridades dos Três Poderes.

Assista:

FEITIÇO: ALCIONE DISSE QUE IRIA FAZER UMA 'MACUMBINHA' PRA TRUMP - FIZERAM MACUMBA PRA ELA

Alcione cita falha técnica após erro no Hino Nacional com Belo

Após se atrapalhar com o Hino Nacional durante a abertura do amistoso entre Brasil e Panamá, neste domingo (1º), a assessoria da cantora Alcione tentou explicar o que aconteceu para que ela e o cantor Belo tivessem uma apresentação tão desastrosa.

Segundo a nota, a dupla se atrapalhou por causa de um problema no retorno. Dessa forma, a base do Hino Nacional chegou com delay aos ouvidos dos artistas e, por isso, eles se perderam na letra.

Delay é o atraso no retorno de áudio. Ou seja, o cantor ouve a própria voz com frações de segundo de atraso pelos monitores ou pelo sistema do estádio.

A nota foi enviada ao jornal O Globo que procurou a assessoria da cantora. Até o momento, nem Alcione, nem Belo se pronunciaram publicamente sobre a polêmica apresentação.

'GILMARPALOOZA': A FATURA É DO BRASIL, MAS A FARRA É EM LISBOA!

‘Gilmarpalooza’ é em Lisboa, mas a fatura fica no Brasil

Há algo profundamente errado quando um país que convive com escolas precárias, filas intermináveis na saúde, déficit de segurança pública e dificuldades orçamentárias em praticamente todas as áreas essenciais consegue encontrar dinheiro para financiar a ida de 135 agentes públicos a Portugal.

O número impressiona. Segundo levantamento divulgado pelo jornal O Sul, integrantes dos três Poderes receberam autorização para participar do Fórum de Lisboa, evento que acontece entre os dias 1º e 3 de junho na capital portuguesa. O encontro, capitaneado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, tornou-se tão conhecido que ganhou um apelido próprio: “Gilmarpalooza”.

A questão não é impedir ninguém de viajar. Tampouco discutir a importância do intercâmbio acadêmico, jurídico ou institucional. O ponto central é outro: por que o cidadão brasileiro deve financiar essa conta?

Quem considera o evento relevante para sua carreira, sua formação ou seus interesses institucionais tem todo o direito de participar. O que parece difícil de justificar é a utilização de recursos públicos para custear passagens aéreas internacionais, hospedagens, diárias e demais despesas em um país localizado a mais de 7 mil quilômetros de distância.

O argumento de que o fórum promove debates importantes não resolve o problema. O Brasil possui universidades, centros de pesquisa, tribunais, parlamentos, auditórios e estruturas capazes de sediar qualquer discussão sobre democracia, justiça, economia, governança ou políticas públicas. Se o tema é o Brasil, por que o debate precisa ocorrer em Lisboa? E, mais importante, por que precisa ocorrer lá com dinheiro do contribuinte brasileiro?

A pergunta torna-se ainda mais necessária quando observamos a realidade do país. Faltam vagas em creches. Hospitais operam acima da capacidade. Policiais trabalham com estruturas insuficientes. Universidades federais enfrentam dificuldades financeiras. Municípios lutam para manter serviços básicos funcionando. Em praticamente todas as áreas, o discurso oficial é o mesmo: falta dinheiro.

Curiosamente, essa escassez desaparece quando se trata de passagens internacionais, hotéis e diárias para integrantes da elite burocrática brasileira.

O problema não é jurídico. Em muitos casos, as viagens podem estar formalmente autorizadas. O problema é moral, administrativo e político. O cidadão comum tem o direito de perguntar qual é o retorno concreto desse investimento. Qual decisão tomada em Lisboa melhorará a vida de quem espera meses por uma consulta médica? Qual palestra assistida em Portugal reduzirá a violência nas cidades brasileiras? Qual painel realizado à beira do Tejo resolverá os problemas das escolas públicas do país?

São perguntas legítimas e que merecem respostas objetivas.

Existe ainda um aspecto simbólico. Em um momento de crescente desconfiança da população em relação às instituições, viagens financiadas pelo poder público para eventos internacionais reforçam a percepção de distanciamento entre governantes e governados. Enquanto milhões de brasileiros lutam para equilibrar as contas do mês, representantes do Estado circulam por hotéis, auditórios e recepções em uma das cidades mais caras da Europa.

Nenhuma democracia se fortalece quando seus dirigentes parecem viver em uma realidade paralela à dos cidadãos que financiam a máquina pública.

O debate sobre o Brasil precisa acontecer. Sempre. Mas ele deve ocorrer com responsabilidade, transparência e respeito ao dinheiro do contribuinte. Quem deseja participar de um evento internacional por interesse acadêmico, profissional ou pessoal tem toda a liberdade para fazê-lo. O que não parece razoável é transformar o bolso do cidadão em patrocinador permanente dessas viagens.

O Brasil não precisa de mais encontros internacionais financiados pelo contribuinte para descobrir seus problemas. Eles estão visíveis todos os dias nas ruas, nos hospitais, nas escolas e nos indicadores sociais.

O primeiro debate que deveria ocorrer seja justamente este: por que sempre falta dinheiro para o essencial, mas quase nunca falta dinheiro para os privilégios?

DP

POLÍTICA SÓ PRESTA ASSIM - QUEM FOR PODRE QUE SE TORE

Fátima alfineta Allyson Bezerra e diz que no governo dela não teve operação da Polícia Federal



A governadora Fátima Bezerra (PT) alfinetou o pré-candidato a governador Allyson Bezerra (União Brasil) ao fizer que no governo dela nunca houve operação da Polícia Federal, ao contrário da administração do ex-prefeito de Mossoró, alvo da Operação Mederi, considerada a maior investigação de corrupção do Rio Grande do Norte.

Em entrevista na manhã desta segunda-feira (1º) na 94 FM Natal, Fátima não citou o nome de Allyson, mas disse que seu governo “não tem Polícia Federal batendo na porta nem secretário de saúde acusado de desviar dinheiro e receber propina”, numa referência explícita ao esquema de desvio de dinheiro da área da saúde em contratos firmados pela distribuidora de medicamentos Dismed com a Prefeitura de Mossoró, segundo revelaram as investigações Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União

Fátima alfinetou Allyson mais uma vez ao dizer que a Polícia Federal também nunca bateu à porta da casa do pré-candidato petista a governador Cadu Xavier e que ele “nunca foi acusado de receber propina de desvio de dinheiro da saúde”. Durante a deflagração da Operação Mederi, no final de janeiro, Allyson Bezerra foi alvo de mandado de busca e apreensão em sua casa, num condomínio de luxo em Mossoró.

BG

'NARIZINHO' ESTÁ COM PROBLEMAS DE NEURÔNIOS - CONFUNDE ATÉ OS L@DRÕES

Após Gleisi chamá-lo de “ladrão”, Moro diz que bloqueará PT no PR

O senador Sergio Moro (PL-PR), pré-candidato ao governo do Paraná, reagiu neste domingo (31) às declarações da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) e afirmou que seu grupo político impedirá o avanço dos adversários petistas no estado.

– O paranaense pode ficar tranquilo, nosso projeto bloqueará as pretensões do PT e de seus aliados no nosso estado – escreveu o parlamentar em publicação na rede social X.

A manifestação ocorre um dia após Gleisi afirmar, durante evento em Curitiba, que a esquerda derrotará “a extrema-direita no Brasil e o juiz ladrão no Paraná”, em referência ao ex-juiz da Lava Jato. A declaração foi feita no lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Requião Filho (PDT) ao governo do estado.

Na publicação deste domingo, Moro também criticou o encontro realizado no sábado (30).

– Mesmo com a presença maciça de todos os seus eleitores, o PT teve dificuldades para encher seu evento de sábado no Paraná – afirmou.

O senador ainda atacou as pautas associadas ao partido.

– Na pauta, as velhas propostas de rever privatizações, defender criminosos e terroristas e demonizar os Estados Unidos, além das mentiras sobre a Lava Jato – escreveu.

Moro encerrou a mensagem reafirmando um slogan que vem utilizando em sua pré-campanha ao governo estadual.

– O Paraná é nossa fortaleza – declarou.

AE