22/06/2026

A AMÉRICA DO SUL ESTÁ SE 'ENDIREITANDO'

Vitória da direita na Colômbia amplia virada na América Latina

Neste domingo (21), o direitista Abelardo de la Espriella venceu o candidato da esquerda Iván Cepeda no segundo turno da eleição presidencial da Colômbia. Com o resultado, a direita amplia sua presença na América Latina e conquista espaço em um dos principais países da região.

A vitória de De la Espriella reforça um movimento político que já levou ao poder líderes de direita como Nayib Bukele, em El Salvador, Javier Milei, na Argentina, e José Antonio Kast, no Chile. O cenário também aumenta o isolamento de governos alinhados à esquerda no continente.

Aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, De la Espriella derrotou Cepeda, que contava com o apoio do atual presidente colombiano, Gustavo Petro. Segundo a apuração preliminar, o direitista recebeu 12.949.162 votos, contra 12.701.546 do adversário.

LEILÃO DE VEÍCULOS RETIDOS EM 2026 SERÃO LEILOADOS PELA PRF NO RN

PRF realiza o segundo leilão de veículos retidos de 2026 no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará, nos dias 14 e 15 de julho, o segundo leilão de veículos retidos de 2026 no Rio Grande do Norte. O certame ocorrerá exclusivamente pela internet e reunirá automóveis e motocicletas recolhidos neste ano e em exercícios anteriores, incluindo veículos aptos para circulação e lotes destinados à sucata.

O leilão será realizado por meio do site oficial do leiloeiro. No dia 14 de julho serão ofertados os veículos classificados como conservados ou recuperáveis. Já em 15 de julho, serão leiloados os lotes destinados exclusivamente à sucata.

Antes da realização do certame, os interessados poderão vistoriar os veículos presencialmente. A visitação pública ocorrerá nos dias 9, 10 e 13 de julho, sempre das 13h às 17h, nos pátios da empresa Transguard, onde os bens permanecem armazenados.

No município de Natal, os veículos estão no pátio localizado na Avenida Industrial Francisco da Motta, s/n, no bairro Bom Pastor. Em Caicó, a visitação será na BR-427, km 102, ao lado do Posto do Moinho. Já em Mossoró, os lotes poderão ser conferidos na Rua Maria Alves Rodrigues, nº 201, no bairro Dix-Sept Rosado.

De acordo com a PRF, o leilão reúne veículos recolhidos em 2026 e em anos anteriores, observando as normas previstas no edital do certame. Os lances serão recebidos exclusivamente pela plataforma eletrônica do leiloeiro, disponível no endereço https://www.mnleilao.com.br/.

Mais informações podem ser obtidas junto à Comissão Regional de Gestão de Pátios e Leilão da PRF pelo telefone (84) 3215-1501 ou pelo e-mail leilao.rn@prf.gov.br.

JAQUES WAGNER VAI DAR RÉ(!?)

Jaques Wagner deve pedir ainda nesta semana para deixar liderança do governo Lula no Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA) deve anunciar nos próximos dias seu afastamento da liderança do governo no Senado após ser alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Uma conversa entre o parlamentar e o presidente Lula está prevista para ocorrer nesta semana. A informação é do blog da jornalista Tainá Falcão, da CNN Brasil.

Wagner foi convencido por aliados próximos na Bahia de que sua permanência no cargo poderia ampliar o desgaste político para ele e para o governo, especialmente diante da repercussão das investigações.

A expectativa é que o senador informe a Lula que deixará a liderança para se dedicar à própria defesa. Nos bastidores do Planalto, interlocutores afirmam que o presidente acompanha de perto o caso e foi informado de que Wagner já reconheceu a necessidade de se afastar da função.

Auxiliares do governo avaliam que a situação se agravou após a divulgação de imagens de dinheiro apreendido pela PF e das suspeitas envolvendo um apartamento de alto padrão em Salvador. Integrantes do entorno presidencial relatam que Wagner havia garantido anteriormente a Lula que não existiam elementos que justificassem uma operação contra ele.

Jaques Wagner nega qualquer irregularidade. O senador afirma que o imóvel citado nunca integrou seu patrimônio e sustenta que os valores apreendidos são provenientes de diárias recebidas em missões oficiais no exterior. Ele também declarou que colaborará com as investigações.

GOVERNO 'BAGUNÇADO' FUNCIONA ASSIM

Portaria de órgão do GSI designa major 'Fulano de Tal' e tenente 'Cicrano de Tal' como assistentes na Segurança Presidencial



Uma portaria do Departamento de Gestão do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) designou como assistentes na Secretaria de Segurança Presidencial o major do Exército "Fulano de Tal" e o tenente da Polícia Militar do Distrito Federal "Cicrano de Tal".

Aparentemente com erros, a portaria foi publicada na edição desta segunda-feira (22) no "Diário Oficial da União". O texto também designa para a função de assistente o sargento da Marinha Márcio Adriano Leite.

A portaria 172, de 19 de junho de 2026, foi assinada por Vinícius Damasceno do Nascimento, diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva do GSI. O g1 acessou o texto às 11h42 desta segunda-feira, nas versões digital e certificada do 'DOU'. Diz a mensagem:

"O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA SECRETARIA-EXECUTIVA DO GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe fora subdelegada pelo art. 2º, da Portaria GSI/PR nº 66, de 1º de julho de 2019, resolve:

Ficam designados os militares a seguir para exercerem a função de ASSISTENTE na Secretaria de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, passando a ocupar a Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV e ficando dispensados das que atualmente ocupam:

1º SG MB MÁRCIO ADRIANO DE JESUS LEITE;
Maj EB FULANO DE TAL; e
1º Ten PMDF CICRANO DE TAL".

O g1 tenta contato com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e com o Gabinete de Segurança Institucional em busca de esclarecimentos sobre a portaria.

Embora a portaria use a grafia "Cicrano", de acordo com o dicionário Aulete, a forma correta é "Sicrano" e corresponde à "segunda de três pessoas mencionadas com indeterminação intencional". As outras são "fulano" e "beltrano".



g1

CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM

Depósitos de Ovos São Pedro

Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.

Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.





Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal

Ceará Mirim/RN

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA (22) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


📍 Natal/RN, segunda-feira, 22 de junho de 2026

📖 12ª Semana do Tempo Comum

━━━━━━━━━━━━━━━

🕊️ Palavra que ilumina o dia

“Vossa mão nos ajude, ouvi-nos, Senhor!” (Sl 59(60),7b)

━━━━━━━━━━━━━━━

📖 Evangelho do Dia — Mt 7,1-5

Jesus adverte os discípulos: “Não julgueis, e não sereis julgados.” E, para ilustrar seu ensinamento, pergunta por que vemos o cisco no olho do irmão e não percebemos a trave que está em nosso próprio olho. O Senhor nos convida à humildade e à conversão do coração.

━━━━━━━━━━━━━━━

✨ Reflexão

Irmãs e irmãos, uma das tentações mais frequentes da vida humana é enxergar com facilidade os defeitos dos outros e ter dificuldade de reconhecer os próprios limites. Jesus nos alerta para esse perigo e nos convida a um sincero exame de consciência.

O julgamento precipitado fere relacionamentos, cria divisões e muitas vezes nasce do orgulho. Quando nos colocamos como juízes dos irmãos, esquecemos que todos somos necessitados da misericórdia de Deus.

Antes de corrigir alguém, somos chamados a olhar para dentro de nós mesmos. A conversão começa no próprio coração. Quem reconhece suas fragilidades torna-se mais compreensivo, paciente e misericordioso com os demais.

O Evangelho não nos pede indiferença diante do erro, mas humildade. Somente quem busca continuamente a própria conversão poderá ajudar o irmão com caridade e verdade.

Peçamos ao Senhor a graça de um olhar misericordioso, capaz de enxergar o próximo com a mesma bondade com que Deus nos contempla.

━━━━━━━━━━━━━━━

🌱 Proposta do dia

Antes de criticar alguém, faça uma breve oração e peça a Deus a graça de reconhecer também os próprios limites.

━━━━━━━━━━━━━━━


Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes


━━━━━━━━━━━━━━━

⛪ Agenda de hoje

🕖 19h — Terço dos Homens

📍 Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

━━━━━━━━━━━━━━━

🙏 Senhor Jesus, livrai-nos do orgulho que julga e concedei-nos um coração humilde, capaz de reconhecer os próprios limites e acolher os irmãos com misericórdia. Amém. 🙏🏻

E SE FOSSE NEGRO, ERA PORQUE ERA NEGRO? VÁ ENTENDER...

Cadu Xavier diz que é julgado por ser “branco, hétero e bonito”


Imagens: Reprodução/Mossoró Notícias


Oo pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier (PT), comentou sobre sua trajetória pessoal e disse que, em alguns momentos, já foi julgado de forma superficial. Segundo ele, a forma como é percebido por algumas pessoas pode estar relacionada também à sua aparência física.

“Eu sou um cara branco, hétero, tem gente que diz que eu sou bonito, mas a minha família é uma família muito humilde”, afirmou, em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN .

Cadu Xavier destacou ainda que vem de origem simples e que nem sempre sua história de vida é reconhecida à primeira vista. O pré-candidato integra o grupo político do PT no RN.

KEIRS TARMER, PRIMEIRO-MINISTRO DO REINO UNIDO, ANUNCIA QUE IRÁ RENUNCIAR

Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer anuncia que irá renunciar

O primeiro-ministro Keir Starmer anunciou nesta segunda-feira (22) que renunciará ao cargo, e um novo líder deverá assumir o cargo até o retorno do parlamento em setembro.

Starmer disse que conversou com o rei Charles nesta manhã e que renunciará ao cargo em uma transição de poder tranquila.

O primeiro-ministro britânico anunciou que deixará a liderança do Partido Trabalhista após reconhecer que não é a pessoa mais indicada para conduzir o país nas próximas eleições gerais.

Um novo líder deverá assumir antes do retorno do Parlamento em setembro, o que abrirá caminho para que o país tenha seu sétimo chefe de governo em dez anos.

Ele afirmou ter aceitado a resposta de seu partido parlamentar “de bom grado” e destacou que todas as decisões tomadas tiveram como prioridade “colocar o país que amo em primeiro lugar”.

O premiê disse que já comunicou sua decisão ao rei e pedirá ao comitê executivo nacional do partido que estabeleça um cronograma para a escolha de um novo líder, com votações previstas para começar em 9 de julho e terminar até o verão, garantindo a posse antes do retorno do Parlamento em setembro. Ele permanecerá como primeiro-ministro até a conclusão da disputa e prometeu trabalhar por uma transição tranquila.

O líder trabalhista disse que dará apoio total ao partido, que agora “herdará uma Grã-Bretanha mais forte e justa do que aquela que herdei há dois anos”. Em tom de despedida, agradeceu colegas, amigos e servidores públicos, além de funcionários do número 10.

Ele afirmou que pretende dedicar mais tempo à família: “Quero ser o melhor marido possível para minha fantástica esposa e o melhor pai para meus lindos filhos, que são meu orgulho”.

“A questão que meu partido faz agora é se sou a melhor pessoa para nos conduzir à próxima eleição geral. Ouvi a resposta do meu partido parlamentar e a aceito com humildade.”

Menos de dois anos depois de ter conquistado uma vitória eleitoral esmagadora que prometia acabar com o caos na política britânica, Starmer afirmou que apoiaria quem quer que o substituísse.

Pressão crescente

A pressão contra Starmer vinha aumentando há meses e se intensificou na última sexta-feira, quando Burnham venceu de forma decisiva a eleição suplementar em Makerfield, derrotando um candidato do partido Reform UK, de Nigel Farage, que lidera as pesquisas nacionais há mais de um ano.

Essa vitória reacendeu a esperança entre parlamentares trabalhistas de que Burnham, conhecido por suas habilidades de comunicação, possa revitalizar o partido, que perdeu apoio sob a liderança de Starmer.

Reações e riscos

O anúncio de renúncia não abalou os mercados: libra e títulos do governo britânico permaneceram estáveis, já que investidores esperavam a decisão. Ainda assim, analistas alertam que a transição traz riscos, especialmente porque Burnham ainda não detalhou suas posições sobre política externa, economia e defesa.

O Reino Unido já enfrenta os maiores custos de empréstimo do G7, resultado de dívida elevada, crescimento econômico fraco e necessidade de investimentos em áreas como defesa. Economistas do Citibank afirmaram: “Um governo Burnham herdaria uma situação fiscal precária, com poucas ferramentas para promover mudanças significativas.”

Contexto político

Starmer havia prometido disputar qualquer desafio interno à liderança, mas mudou de posição no fim de semana. Quem assumir seu lugar será o sétimo primeiro-ministro britânico desde o referendo do Brexit, há dez anos, refletindo a dificuldade em manter o apoio de eleitores frustrados com falhas sucessivas em melhorar padrões de vida, serviços públicos e lidar com imigração ilegal.

g1

E SE FOSSE MORAES QUE TIVESSE QUE TOMAR UMA DECISÃO CONTRA LULA?

Mendonça suspende impulsionamento de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro André Mendonça, determinou que o Partido Liberal (PL) suspenda o impulsionamento de um vídeo que associa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a investigados por suposto envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).

A decisão liminar, assinada por Mendonça nesta sexta-feira, 19, também obriga a Meta a impedir novos impulsionamentos pagos da publicação no Instagram e no Facebook.

A medida atende a uma representação apresentada pela Federação Brasil da Esperança, responsável pela pré-candidatura de Lula à reeleição. Segundo a ação, o diretório nacional do PL desembolsou R$ 4,5 mil para ampliar o alcance do vídeo.

A defesa do petista sustenta que a gravação reúne trechos isolados de notícias sobre influenciadores e cantores presos em operações policiais para criar a narrativa de que eles seriam aliados de Lula.

Ao analisar o caso, Mendonça afirmou que a legislação eleitoral permite críticas entre adversários políticos, mas proíbe o uso de impulsionamento pago para ampliar conteúdos destinados a depreciar um oponente.

Na decisão, Mendonça afirmou que o entendimento do TSE permite o impulsionamento apenas de conteúdos destinados a promover candidatos e partidos. O ministro também ressaltou que a liminar se restringe ao vídeo citado na representação apresentada pela Federação Brasil da Esperança.

Segundo o magistrado, a medida não impede que partidos e agentes políticos façam críticas ao presidente da República, ao governo federal, ao Partido dos Trabalhadores ou tratem de temas relacionados à segurança pública e ao combate ao crime organizado, desde que não utilizem impulsionamento pago para divulgar conteúdo negativo contra adversários.

André Mendonça atua como vice-presidente do TSE e juiz auxiliar nas eleições e responde pela relatoria de representações na Justiça Eleitoral. Também exercem essa função o presidente do TSE, Kássio Nunes Marques, e a ministra Estela Aranha.

PT entra com ação para derrubar outro vídeo da campanha de Flávio

O Partido dos Trabalhadores (PT) também acionou o TSE nesta sexta-feira, 19, para pedir a retirada de outro vídeo publicado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em seu perfil oficial no Instagram.

A peça, produzida com inteligência artificial (IA), mostra o parlamentar, que é o pré-candidato do Partido Liberal à Presidência da República, em uma ação fictícia de combate a organizações criminosas. Na gravação, Flávio aparece a bordo de uma aeronave ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Vestidos com trajes militares, os dois surgem disparando contra embarcações identificadas com as siglas PCC, referência ao Primeiro Comando da Capital, e CV, em alusão ao Comando Vermelho. Um terceiro barco, marcado com a sigla PT, também aparece nas imagens.

Em nota divulgada à imprensa, a pré-campanha do liberal afirma que não pretende mudar sua estratégia política em razão da ação apresentada ao tribunal. “Flávio Bolsonaro não vai recuar no combate à criminalidade”, diz o comunicado. Até o momento, o TSE não se manifestou sobre o pedido apresentado pelo PT.

revistaoeste

CURIOSIDADE

Curiosidade

Você sabia que...

...em 1920, O Vaticano anunciou a canonização de Joana D'Arc, heroína francesa (chefe militar na Guerra dos Cem Anos), queimada viva pela Inquisição, em 1431...

...em 1929, “Wings” [Asas] foi considerado o melhor filme do ano na primeira festa de premiação da Academia de Cinema, Artes e Ciências dos Estados Unidos. O mesmo troféu receberia o nome de “Oscar” dois anos depois...

...em 1943, Os nazistas esmagaram o levante do Gueto de Varsóvia depois de um mês de combates...

...em 1975, Pela primeira vez, o Monte Everest foi escalado por uma mulher: a alpinista japonesa Junko Tabei, então com 35 anos...

...em 1978, Um iconoclasta de 19 anos se aproveitou da falta de energia durante uma missa na hoje Basílica velha de Aparecida-SP para cometer um atentado contra a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ele destruiu a cabeça e quebrou o corpo da imagem. Foram recolhidos 200 pedaços, sendo 165 do corpo, enviados para a restauradora Maria Helena Chartuni, do MASP. A imagem restaurada foi devolvida à cidade em 31 de julho do mesmo ano?

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

TECNOLOGIA: A Polícia Científica do Rio Grande do Norte passou a contar com um novo equipamento de alta tecnologia para reforçar as atividades desenvolvidas pelo Setor de Balística Forense. Trata-se do Vision X, microcomparador balístico fabricado pela empresa Projectina, adquirido por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O investimento foi de aproximadamente R$ 2,1 milhões, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública.


RENDA: O rei Charles III divulgará sua declaração de imposto de renda pela primeira vez desde que assumiu o trono do Reino Unido. A informação foi divulgada neste sábado (20) pela agência Press Association. A medida, segundo o Palácio de Buckingham, foi adotada para ampliar a transparência e a prestação de contas da monarquia.


FATO: Infelizmente é esse o presidente do Brasil - Governar o Brasil: depois. Zombar de Neymar Jr. e da Seleção: prioridade.


LIÇÃO: Quando Flor Fernandez perguntou por que Silvio Santos nunca fez um programa nos Estados Unidos, a resposta acabou se transformando em uma das maiores lições de sua vida. Silvio disse que dinheiro é algo subjetivo. Sempre haverá alguém mais rico. O que realmente importa não é quanto você tem, mas o que você é capaz de fazer se perder tudo. Ele relembrou que começou como camelô aos 14 anos e afirmou que, se um dia precisasse recomeçar, voltaria a vender canetas nas ruas. Se precisasse plantar cana, seria o melhor plantador de cana. Se precisasse aprender inglês, aprenderia. A segurança dele nunca esteve na fortuna que construiu, mas na confiança de que conseguiria se reinventar quantas vezes fossem necessárias. Uma lição que vale para qualquer época: quem confia apenas no dinheiro vive com medo de perdê-lo. Quem confia na própria capacidade sabe que pode começar de novo.


CRÍTICA: O jornalista André Rizek, do Sportv, criticou o comentário que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez sobre o jogador de futebol Neymar. Rizek se manifestou, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, porque o petista riu ao falar que viu na internet o atleta sendo chamado de primeiro jogador home office do mundo.


VERO: Petistas quebram o silêncio e saem em defesa de Jacques Wagner. Lula se solidariza com o amigo e líder do governo. Agora só falta se solidarizar com Vorcaro!


TRISTE: A França fechará a partir desta segunda-feira (22) ao menos 845 escolas de ensino fundamental e de ensino médio devido à onda de calor no país, que colocou 35 dos cerca de 100 departamentos do país em alerta vermelho a partir deste domingo (21) e que pode levar a um recorde histórico de temperatura.


LUTO: O vice-primeiro-ministro de Cuba Ramiro Valdés Menéndez, uma das figuras históricas da revolução no país, faleceu neste domingo (21) aos 94 anos em Havana, informou a imprensa estatal. – Com profunda dor, a direção do Partido, do Estado e do Governo comunicam ao nosso povo que, na manhã deste domingo, 21 de junho, faleceu o histórico Comandante da Revolução Ramiro Valdés Menéndez, Herói da República de Cuba e do Trabalho, que acumula uma brilhante e extraordinária folha de serviços à Pátria – relatou o portal oficial Cubadebate.


HILÁRIO: É um político viver detonando uma nação e seu povo e não faltar quem lhe reverencie!


PRISÃO: O prazo de 90 dias da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro termina na próxima quarta-feira (25). A medida foi autorizada em 24 de março pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que agora deverá decidir os próximos passos do cumprimento da pena.


FRASE: 'Não tenho medo da morte e nem de ser ministro e absolver inocente.' (Ministro André Mendonça)


ASSIM: Lugar de ladrão é na cadeia, mas nem sempre as vezes pode ser na presidência...


PARCIAL: Imagine um processo judicial em que o juiz é publicamente conhecido por 'querer pegar' o réu que se encontra sob sua jurisdição. Em qualquer democracia com Estado de Direito funcional, esse juiz seria imediatamente afastado do caso — não por generosidade ao acusado, evidentemente, mas por uma exigência elementar de legitimidade: a de que a sentença seja proferida por alguém que não tenha interesse no resultado. No Brasil de Alexandre de Moraes, como se sabe, esse princípio foi solenemente ignorado. A condenação de Eduardo Bolsonaro, na última terça-feira, 16, foi mais um resultado previsível de um julgamento que nunca teve condições mínimas de ser justo.


PRISÃO: O prazo de 90 dias da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro termina na próxima quarta-feira (25). A medida foi autorizada em 24 de março pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que agora deverá decidir os próximos passos do cumprimento da pena.


ENTONSE: Você é um daqueles eleitores que quanto mais apanha do seu líder mais 'lambe o saco' dele? ENTONSE..... Lasque!


CONTAMINAÇÃO: Cerca de 500 detentos do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio, em Mossoró apresentaram sintomas de infecção intestinal, como diarreia, vômitos e febre, nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) investigam as causas do problema. Uma das principais suspeitas é que os casos estejam relacionados às refeições servidas aos presos.


FILOSOFANDO: 'Se alguém lhe prometer a lua, desconfie.'


ABRAÇO: Abraço para meus amigos Nandinho e Thayná. Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Enéas Damasceno, Micarla Araújo e Erivan de Queiroz. Feliz Aniversário!

CEARÁ-MIRIM: RASGA PREÇO REDEMAIS OPÇÃO - OFERTAS DE 19 A 22/06/2026

7 PERGUNTAS QUE MERECEM RESPOSTAS

Perguntas

1- Mais uma vitória da direita na américa do Sul (Colômbia). Isso significa dizer que a esquerda está com os dias contados no continente sul-americano?


2- Trump chamou Lula de VOLÁTIL. Por que o falastrão ainda não respondeu?


3- Cearamirinense consciente acredita mesmo que a governadora Fátima Bezerra (PT) está mesmo preocupada com os problemas do município?


4- Por que todos os pedidos da esquerda contra a direita no STF é atendido, enquanto os pedidos da direita contra a esquerda não são?


5- Por que a parceria do município de Ceará Mirim/RN com o governo Fátima Bezerra não abre o Museu do Guaporé? 


6- Alguém acredita que Xandão vai manter a prisão domiciliar de Bolsonaro que encerra no próximo dia 25/06?


7- O PT que está dentro da administração bolsonarista de Ceará Mirim/RN, votará fielmente no ex-prefeito Júlio César (PP) para deputado estadual?

UM PEDREIRO DANDO AULA A UM MINISTRO SUPREMO

A lição de um pedreiro a Moraes

A condenação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) continua produzindo repercussões para além dos meios jurídicos e políticos. Na última sexta-feira, 19, um vídeo publicado pelo influenciador conhecido nas redes sociais como Preto de Direita chamou atenção ao traduzir para uma linguagem simples as principais controvérsias levantadas pela defesa do ex-parlamentar.

Pedreiro e criador de conteúdo digital, Preto de Direita acumula mais de 200 mil seguidores no Instagram. Na gravação, produzida em um ambiente cercado por telhas, estruturas de madeira e materiais de construção, o influenciador questionou a participação do ministro Alexandre de Moraes na ação penal que resultou na condenação de Eduardo por coação no curso do processo.

No vídeo, o influenciador afirmou não compreender como um magistrado que teria sido alvo das condutas atribuídas ao réu poderia atuar simultaneamente como relator e julgador do caso. A crítica é apresentada em termos populares, sem referências a dispositivos legais nem argumentos técnicos. “Ele abre a investigação, é o relator e vai julgar a causa”, disse o influencer, referindo-se a Moraes.


Moraes rejeitou argumento de Eduardo

Os advogados de Eduardo argumentaram que Moraes deveria ser declarado impedido de atuar no processo. A alegação era de que o ministro figuraria entre as autoridades atingidas pelas iniciativas atribuídas ao deputado nos Estados Unidos, o que comprometeria sua imparcialidade para conduzir e julgar a ação.

O STF, entretanto, rejeitou esse entendimento. A Corte manteve Moraes na relatoria e no julgamento do caso sob o argumento de que os fatos investigados não configurariam ofensa pessoal ao ministro, mas ações voltadas contra a administração da Justiça e contra as “instituições democráticas”. Com base nessa interpretação, os ministros concluíram que não havia impedimento legal para a atuação do magistrado.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, o ex-deputado promoveu articulações junto de parlamentares, autoridades e aliados políticos norte-americanos com o objetivo de pressionar o STF e influenciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro na ação relacionada à suposta tentativa de golpe. Para os investigadores, a mobilização incluiu esforços para defender sanções contra autoridades brasileiras, sobretudo contra Moraes, e teria como finalidade constranger o andamento dos processos em curso no Brasil.

A repercussão do vídeo ocorre porque o questionamento formulado pelo influenciador alcançou o debate público. Embora o STF tenha decidido a questão sob o aspecto jurídico, a participação de Moraes continuou sendo alvo de críticas de aliados de Eduardo e de setores da oposição. “Não existe isso em lugar nenhum do mundo”, concluiu o influencer.

revistaoeste

LULA E SUAS 'LOROTAS' SOBRE EDUCAÇÃO

Até parece que esse Descondenado irresponsável se preocupa com ensino!

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a comparar, nesta sexta-feira (19), durante a inauguração de um hospital em Divinópolis (MG), os investimentos destinados à educação e ao sistema prisional. 

Em discurso, o petista afirmou que manter um estudante em uma universidade federal custa cerca de R$ 20 mil por ano, enquanto um preso em uma penitenciária de segurança máxima custaria aproximadamente R$ 40 mil anuais. 

Segundo Lula, o país precisa deixar de tratar os gastos com educação como despesa e passar a vê-los como investimento. O presidente argumentou que investir na formação de jovens é mais vantajoso do que ampliar gastos com presídios e afirmou que a falta de investimentos na educação gera atraso, reduz a competitividade e compromete o desenvolvimento do país. Ele também defendeu a ampliação do acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.

Num passado recente Lula disse que pessoas que melhoram de vida e elevam seu nível de aprendizado têm mais dificuldade de votar no PT. 

Ele tem alguma preocupação com a educação do Brasil?

MAIOR APREENSÃO DE COCAÍNA NO BRASIL PODE TER ACONTECIDO EM CORUMBÁ/MS - 50 TONELADAS

Apreensão de 50 toneladas de cocaína pode ser a maior da história do Brasil

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, anunciou neste domingo que a Receita Federal e a Polícia Federal podem ter feito a maior apreensão de cocaína da história do Brasil.

De acordo com Durigan, cerca de 50 toneladas de cocaína estavam escondidas em 260 toneladas de madeira nas cidades de Corumbá (MS) e Cáceres (MT).

A operação foi batizada de Timber Shield e teve cooperação com os governos dos Estados Unidos e da Bolívia.

“Confirmado o volume, será a maior apreensão de cocaína da história do Brasil — e uma das maiores já registradas no mundo”, escreveu Durigan na rede social X.

Segundo o ministro, a apreensão ocorreu depois de Receita intensificar a fiscalização na fronteira com a Bolívia, a partir de informações de inteligência.

Agora, a PF está realizando perícia na droga e ficará responsável pela custódia do material e pela investigação do caso.

Também houve apoio do Exército e das polícias do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

COVID: PROCESSO DE RUI COSTA QUE COMPROU RESPIRADORES EM 'CASA DE MACONHA' VOLTA AO STF

Inquérito sobre respiradores na pandemia, que tem ex-ministro de Lula como suspeito, volta ao STF

Há seis anos, a Polícia Federal tenta descobrir o destino de 48 milhões de reais que foram desviados dos cofres públicos durante a fase mais aguda da pandemia de covid-19. Em 2020, ainda não havia a vacina contra a doença e pacientes agonizavam nos hospitais por falta de remédios e equipamentos. Nessa época, o Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, foi cenário de um golpe. Alegando urgência, o órgão assinou um contrato sem licitação com uma empresa para a compra de 300 respiradores. O pagamento foi integralmente realizado, mas as máquinas nunca foram entregues. Desde então, um inquérito investiga os responsáveis pelo negócio e tenta, sem sucesso, recuperar o dinheiro perdido. Os bloqueios judiciais alcançaram menos de 4% do total dos recursos. O restante continua desaparecido. A suspeita é de que tudo, do início ao fim, fazia parte de uma grande tramoia. Nunca houve a intenção de comprar respirador algum. O que existiu foi um conluio entre políticos, empresas de fachada, estelionatários e lobistas, que negociavam lucros ainda maiores em transações futuras e tinham a garantia de que nada lhes aconteceria.

NÚCLEO POLÍTICO - Parecer: Procuradoria-Geral da República manteve apuração sobre a participação do ex-governador da Bahia na fraude (./.)

De fato, ninguém está preso, a investigação está paralisada e resgatar o dinheiro depois de tanto tempo é uma tarefa com chances mínimas de sucesso. VEJA teve acesso ao inquérito que tem o ex-ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa (PT) como integrante do núcleo político que materializou a trama. Esse escândalo não é o único que atinge hoje os petistas da Bahia. São mais de 6 000 páginas de documentos, notas fiscais, depoimentos, laudos e extratos bancários. A Polícia Federal, por enquanto, sabe apenas como o dinheiro desapareceu. Dias depois de ser escolhida para fornecer os respiradores, a Hempcare, empresa cuja única experiência comercial era a venda de derivados de maconha, recebeu o pagamento integral, antes mesmo de assinar o contrato. Uma parte do dinheiro foi enviada ao exterior (12 milhões de reais), uma segunda parte (24 milhões), transferida à firma que supostamente fabricaria os equipamentos, e o restante (12 milhões) foi repassado a lobistas que se apresentavam como amigos e assessores de Rui Costa, que era o governador da Bahia na época.

Mais recentemente, um detalhe que parecia irrelevante passou a chamar a atenção dos investigadores. Uma parcela do dinheiro que foi usada provavelmente para o pagamento de propina circulou por um fundo de investimento do grupo Reag. A polícia suspeita de que esse foi um dos canais que os golpistas usaram para ocultar o dinheiro obtido na venda dos respiradores. O dono da empresa, João Carlos Mansur, foi alvo de um mandado de busca no ano passado em uma operação que apura lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis. Mansur também é investigado por envolvimento no escândalo do Banco Master. Ele teria usado a Reag para transações que deram ares de legalidade ao maior escândalo financeiro da história. É outra peça nesse quebra-cabeça aparentemente simples de montar, mas que revela mais uma vez a dificuldade da Justiça em avançar em casos de corrupção que têm figurões da política no rol de suspeitos.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

COPA DO MUNDO: BRASIL ENFRENTARÁ A ESCÓCIA SEM OITO TITULARES

Brasil vai enfrentar a Escócia sem oito titulares em campo

O Brasil começou neste domingo (21) a preparação para o último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo de Estados Unidos, Canadá e México contra a Escócia, sem a presença no campo de treinamento de oito dos titulares que jogaram contra o Haiti, com exceção de Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e Alisson.

Outros sete dos jogadores que iniciaram a partida da última sexta realizaram um trabalho regenerativo: Douglas Santos, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Danilo, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha, segundo informou à Agência EFE uma fonte da Seleção Brasileira.

– O segundo dia após o jogo é o que os jogadores mais sentem – destacou a fonte.

Raphinha, por sua vez, continuou seu tratamento após sofrer uma lesão na região posterior da coxa direita.

No entanto, Vini Jr., Paquetá e o goleiro Alisson foram ao gramado do Columbia Park, em Nova Jersey, para treinar com o restante de seus companheiros, entre eles Neymar.

O camisa 10 do Brasil não viajou à Filadélfia para o confronto contra os haitianos e treinou em separado tanto na sexta-feira (19) quanto no sábado (20), quando praticou jogadas de finalização a gol e aprimorou sua forma física.

O técnico Carlo Ancelotti já antecipou que o jogador estará à disposição para o compromisso contra os escoceses, após se recuperar de uma lesão na panturrilha direita que o manteve um mês afastado dos treinamentos.

O Brasil lidera o Grupo C do Mundial com quatro pontos, a mesma pontuação do Marrocos, com quem empatou na primeira rodada (1 a 1).

Os comandados por Ancelotti disputarão a liderança do grupo na próxima quarta (24), em Miami, contra a Escócia, terceira colocada com três pontos e ainda com chances de classificação.

EFE

21/06/2026

CEARÁ-MIRIM: SELEÇÃO DINIZ - COMPRE ÓCULOS DE GRAU E GANHE UM ÓCULOS DE SOL

SÉRIE D: ABC VENCE O ALTOS NO JOGO DA IDA E LEVA VANTAGEM PARA O JOGO DA VOLTA

ABC faz gol nos acréscimos e vence Altos no primeiro jogo do mata-mata

Brunão fez o gol da vitória
O ABC abriu vantagem na primeira fase de mata-mata da Série D. Jogando em Teresina, o time potiguar venceu o Altos por 1 a 0 no jogo de ida, neste domingo (21), e pode até empatar na partida de volta para conseguir a classificação à próxima fase do campeonato.

O único gol do jogo foi marcado por Brunão, atacante do ABC que entrou no segunda etapa e finalizou de fora da área para dar a vitória ao time potiguar, quando o relógio já superava os 45 minutos do segundo tempo.

O gol para Brunão foi redentor, já que ele tinha isolado uma oportunidade de dentro da área minutos antes.

Com a vitória, o ABC igualou o retrospecto contra o time piauiense. Este foi o sexto confronto entre as duas equipes na história do futebol brasileiro. O time potiguar chegou a duas vitórias, assim como o Altos, além de dois empates, considerando competições como Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C.

ABC e Altos voltam a se enfrentar no próximo domingo (28), na Arena das Dunas, às 16h.