26/06/2026

CEARÁ-MIRIM: SÁBADO (27) FECHA MÊS ÓTICAS DINIZ - ESTOURE E GANHE, COFFEBREAK E MUSICA AO VIVO

 É neste sábado (27) a partir das 7:30hs

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA SEXTA-FEIRA (26) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN, sexta-feira, 26 de junho de 2026

📖 12ª Semana do Tempo Comum

━━━━━━━━━━━━━━━

🕊️ Palavra que ilumina o dia

“Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.” (Sl 10(11),7)

━━━━━━━━━━━━━━━

📖 Evangelho do Dia — Mt 8,1-4

Ao descer da montanha, Jesus é procurado por um leproso que se aproxima com fé e humildade: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me.” Movido de compaixão, Jesus toca o homem e diz: “Eu quero, fica purificado.” Imediatamente ele ficou curado de sua lepra.

━━━━━━━━━━━━━━━

✨ Reflexão

Irmãs e irmãos,

O Evangelho de hoje revela a força transformadora da fé e da compaixão de Jesus. O leproso aproxima-se do Senhor carregando não apenas a doença do corpo, mas também o peso da exclusão, da solidão e do preconceito.

Sua oração é simples e profunda: “Senhor, se queres...” Ele não exige, não impõe condições, apenas confia. Reconhece que tudo está nas mãos de Deus e se abandona à sua vontade.

Jesus poderia ter curado apenas com uma palavra, mas escolhe tocar aquele homem. Um gesto que devolve não somente a saúde, mas também a dignidade. O Senhor aproxima-se de quem sofre, rompe barreiras e manifesta que ninguém está excluído de seu amor.

Também nós carregamos nossas fragilidades, feridas e limitações. Muitas vezes precisamos nos apresentar diante de Jesus com a mesma confiança do leproso, certos de que Ele conhece nossas necessidades e nunca permanece indiferente ao sofrimento humano.

Que neste dia renovemos nossa fé e permitamos que o Senhor toque nosso coração, cure nossas feridas e fortaleça nossa esperança.

━━━━━━━━━━━━━━━

🌱 Proposta do dia

Reze por alguém que esteja sofrendo e faça um gesto concreto de acolhida, atenção ou solidariedade.

━━━━━━━━━━━━━━━


Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes


━━━━━━━━━━━━━━━

⛪ Agenda de hoje

🕙 10h — Santa Missa

📍 Capela de Sant’Ana e São Joaquim – Hospital Onofre Lopes

🕠 17h30 — Santa Missa

📍 Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

━━━━━━━━━━━━━━━

🙏 Senhor Jesus, tocai nossas feridas e fortalecei nossa fé, para que caminhemos confiantes em vosso amor e sejamos instrumentos de acolhida e esperança para os irmãos. Amém. 🙏🏻

FALHA NO CENSO ESCOLAR CAUSA GRANDE PREJUÍZO A EDUCAÇÃO DO RN

RN perde R$ 230 milhões em recursos para a educação por falhas no Censo Escolar

O Rio Grande do Norte registra um prejuízo de R$ 230,52 milhões de 2024 a 2026 com perdas de recursos federais voltados a áreas essenciais da educação, incluindo alimentação, transporte e manutenção das escolas. O problema foi motivado por falhas operacionais e pela ausência de uma ferramenta para o cadastramento dos estudantes no EducaCenso. Apenas neste ano, o Estado deixou de ser contemplado com R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de 4,48 mil estudantes no Censo Escolar 2025.

As informações constam em processo administrativo em curso para a contratação de uma empresa que tentará resolver esses gargalos, cuja documentação foi obtida pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. No documento, o Grupo de Processamento de Dados (GPD) da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte (Seec/RN) solicita à titular da pasta, a secretária Maria do Socorro da Silva Batista, que a plataforma ZAORI Astrea seja contratada para resolver as inconsistências na declaração de dados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

De acordo com o documento, os R$ 44,84 milhões que deveriam ter sido destinados neste ano contemplam repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), salário-educação, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Aliado a isso, o GPD esclarece que as falhas já tinham afetado a complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) nos exercícios de 2024, 2025 e 2026, por descumprimento da condicionalidade de 80% de participação no Saeb.

“Parte substancial deste déficit originou-se de falhas na base do Censo Escolar, visto que diversos estudantes que realizaram a prova não foram contabilizados como presentes por não constarem na base oficial do Educacenso. Apenas a título de dimensão, a bonificação da complementação VAAR projetada para uma rede do porte da estadual atinge um teto histórico de R$ 36 milhões a R$ 44 milhões em 2026”, aponta o Grupo no documento.

As perdas de complementação do VAAR pelo Estado são estimadas em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026. Somadas às perdas por omissão de alunos no Censo, estimadas em R$ 134,52 milhões no mesmo período, o prejuízo alcança R$ 230,52 milhões.

A diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sinte/RN), Fátima Cardoso, esclarece que tem acompanhado o processo para recuperação das perdas do Estado desde o ano passado. “Estamos discutindo essa pauta em audiências e conversas com a Secretaria de Educação. Temos pedido que seja buscado um novo programa e formato para não termos mais perdas de recursos. Se a gente não procurar uma resolução, vamos continuar tendo prejuízos danosos para a educação”, destaca.

Segundo a diretora de comunicação, os problemas cadastrais acontecem por falhas tanto no sistema utilizado pela Secretaria de Educação do Estado quanto pela falta de ferramentas adequadas para levantamento de dados nas escolas públicas. “É preciso aperfeiçoar em nível local e na rede como um todo. Se isso não for feito, vamos continuar tendo problema. Então a nossa discussão passa por esses dois eixos”, destaca.

Fátima Cardoso aponta que os principais impactos são na assistência aos estudantes por meio de programas educacionais, além do compromisso no pagamento dos salários dos professores e manutenção das escolas. Estas duas últimas demandas, observa, ainda apresentam uma forte dependência do Fundeb.

Embora o Sinte/RN ainda não tenha informações sobre quando a contratação da Zaori Data LTDA deve ser efetivada, a diretora de comunicação aponta que a entidade considera a medida como uma alternativa para resolver as inconsistências nos dados dos estudantes.

“Nós defendemos a contratação da empresa para evitar esses problemas nos dados que prejudicam o próprio Estado. A gente tem que ter um sistema atualizado e potente que não gere problemas como tivemos em 2025, com mais de quatro mil alunos não cadastrados. Isso revela que o nosso sistema precisa ser mudado”, destaca.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE questionou o Ministério da Educação sobre a possibilidade de o Rio Grande do Norte reaver os recursos perdidos, as possibilidades de recomposição e se a pasta tem informações sobre o mesmo problema de inconsistência envolvendo outros estados. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno. O espaço segue aberto.

Estado propõe inexigibilidade de licitação

No processo administrativo, a Seec/RN propõe a contratação da solução da Zaori Data LTDA, a plataforma Zaori Astrea, por um período inicial de 60 meses. A pasta sustenta, ainda, que a contratação seja feita por inexigibilidade de licitação, formato adotado quando a empresa é a única capaz de atender a uma determinada demanda, dispensando competição com outras empresas.

Na justificativa, a Seec aponta que o sistema da empresa executa o processamento e cruzamento do arquivo XLSX do Educacenso em cascata de três níveis (Código INEP, CPF normalizado e algoritmo de similaridade textual de nomes com limiar mínimo de 90%), assegurando pareamento adequado e eliminando subcontagens. Aliado a isso, a plataforma possibilita a correção de distorções cadastrais antes do fechamento das janelas do INEP e pode garantir que a participação do Estado no Saeb seja computada corretamente pelo MEC.

“A robustez da plataforma Zaori Astrea, associada ao seu caráter inovador e à inviabilidade técnica de fragmentação de sua infraestrutura unificada de segurança, possibilidade de controle de acesso federado (Gov.br) e conformidade nativa com a LGPD, qualificam o software como ferramenta estratégica indispensável para o reequilíbrio fiscal, governança orçamentária e eficiência pedagógica da educação pública do Estado do Rio Grande do Norte”, aponta o documento.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE contatou a empresa Zaori Data LTDA, sediada em Natal, para confirmar em qual ponto está a contratação da plataforma e obter maiores detalhes sobre a solução. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.

TN

DECISÃO DE FACHIN: INVESTIGAÇÃO DE 'DARK HORSE' É RETIRADA DE MORAES E VAI PARA MENDONÇA

Fachin retira caso de Moraes e encaminha investigação de “Dark Horse” a Mendonça

O presidente do STF, Edson Fachin, decidiu nesta quinta-feira (25) que o pedido de investigação envolvendo o filme “Dark Horse” não ficará mais sob análise de Alexandre de Moraes.

Com a decisão, o caso passa a ser relatado pelo ministro André Mendonça. Segundo Fachin, a redistribuição ocorre por conexão com outros procedimentos já em andamento sob a responsabilidade do magistrado.

“Com efeito, os episódios que são referidos nesta ‘comunicação de crime’ coincidem com o objeto de outras investigações sob a relatoria do ministro André Mendonça”, afirmou Fachin na decisão.

De acordo com o presidente do STF, existem ao menos outros dois procedimentos criminais relacionados ao mesmo contexto, o que justifica a reunião dos processos em um único gabinete.

Com isso, a análise do caso passa a ser centralizada no gabinete de Mendonça, que ficará responsável pela condução das investigações envolvendo o filme.

VEREADOR PETISTA PRESO POR LIGAÇÃO COM O PCC DECLAROU POBREZA PARA NÃO PAGAR IPTU

Petista preso que movimentou R$ 4 milhões declarou pobreza à Justiça

O vereador de São Paulo Senival Moura (PT), preso nesta quinta-feira (25), é acusado de movimentar R$ 4,3 milhões em um esquema que usava uma empresa de ônibus para lavar dinheiro do tráfico de drogas da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

No entanto, o petista alegou ser pobre para não pagar as custas de uma ação que o cobra por uma dívida de R$ 69 mil de IPTU. A ação foi movida em maio de 2022, uma semana depois do último pagamento da organização criminosa recebido por Senival Moura, monitorado pela Polícia Civil.

Naquele ano, o vereador foi inscrito na lista da Dívida Ativa do município. Senival Moura não pagou o IPTU entre os anos de 2006 a 2018 do imóvel em Guaianases, na zona leste de São Paulo.

Na ação, o vereador argumenta que o imóvel estaria em área sujeita a enchentes, o que lhe daria direito a isenção ou remissão do imposto conforme a legislação municipal.

“Controle fático” da empresa

Segundo a investigação da Polícia Civil, o vereador exercia o “controle fático” da Transunião Transportes S.A., empresa que ganhou a concessão para operar 50 linhas de ônibus na zona leste de São Paulo.

A empresa faz parte de uma estrutura financeira montada para lavar dinheiro de uma organização criminosa “em tese vinculada ao Primeiro Comando da Capital – PCC”.

O petista é apontado como o “principal responsável pela instrumentalização” da Transunião.

A companhia passou por uma série de alterações societárias entre 2015 e 2019, com seu capital passando de R$ 100 mil para R$ 50 milhões, para se adequar à disputa pela concessão das linhas de ônibus.

Vereador é dono de ônibus, diz polícia

Senival Moura também é dono de veículos usados em cooperativas de transporte, de acordo com o relatório policial.

Os investigadores encontraram planilhas digitais que separavam os donos formais dos ônibus, chamados de “cooperados” no documento, e os beneficiários econômicos reais dos veículos, chamados na tabela de “cooperados oficiais”.

Em nota enviada à imprensa, o advogado de Senival Moura negou participação nos crimes e disse que a investigação irá demonstrar “a inexistência de qualquer conduta ilícita de sua parte”.

metrópoles

CURIOSIDADE

Curiosidade

Vocês sabia que...

...em 1804, Napoleão Bonaparte foi proclamado imperador da França...

...em 1910, O cometa Halley, que a cada 76 anos passa próximo da Terra, pôde ser visto no céu. Na segunda aparição do século XX, em 1986, ele decepcionou...

...em 1953, Pela primeira vez uma mulher ultrapassou a velocidade do som. A americana Jacqueline Cochrane, pilotando um F-86 Sabrejet, alcançou 652,337 milhas por hora [1 049,8 quilômetros por hora]...

...em 1973, No Dia Internacional dos Museus, um incêndio no Museu de Minas e Energia, no Rio de Janeiro, destruiu 300 mil volumes da biblioteca de Paleontologia e Mineralogia...

...em 1974, A Índia tornou-se o sexto país a possuir a bomba atômica. Os testes nucleares foram realizados no deserto de Rajasthan. A nação voltaria a testar o armamento em 1998...

...em 1988, Um conflito entre policiais e traficantes no morro do Borel, no Rio de Janeiro, durou três horas. Dois traficantes morreram e 10 pessoas foram presas por tráfico...

e que em 1989, Um milhão de chineses protestaram em Pequim pedindo mais democracia?

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

FACULTATIVO: A Prefeitura de Natal decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira 29, em razão do Dia de São Pedro. A medida vale para os órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional. O ponto facultativo já estava previsto no Decreto nº 13.643, publicado em 30 de dezembro de 2025, que estabeleceu o calendário de feriados e pontos facultativos da administração municipal para o ano de 2026.


DESCULPAS: O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou a pedir desculpas nesta quinta, 25, à madrasta, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ele já havia o feito em publicação nesta madrugada, mas reforçou a mensagem em vídeo divulgado nas redes sociais. 'Nunca desrespeitei, maltratei, humilhei uma mulher na minha vida. Eu jamais faria isso com a esposa do meu próprio pai', diz. 'Em nenhum momento ofendi ou tive intenção de ofender a Michelle. Se eu o fiz em algum momento, peço desculpas.'


FATO: Faz tempo que Ceará Mirim/RN não tem um 'líder' que não dependa da prefeitura. O tempo já mostrou que eles sem a prefeitura não passam de um eleitor comum. Liderança não se compra e nem se impõe, conquista-se!


SUSPENDEU: O Cadastro Nacional dos Advogados, da OAB Nacional, atualizou a ficha de inscrição da influencer Deolaone Bezerra para “suspensa”. Ela está presa desde 21 de maio, quando a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) desencadearam uma operação que apura desde 2019 esquema de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC). Conforme o código de ética interno, a suspensão pode ter prazo inicial de 90 dias — sendo prorrogada por até quase um ano — enquanto Deolane é investigada pela OAB (o caso é sigiloso).


PESQUISA/RN: Pesquisa do Instituto IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que, no cenário estimulado, Álvaro Dias lidera as intenções de voto para o Governo do RN com 32,5%. Seguido por Allyson Bezerra com 27,3%, Cadu Xavier com 16,8%. Também foram citados na pesquisa Robério Paulino (2%), Rodrigo Vieira (0,4%) e Dário Barbosa (0,3%). Branco/nulo somaram 3,2% e outros 17,5% não souberam responder.


VERO: Se Ceará Mirim/RN continuar saindo das 'festas das redes sociais' para a realidade, que deixe-a seguir!


PAPUDINHA: O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a transferência imediata do ex-banqueiro Daniel Vorcaro para o complexo penitenciário da Papudinha, em Brasília. A decisão ocorre após o réu ter a segunda delação premiada rejeitada por falta de dados relevantes.


LÍDER: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.


HILÁRIO: É na política o Diabo vestir todas as cores para se dar bem!


PONTE: O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Allyson Bezerra afirmou nesta quinta-feira 25 que, se eleito, pretende construir uma terceira ponte sobre o Rio Potengi para ligar a Zona Norte ao restante de Natal. Em entrevista ao programa Contraponto, da rádio 96 FM, o ex-prefeito de Mossoró classificou a mobilidade da capital potiguar como um dos principais problemas urbanos do Estado e sustentou que a obra será viabilizada por meio de um amplo ajuste fiscal e administrativo, que, segundo ele, devolverá ao Governo a capacidade de investimento.


MORTES: O governo brasileiro confirmou, na noite desta quinta-feira (25), a morte de dois brasileiros em decorrência dos fortes terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24). Ao todo, o país vizinho já contabiliza 188 mortos e 1.520 feridos, e a presidente interina, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência.


ASSIM: Usar uma prefeitura como meio de sobrevivência política consiste em converter a máquina pública em uma base de apoio contínua, transformando um ente público em 'propriedade privada.'


COPA: A Seleção Brasileira terá pela frente o Japão pela fase de 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026. O confronto foi definido após o empate em 1 a 1 entre os japoneses e a seleção da Suécia, pela última rodada do grupo F da competição, na noite desta quinta-feira (25).


AGRADECIMENTO: Na noite desta quinta-feira (25), o presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, respondeu aos parabéns dados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo resultado eleição no país vizinho. Em suas redes sociais, o líder colombiano disse que pretende trabalhar em conjunto com o Brasil pelo bem do povo.


ENTONSE: Você é um daqueles sem futuro que cria cobra para depois lhe morder ou por reciprocidade? ENTONSE..... Lasque!


MEGA-SENA: O concurso 3023 da Mega-Sena paga R$ 2,5 milhões na noite desta quinta-feira (25). Os números sorteados foram: 22 - 25 - 30 - 31 - 39 - 60. Sem acertadores das seis dezenas, o prêmio máximo acumula e a loteria pode pagar R$ 7 milhões no sábado (27). Mas nem todo mundo saiu de mãos abanando. Mais de 800 apostas garantiram premiações parciais, sendo: 5 acertos (Quina): 7 apostas ganhadoras, R$ 117.144,19 - 4 acertos (Quadra): 807 apostas ganhadoras, R$ 1.674,92.


UNIÃO: O advogado Jeffrey Chiquini, responsável pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, publicou na noite desta quinta-feira, 25, um vídeo em suas redes sociais em que defende a união de apoiadores da direita com foco na vitória eleitoral contra o petista Lula da Silva (PT). Na gravação, Chiquini afirma que Martins está preso e sustenta a existência de 'presos políticos' no país, incluindo outros apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. Ele também menciona familiares de investigados e aliados políticos como parte desse grupo.


FILOSOFANDO: 'A vida ensina muitas lições. Infelizmente faltei a maioria das aulas.'


ABRAÇO: Abraço para meus amigos Washington Nobrega e Marluce Pereira. Gente do bem! Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Francisco Diniz, Flávia Sobral, Ana Lídia e Francisco Urbano. Feliz Aniversário!

CEARÁ-MIRIM: RASGA PREÇO REDEMAIS - OFERTAS DE 26 A 28/06/2026



7 PERGUNTAS QUE MERECEM RESPOSTAS

Perguntas

1- O que esperar de um país onde o eleitor justifica a roubalheira do seu político de estimação apontado a roubalheira de outro?


2- Um festival de quadrilhas em Brasília, qual quadrilha venceria?


3- Quem é o político cearamirinense que guardava dinheiro dentro do banheiro e debaixo da cama?


4- Será que o Brasil vai levar outro Tataku (叩く) do Japão?


5- Já descobriram quais vereadores e qual grupo político de Ceará Mirim/RN planeja dar uma rasteira no ex-prefeito Júlio César (PP)?


6- Esses atritos entre Michelle e Flávio que geralmente acaba em afagos, seria estratégia de marketing?


7- Quais as 5 primeiras medidas austeras que você eleitor cearamirinense tomaria se chegasse a ser prefeito do município?

VORCARO NA PAPUDINHA

Daniel Vorcaro chega à Papudinha

O ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, chegou no início da noite desta quinta-feira, 25, ao 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, em Brasília.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência do ex-banqueiro ao considerar inadequada a permanência do empresário na Superintendência da Polícia Federal (PF).

Vorcaro estava em uma cela especial da PF à espera da homologação de um acordo de delação premiada, mas a proposta foi rejeitada pela corporação e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Mendonça também determinou que a Polícia Militar do Distrito Federal adote medidas para impedir o contato do empresário com outros investigados do caso Master, entre eles Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), preso na mesma unidade.

Na decisão, Mendonça atendeu a um pedido da PF para alterar o local de custódia e negou o pedido da defesa para substituir a prisão preventiva por prisão domiciliar. O ministro determinou que a Polícia Federal realizasse a transferência em até 24 horas.

Pelo entendimento do relator, não surgiram fatos novos capazes de justificar a revogação da prisão. Segundo a decisão, continuam presentes os requisitos que embasaram a medida cautelar, como a necessidade de preservar as investigações e evitar interferências na produção de provas.

Mendonça também avaliou que a Superintendência da PF não oferece estrutura para manter presos por períodos prolongados. Ao mesmo tempo, o ministro do STF determinou que Vorcaro permanecesse fora de uma cela comum, por considerar que a repercussão do caso representa risco à integridade física do ex-banqueiro.

Pelo entendimento do relator, não surgiram fatos novos capazes de justificar a revogação da prisão. Segundo a decisão, continuam presentes os requisitos que embasaram a medida cautelar, como a necessidade de preservar as investigações e evitar interferências na produção de provas.

Mendonça também avaliou que a Superintendência da PF não oferece estrutura para manter presos por períodos prolongados. Ao mesmo tempo, o ministro do STF determinou que Vorcaro permanecesse fora de uma cela comum, por considerar que a repercussão do caso representa risco à integridade física do ex-banqueiro.

Vorcaro tem segunda delação rejeitada

A transferência ocorreu em meio às tentativas de Vorcaro de firmar um acordo de colaboração premiada. O ex-banqueiro apresentou duas propostas de delação, mas a PF e a PGR rejeitaram ambas.

As autoridades consideraram a segunda proposta insuficiente para impulsionar as investigações. As autoridades avaliaram que a colaboração se limitava a informações já conhecidas ou parcialmente conhecidas e chegaram a classificá-la como uma “delação elitista”.

Ao tratar do tema, Mendonça ressaltou que o encerramento das tratativas não influenciou a decisão sobre a custódia.

“A imposição da medida é absolutamente dissociada de qualquer conjuntura relacionada à existência, ou não, de tratativas voltadas à eventual celebração de acordo de colaboração premiada”, escreveu o ministro.

revistaoeste

E O JEITO?: LULA ESTÁ PERDENDO A 'CUMPANHEIRADA' NA AMÉRICA DO SUL E SAÚDA 'ADVERSÁRIOS'

Lula parabeniza Colômbia pela eleição de Abelardo de la Espriella

Nesta quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou a Colômbia pelo processo eleitoral que escolheu Abelardo de la Espriella como novo presidente do país. Em suas redes sociais, o petista disse ainda que pretende seguir trabalhando com o país vizinho “em benefício de nossos povos”.

Abelardo de la Espriella foi eleito novo presidente colombiano após derrotar Iván Cepeda por 1 ponto porcentual, ou mais de 251 mil votos.

– Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo. A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado. Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos – afirmou Lula.

'FALOU POUCO' - DIZ IRMÃO DE MICHELLE EM RELAÇÃO A FALA DELA SOBRE FLÁVIO BOLSONARO

Irmão de Michelle diz que ela "falou pouco"

Eduardo Torres, irmão de criação de Michelle Bolsonaro (PL), manifestou apoio público à ex-primeira-dama após a divulgação dos vídeos em que ela acusa o senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), de tê-la atingido com uma "punhalada" durante um episódio envolvendo divergências políticas.

Em publicação feita nesta quinta-feira (25) nas redes sociais, Torres afirmou que Michelle decidiu se pronunciar apenas depois de suportar por muito tempo o que classificou como sucessivas injustiças. Segundo ele, o conteúdo divulgado representa apenas uma pequena parte do que teria ocorrido nos bastidores.

Na mensagem, o irmão de Michelle declarou que ela "falou pouco diante de tudo" e afirmou já ter precisado intervir pessoalmente em situações envolvendo críticas direcionadas à ex-primeira-dama.

Para Eduardo Torres, os vídeos publicados não configuram ataques contra Flávio Bolsonaro, mas sim um relato de acontecimentos vividos por Michelle. Em sua avaliação, ela permaneceu em silêncio durante longo período, apesar de, segundo ele, ser alvo constante de críticas e acusações.

"São críticas, cobranças, acusações, injúrias e injustiças. A resposta por muito tempo foi o SILÊNCIO. Atacada por muitos até por seu silêncio, [Michelle] não suportou mais tamanha injustiça e resolveu fazer alguns ESCLARECIMENTOS. Michelle apenas narra alguns fatos e isso não foi ataque, foi apenas a descrição de alguns momentos acontecidos e eu sei que foi muito POUCO diante de TUDO o que tem acontecido (inclusive do que eu já presenciei e precisei intervir)."

Torres também afirmou que as críticas continuaram mesmo após a divulgação das gravações. Segundo ele, comentários publicados nas redes sociais passaram a responsabilizar Michelle pela crise e a acusá-la de provocar divisões no campo político da direita.

Ainda segundo ele, Michelle perdoou diversas situações ocorridas ao longo dos últimos anos, mas não estaria obrigada a manter convivência com pessoas que, em sua avaliação, desejam prejudicá-la nos bastidores.

JCO

DEU RUIM: A JUSTIÇA NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM A 'TUBERCULOSE' DELE

Foragido há 130 dias, Oruam diz estar com tuberculose grave

A defesa do rapper Oruam informou à Justiça do Rio de Janeiro que o cantor enfrenta um quadro de tuberculose e pediu a revogação da prisão preventiva. A solicitação, porém, foi negada no último dia 18 pela juíza Tula Correa de Mello. O artista está foragido desde 3 de fevereiro, há 130 dias.

Segundo os advogados, Mauro Davi dos Santos Nepomuceno perdeu cinco quilos no último mês, apresenta tosse crônica e lesões nos pulmões. A defesa afirma que o cantor está em um “quadro de saúde gravíssimo” e tenta reverter a ordem de prisão.

O pedido de prisão faz parte do processo em que Oruam responde por homicídio qualificado. A ação é resultado de uma investigação conduzida pela 16ª Delegacia de Polícia (Barra da Tijuca). No ano passado, o rapper chegou a permanecer preso por 50 dias durante as apurações.

O caso teve início em 21 de julho do ano passado, quando policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) foram à antiga residência do cantor, no Joá, Zona Oeste do Rio, para cumprir um mandado de busca e apreensão contra um adolescente ligado à chamada “Equipe do Ódio”, grupo associado ao Comando Vermelho.

De acordo com a investigação, o adolescente conseguiu fugir depois que a viatura foi atacada com pedras por Oruam e outras pessoas que estavam no imóvel. Um dos envolvidos, Paulo Ricardo de Paula Silva de Moraes, conhecido como Boca Rica, foi preso em flagrante.

Vídeos gravados pelos próprios participantes da ação serviram como base para o inquérito que resultou no mandado de prisão contra o rapper. Se condenado, Oruam poderá responder por ameaça, dano ao patrimônio público, desacato, resistência e associação ao tráfico, com penas que, somadas, podem ultrapassar 18 anos de prisão.

O adolescente também se apresentou à Justiça e voltou a cumprir medidas socioeducativas em regime de semiliberdade. Nas redes sociais, ele afirmou ter deixado o crime para investir na carreira artística.

NO RN CUSTAM R$ 8 MILHÕES POR ANO AO SUS ACIDENTES DE MOTOS

Acidentes de motos no RN custam R$ 8 milhões ao SUS por ano

Os acidentes envolvendo motocicletas responderam por 74,9% das internações hospitalares por acidentes de transporte registradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte entre 2015 e 2025. No período, foram realizados 33.344 atendimentos a condutores e passageiros de motos na rede pública estadual, segundo levantamento com base em dados do DataSUS e do Valor Saúde Brasil.

Ao todo, o Estado registrou 44.503 internações hospitalares causadas por acidentes de trânsito nos últimos dez anos. O impacto financeiro para o SUS foi de aproximadamente R$ 84 milhões. Apenas nos últimos cinco anos, a média anual de gastos ficou em torno de R$ 8 milhões.

Em entrevista à Band RN, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, afirmou que os acidentes com motocicletas representam a maior parte da demanda relacionada ao trauma nos hospitais da rede estadual.

“O Walfredo Gurgel hoje é um hospital que é sobrecarregado invariavelmente por pessoas com esse perfil. De cada 10 acidentes de trânsito, um número que chega à beira de 90% é de acidente de moto”, declarou.

Segundo o secretário, os acidentes envolvendo automóveis reduziram em razão de avanços na segurança veicular e do uso de equipamentos de proteção.

“Aquilo que tínhamos no passado de acidentes por carro diminuiu substancialmente, porque as pessoas hoje usam o cinto de forma obrigatória, os carros se tornaram mais seguros. Isso é um dado positivo. Motocicleta ainda é um grande gargalo”, afirmou.

Os dados mostram que a taxa média de mortalidade entre motociclistas hospitalizados foi de 2% no período analisado. O maior número de mortes em ambiente hospitalar em um único ano foi registrado em 2020, quando 87 vítimas faleceram.

Alexandre Motta também relacionou a elevada ocupação dos hospitais estaduais aos acidentes com motocicletas.

“Se não existisse moto, uma suposição, se não existisse moto no mundo hoje, certamente o Walfredo Gurgel e o Tarcísio Maia seriam hospitais esvaziados”, disse.

Foi mencionado que parte dos acidentes está associada a práticas consideradas de risco, como excesso de velocidade, disputas em vias públicas, manobras conhecidas como “grau” e a pressão enfrentada por motociclistas que trabalham com entregas.

Os números reforçam o peso dos acidentes com motocicletas na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte, tanto pelo volume de internações quanto pelos custos hospitalares e pela ocupação de leitos destinados ao atendimento de traumas.

Agora RN

25/06/2026

CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM

Depósitos de Ovos São Pedro

Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.

Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.





Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal

Ceará Mirim/RN

RESUMO DE NOTÍCIAS

Resumo

*Morreu nesta quinta-feira (25) a jornalista Helga Oliveira, pioneira na cobertura esportiva no Rio Grande do Norte, aos 51 anos. Ela passava por tratamento contra leucemia e permaneceu internada nas últimas semanas. Helga Oliveira lutava contra a doença há pelo menos cinco anos. No início de junho, uma gripe evoluiu para uma pneumonia agressiva, o que resultou em sua internação. Até a publicação desta matéria, não há uma definição sobre a data e horário do sepultamento da jornalista. Em sua carreira, ela se destacou como um das primeiras mulheres a atuar na cobertura esportiva na televisão, à época, na TV Cabugi. Mãe de dois filhos, sendo um deles diagnosticado com autismo, Helga transformou sua experiência familiar em instrumento de informação, acolhimento e inclusão. Em 2018, os dois protagonizaram uma campanha institucional da Assembleia Legislativa sobre o Transtorno do Espectro Autista, voltada à importância do diagnóstico e da intervenção precoces. Com a iniciativa, Helga permitiu que uma experiência verdadeira e profundamente humana chegasse a milhares de pessoas.


*A fábrica da Midea em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, enfrenta uma intensa crise trabalhista e política após a denúncia de que um funcionário do setor de qualidade foi agredido fisicamente por um gerente chinês na linha de produção. Segundo relatos do Sindicato dos Metalúrgicos, a vítima teria sido atingida com socos nas costelas e golpeada com uma borracha de vedação de geladeira, conhecida como gaxeta. O episódio, classificado pelas lideranças sindicais como uma grave lesão corporal, gerou indignação entre os funcionários, que compararam a agressão ao período da escravidão, afirmando que o trabalhador foi covardemente chicoteado enquanto exercia suas funções. Como resposta, cerca de 1.200 trabalhadores paralisaram as atividades na última terça-feira (23) e organizaram uma grande manifestação na porta da unidade, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos e da CUT-MG. Além de protestarem contra a violência física, os funcionários aproveitaram o movimento para denunciar um histórico de assédio moral, assédio sexual e pressão abusiva por produtividade dentro da fábrica. A tesoureira do sindicato, Cristiane Aparecida dos Santos, afirmou à EPTV: – O que ocorreu aqui para a gente, ele supera a questão do assédio moral. Para nós do sindicato, o que aconteceu é uma lesão corporal, porque um trabalhador que saiu de casa de manhã para vir aqui para a empresa trabalhar, ganhar o seu pão de cada dia, foi covardemente chicoteado nas costas. Infelizmente, num período que é muito vergonhoso para a história do nosso Brasil, a gente sabe que os trabalhadores escravizados eram chicoteados para que eles produzissem, para que eles trabalhassem. Diante do escândalo, a Midea se manifestou em nota afirmando que não compactua com nenhum tipo de violência ou discriminação. Também informou que afastou preventivamente o gestor envolvido para que os fatos sejam apurados.


*O jurista André Marsiglia afirmou, em entrevista ao Pleno Time, que a principal “falta grave” no episódio envolvendo a arma encontrada fora da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seria do próprio ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Marsiglia, a interpretação adotada pelo magistrado para enquadrar o caso como possível infração à prisão domiciliar não encontra respaldo jurídico. A expressão “falta grave” foi usada pelo ministro em despacho para a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo parecer sobre o episódio da arma de fogo. Marsiglia contestou a aplicação do artigo 50 da Lei de Execução Penal como fundamento para caracterizar uma falta grave. – A falta grave aqui é a falta de talvez conhecimento da lei do próprio ministro Moraes. Isso é uma falta grave, falta leitura. Essa é a falta – declarou Marsiglia, nesta quinta-feira (25). O jurista argumentou que a arma em questão estaria inutilizada, sem condições de disparo, e, portanto, não poderia ser considerada um instrumento apto a causar danos a terceiros. – Se ela estava inútil, não tem como ferir, não é? Um canhão sem bala ou sem capacidade de funcionar, que está num museu, não pode ser considerado uma arma. A arma é a mesma coisa – afirmou.


*O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) aprovou a destinação de até R$ 300 mil para a contratação da atriz Luana Piovani em uma campanha contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a autonomia financeira e administrativa do Banco Central. De acordo com ata de reunião realizada em 9 de junho, a contratação foi aprovada pelo conselho da entidade com cinco votos favoráveis e uma abstenção. No mesmo dia, a atriz publicou em suas redes sociais um vídeo criticando a proposta, identificando o conteúdo como publicidade por meio da hashtag “#publi”. Segundo o documento, a presidente do Sinal-DF e diretora de Relações Externas da entidade, Edna Velho, defendeu uma atuação mais intensa do sindicato nas redes sociais diante da possibilidade de avanço da PEC no Senado. “Nesse contexto, foi sugerida a contratação da atriz e influenciadora Luana Piovani para participar de campanha de comunicação voltada à crítica da PEC, considerando sua atuação pública em manifestações relacionadas a temas de interesse social e a propostas consideradas prejudiciais à população”, registra a ata. O documento também informa que a dirigente já havia mantido contato prévio com a atriz para discutir a possibilidade de contratação e os valores envolvidos. “A presidente informou sobre a conversa com a profissional e seu alinhamento à posição defendida pelo sindicato, além do valor cobrado pela gravação de um vídeo e postagem no perfil oficial da atriz”, diz o texto. Ainda segundo a ata, “a proposta da contratação foi colocada em votação com valor de até R$ 300 mil”. Na semana anterior, o sindicato havia negado o pagamento à atriz. Além da contratação de Piovani, o Sinal aprovou, em 29 de maio, a destinação de mais R$ 250 mil para ampliar a campanha contra a PEC. A justificativa apresentada foi a boa receptividade e o alcance das ações realizadas em diferentes meios de comunicação.


*Investigadores da Polícia Federal se desdobram na análise de dados da Compliance Zero que flagraram diálogo do presidente da Câmara, Hugo Motta (Rep-PB), atuando para liberar empréstimo de R$22 milhões para uma empresa da cunhada, em março de 2024. A pergunta na corporação é “o que Daniel Vorcaro viu em Motta?”. O pedido de Motta ao enrolado dono do Banco Master, segundo registrado pelo Estadão, foi em março de 2024. Motta nem mesmo era cotado para a presidência da Câmara. O empréstimo acabou liberado. Motta, que nem era citado para suceder a Arthur Lira na presidência da Cãmara, foi indicado em outubro de 2024. Três meses após o lobby, Motta desfrutava de luxuosa hospedagem no Four Seasons Hotel Ritz Lisbon, generosa cortesia de Vorcaro. A coluna apurou que Motta não está na lista de 25 deputados que viajaram em ‘missão oficial’ para o convescote em Lisboa, mas esteve lá. Sobre o bem-bom às custas de Vorcaro, Motta disse que “não via problemas porque é um evento corporativo” e que estava tranquilo.

NEYMAR ESNOBA A GLOBO - VÍDEO

Neymar não dá espaço para ser entrevistado na Globo

A postura de Neymar durante uma rápida entrevista após a vitória do Brasil sobre a Escócia por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), chamou atenção nas redes sociais. O atacante fez sua estreia na Copa do Mundo e conversou brevemente com o comentarista Denílson no pós-jogo.

No momento da abordagem, Denílson cumprimentou o jogador com um toque de mãos e perguntou como ele avaliava sua estreia no Mundial. Neymar respondeu que estava nervoso, mas também feliz e orgulhoso pela oportunidade.

O que mais repercutiu foi a forma como a conversa aconteceu. Neymar permaneceu distante, sem se aproximar do microfone da Rede Globo e sem olhar para a câmera durante a entrevista.

O vídeo do momento circulou nas redes sociais e gerou comentários de internautas sobre a postura do jogador diante da equipe da Globo.

Assista:

QUEM É ESSE CIDADÃO QUE VENDEU, EM CEARÁ MIRIM/RN, CELULAR ROUBADO?

Homem é condenado por vender celular roubado a consumidora em Ceará-Mirim

O Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Ceará-Mirim condenou um homem a restituir o valor pago por uma mulher numa transação de um celular fruto de roubo. Em sua sentença, o juiz Peterson Fernandes Braga também determinou o pagamento de indenização por danos morais na quantia de R$ 3 mil, acrescida de correção monetária e juros de mora.

De acordo com os autos do processo, a mulher comprou junto ao réu um celular no valor de R$ 2.640,00, em abril de 2024. Entretanto, alguns meses depois, a consumidora recebeu notificação da Polícia Civil determinando a devolução do aparelho por se tratar de produto de crime. O vendedor chegou a prometer a restituição dos valores pagos, porém não cumpriu o combinado.

Diante da situação, a mulher ajuizou ação solicitando a devolução do dinheiro, além de compensação por danos morais, no valor de R$ 3 mil. A autora anexou provas aos autos do processo, que incluíam prints de conversas no WhatsApp e publicações em redes sociais feitas pelo réu, que confirmavam “a existência da transação reclamada na inicial e a comercialização dos aparelhos telefônicos”. Apesar de devidamente citado, o réu não apresentou defesa.

Ao analisar o caso, o magistrado destacou a ocorrência de evicção, que consiste na perda de um bem por ordem judicial ou administrativa. O Código Civil estabelece a obrigação legal do vendedor de garantir a licitude do objeto comercializado e prevê que, em caso de evicção, o comprador tem direito à restituição integral do valor pago. Dessa forma, foi determinada a restituição do valor total pago pelo produto por parte do réu.

Quanto ao pedido de danos morais, o juiz reconheceu que a situação vivenciada pela autora ultrapassou o mero descumprimento contratual, já que a mulher foi intimada pela Polícia Civil a devolver um produto adquirido em transação aparentemente regular, o que gerou angústia, vergonha e frustração. Para o magistrado, o pagamento de indenização por danos morais é devido diante da conduta do réu, que “comercializou produto de origem ilícita e se esquivou de devolver o dinheiro prometido”.

TN