23/06/2026

RESUMO DE NOTÍCIAS

Resumo

*A Justiça condenou o cantor Amado Batista ao pagamento de mais de R$ 450 mil em indenização aos pais de uma criança de 3 anos que morreu afogada em maio de 2022 na piscina de uma fazenda do artista, em Goianápolis (GO). A família trabalhava como caseira na propriedade. De acordo com a sentença, a piscina não possuía medidas de proteção no momento do acidente. O menino desapareceu enquanto brincava na fazenda e foi encontrado desacordado pela mãe poucos minutos depois. O juiz Leonardo de Camargos Martins determinou o pagamento de R$ 226.940 para cada um dos pais, além de uma pensão mensal. O benefício deverá começar quando a vítima completaria 14 anos e seguirá até os 25 anos. Após esse período, o valor será reduzido gradualmente, conforme a expectativa de vida calculada pelo IBGE. Na decisão, o magistrado afirmou que a falta de itens básicos de segurança tornava o risco previsível e que o acidente poderia ter sido evitado com medidas simples, como a instalação de barreiras de proteção ao redor da piscina. O juiz também entendeu que, ao contratar uma família com crianças pequenas para morar e trabalhar na fazenda, o proprietário assume responsabilidade pelas condições do ambiente oferecido aos trabalhadores. A sentença reconheceu, porém, a existência de culpa compartilhada. Segundo o entendimento da Justiça, os pais também tinham o dever de supervisionar a criança no momento do acidente. No processo, a família declarou que havia solicitado a instalação de proteção na piscina antes da tragédia, mas o pedido não teria sido atendido. Os pais também relataram dificuldades para conseguir socorro após o afogamento. Já a defesa do cantor sustentou que houve falha dos pais na vigilância da criança. A decisão destaca ainda o sofrimento causado pela perda do filho e classifica o episódio como uma das situações mais dolorosas que uma família pode enfrentar.


*O jornalista esportivo Rodrigo Mandarini levantou questionamentos sobre a influência do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ao comentar a recente polêmica envolvendo o uniforme da Seleção Brasileira, Mandarini afirmou não acreditar que determinadas decisões tomadas pela entidade sejam “mera coincidência”. Mandarini citou declarações do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sobre a escolha do atual presidente da CBF, Samir Xaud. Segundo o comentarista, Garotinho afirmou em entrevista ao programa Geral Pod (apresentado por Mandarini) que o dirigente teria chegado ao comando da CBF com apoio de Gilmar Mendes. – Garotinho deu uma entrevista aqui no Geral Pod que repercutiu no Brasil inteiro, onde ele fala claramente que o presidente da CBF, Samir Xaud, foi colocado lá pelo Gilmar Mendes. Então tudo isso é uma grande coincidência? Eu não acredito – declarou no programa Pleno Time desta terça-feira (23). Ao comentar a decisão da CBF de alterar a cor do uniforme dos goleiros da Seleção para o amistoso entre Brasil e Escócia nesta quarta (24), Mandarini afirmou que a mudança foi acertada. Inicialmente, a equipe utilizaria a cor vermelha, mas a FIFA anunciou a alteração para o verde após pedido da própria CBF. Embora tenha reconhecido que uniformes vermelhos já foram utilizados anteriormente pela Seleção, o jornalista destacou que o contexto atual gera maior repercussão. – Quando foi utilizado não deu muita sorte, né? Em 2014 o Brasil tomou sete na Copa. Então assim, é melhor evitar. Eu particularmente evito o vermelho ao máximo – disse. Para Mandarini, a principal questão não é o uso da cor em si, mas o fato de o modelo ter sido produzido e aprovado pela entidade. – Hoje a CBF, embora seja uma entidade particular, é uma entidade com muito poder – destacou.


*O vereador de São Paulo Adrilles Jorge (União Brasil) afirmou considerar o senador Jaques Wagner (PT-BA) um elo entre o governo Lula e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Segundo o vereador, a importância de Jaques no episódio vai além de sua condição de líder do governo no Senado. – Eu acho o Jaques Wagner fundamental para a percepção e compreensão de que o governo Lula é também o governo Vorcaro – declarou no Pleno Time, nesta terça-feira (23). Adrilles definiu o senador como “o elo central que une de maneira inextricável a corrupção do Banco Master, o Vorcaro, os escândalos e o governo Lula”. O parlamentar também criticou declarações recentes de Jaques Wagner em defesa de Lula e classificou como uma espécie de pressão política a solidariedade manifestada pelo senador ao presidente. – Isso é chantagem. Isso é a mais absoluta e translúcida chantagem. E é um tipo de chantagem de mafioso. Eu sei o que você fez no verão passado – disse. O vereador também especulou sobre possíveis consequências políticas caso Jaques Wagner deixasse o cargo de líder do governo. – Ele pode desmantelar o governo, pode dizer tudo o que sabe, ele pode ir para a cadeia, ele pode fazer uma delação premiada. Ou seja, ele pode ser um homem-bomba – declarou, em relação à longevidade do senador no Partido dos Trabalhadores e sua estreita relação com Lula. Na semana passada, Wagner foi alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, que apura os vínculos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, e a suposta participação do senador no esquema. A Polícia Federal suspeita que Jaques Wagner tenha recebido um imóvel de R$ 2,5 milhões e pagamentos de propina que totalizaram R$ 3,5 milhões por meio de uma empresa ligada a um de seus familiares.


*A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou esta semana o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), indicado para adultos com câncer de mama localmente avançado, que não pode ser removido por cirurgia ou que já se espalhou para outras partes do corpo e que foi previamente tratado com terapia endócrina. Em nota, a agência detalhou que esse tipo de tumor apresenta as seguintes características: é positivo para receptor de estrogênio (ER+), negativo para receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e tem mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m). “O medicamento, desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., é oral e indicado como monoterapia.” De acordo com a Anvisa, o câncer de mama figura como a neoplasia maligna de maior incidência entre mulheres. No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, no período entre 2023 e 2025, foram registrados 73.610 casos da doença. O número representa 30,1% do total de cânceres em mulheres.


*A Polícia Federal atestou que líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), “exerceu o mandato parlamentar de forma alinhada aos interesses econômicos do Banco Master”, a partir de indícios obtidos a partir dos celulares apreendidos, segundo relatório ao ministro do STF André Mendonça. Pior é que a essa atuação não se caracteriza por ato único e isolado, “mas em padrão contínuo, sistemático e documentado de engajamento pessoal” nos negócios liderados por Daniel Vorcaro. Para a PF, Jaques Wagner atuou em favor do conglomerado financeiro sobretudo de 2022 a 2025, na “ascensão da organização criminosa”. A PF aponta reuniões de Wagner para tratar de temas de interesse do Vorcaro, como aumentar cobertura do FGC para beneficiar o Master.Wagner negou relação com Daniel Vorcaro, mas enviou mensagem ao ex-sócio Augusto Lima, indagando “como estão as coisas do banco”. É acusado também de mentir sobre dólares e euros. As diárias pagas pelo Senado totalizam bem menos que os R$600 mil apreendidos. Com Jaques Wagner (PT-BA) sob fritura após ser alvo da Polícia Federal, o Planalto sonda até nomes de outros partidos para suceder ao petista na liderança do governo no Senado, apesar de o baiano ter tudo para continuar no cargo. Três parlamentares do PT estão cotados, mas cada um com abacaxi para resolver. Randolfe Rodrigues (PT-AC) ocupa o posto de líder no Congresso e é lembrado, mas precisa renovar seu mandato, situação semelhante à do colega Rogério Carvalho (PT-SE). Sobra Camilo Santana (PT-CE), que não precisa renovar o mandato, tem boa interlocução com os colegas, mas tem problema local para resolver. Camilo é o plano B do PT caso Elmano de Freitas não desencante nas pesquisas para se reeleger governador do Ceará. Sobram na lista senadores do MDB, bancada com o mesmo número do PT (9); PSB, que faz bloco com PSD; e PDT, integrante do bloco petista. A demora de Lula (PT) em dispensar Jaques Wagner da Liderança do Governo tem explicação: ela não pensou nisso. Foi ideia de jornalistas governistas para evitar a “contaminação” da campanha do PT com esse escândalo. Insistiram tanto que, como sempre, Lula gostou da sugestão. Jaques Wagner pode não ser flor que se cheire, como se diz na oposição, mas ele jamais seria desleal a Lula. O senador nada faria sem ordem ou concordância de Lula. São mais de 45 anos de intimidade.

RESTRIÇÃO? FIFA PODE TIRAR CAZÉ TV DA COPA DE 2030

Restrição da FIFA pode tirar Cazé TV da Copa de 2030; entenda

A CazéTV corre o risco de ficar sem os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2030. A Fifa demonstra desconforto com o canal de streaming, que pertence à empresa LiveMode, devido a um suposto conflito de interesses envolvendo a compra e a venda de direitos esportivos.

A entidade máxima do futebol aponta que a LiveMode atua simultaneamente na compra, venda e exibição de direitos, além de compartilhar investidores com a Futebol Forte União (FFU), uma das ligas do futebol brasileiro. A Fifa promete dificultar as negociações para o próximo Mundial. A informação foi divulgada pelo portal Notícias da TV.

Outro obstáculo é político. A CBF planeja criar uma liga única em 2030, unindo a FFU e a Libra. Como a Fifa apoia a CBF, que é sua filiada, a proximidade da LiveMode com a FFU gera desgaste. As empresas XP Investimentos e General Atlantic possuem participação financeira em ambos os lados.

A LiveMode teve papel fundamental na criação da FFU, sendo a agência exclusiva para negociar os direitos de transmissão do Brasileirão entre 2025 e 2029. Os contratos assinados com diversas plataformas aumentaram a receita anual da liga de R$ 800 milhões para R$ 1,7 bilhão.

Para fechar o acordo de 2030, a Fifa cogita exigir que a LiveMode assuma apenas uma função no mercado ou que os investidores XP e General Atlantic deixem o negócio. Essa decisão desvincularia a agência da liga de clubes e encerraria o atual modelo de atuação da empresa.

A CazéTV entrou no circuito da Copa após a Globo abrir mão da exclusividade digital em 2022. Na ocasião, a LiveMode e Casimiro Miguel adquiriram os direitos do Mundial do Catar por 3 milhões de dólares (cerca de R$ 15,6 milhões na cotação atual), transmitindo os jogos no YouTube e consolidando o canal no mercado esportivo.

Para o torneio de 2026, a LiveMode foi contratada pela Fifa para vender as partidas. A agência negociou fatias com o SBT e a N Sports, e comprou todos os 104 jogos para exibição na CazéTV, tornando-se a principal concorrente da Globo em audiência no território nacional.

Na última partida da Seleção Brasileira, contra o Haiti, a audiência alcançou número recorde: enquanto a soma de exibições na TV Globo, Sportv (canal fechado da emissora) e GE TV (canal digital) chegou a 51 milhões, foram 37,4 milhões de aparelhos conectados durante a transmissão da CazéTV, uma aproximação inédita entre a TV tradicional e o digital.

ESTRANHO: A ORTOBOM É PÚBLICA OU PRIVADA?

TST mantém multa de R$ 300 mil à Ortobom por falta de mulheres na chefia

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve por unanimidade a condenação da Ortobom ao pagamento de R$ 300 mil por danos morais coletivos em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho por discriminação contra mulheres na promoção a cargos de chefia.

O caso envolve a unidade da empresa em Arapongas (PR), onde, segundo o processo, todos os 22 cargos de gerência e os dois de subgerência eram ocupados por homens. Para o relator, ministro Alberto Balazeiro, a empresa não apresentou critérios objetivos que justificassem a ausência de mulheres nos postos de liderança, caracterizando discriminação indireta.

Durante o julgamento, o ministro Maurício Godinho Delgado afirmou que os dados apresentados são evidência de uma discriminação estrutural no ambiente de trabalho. A decisão da Terceira Turma manteve a condenação já imposta pelo tribunal regional.

Em nota, a Ortobom afirmou que o caso se refere apenas a uma de suas 13 unidades fabris e não representa a realidade da empresa. A companhia destacou que, por tramitar sob sigilo, não pode comentar detalhes do processo.

“A Ortobom reafirma seu compromisso com a legislação, com a igualdade de oportunidades e com uma gestão pautada pela meritocracia. Atualmente, a companhia tem uma mulher como CEO, reflexo de uma cultura organizacional que valoriza competências, desempenho e potencial no desenvolvimento de seus profissionais.”

A empresa acrescentou que mantém investimentos em ações voltadas à atração, desenvolvimento e permanência de talentos femininos, visando fortalecer um ambiente de trabalho inclusivo e alinhado às melhores práticas de gestão de pessoas.

PESQUISA DATAFOLHA APONTA 59% DOS BRASILEIROS APOIAM DESIGNAR PCC E PV COMO TERRORISTAS

59% apoiam designar PCC e CV como terroristas, diz Datafolha

Divulgada nesta terça-feira (23), a nova pesquisa Datafolha aponta que 59% dos eleitores aprovam classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como terroristas, medida adotada pelo governo dos Estados no último mês.

O levantamento indica que 45% concordam totalmente com a designação, enquanto 14% concordam em parte. Outros 11% discordam em parte, e 22% discordam totalmente. 1% é indiferente, e 7% não souberam responder.

Apesar da maioria apoiar a classificação, 74% dos entrevistados afirmam ser contrários a uma intervenção dos Estados Unidos em solo brasileiro sem autorização do governo federal.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 18 de junho e consultou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais, ou para menos.

ONDE ELA ESCONDEU ESSA DROGA?

Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar em Alcaçuz com drogas escondidas

Uma mulher de 40 anos foi presa em flagrante ao tentar entrar com drogas na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. O caso foi registrado nesta terça-feira (23), segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap).

Segundo a pasta, a ação foi identificada durante procedimento de rotina realizado pela Polícia Penal, por meio do equipamento de segurança BodyScan, que apontou a presença de material suspeito durante a inspeção. A mulher foi autuada por tráfico de drogas.

Na abordagem, foram apreendidas porções de cocaína e maconha que estavam em posse da suspeita.

De acordo com as informações levantadas, a droga teria sido entregue à mulher fora da unidade prisional, e ela receberia uma quantia em dinheiro após a conclusão da ação.

A ocorrência foi imediatamente registrada pela Polícia Penal, que adotou todas as providências legais cabíveis, reforçando a atuação preventiva e o rigor dos protocolos de segurança no sistema prisional.

UNIFORME VERMELHO PARA GOLEIROS DO BRASIL É VETADO PELO PRESIDENTE DA CBF

Presidente da CBF veta uniforme vermelho para goleiros do Brasil

Após pedido de Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Fifa anunciou uma mudança no uniforme da Seleção Brasileira para a partida contra a Escócia. As equipes jogarão nesta quarta-feira (24), às 19h (de Brasília), no Estádio Miami, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

A alteração indica que os goleiros da Seleção não usarão camisa, calção e meiões na cor vermelha, como tinha sido anunciado inicialmente. Alisson, Ederson e Weverton usarão a cor verde.

Xaud já havia vetado, em 2025, a cor vermelha no segundo uniforme do Brasil, com a marca Jordan.

A escolha dos uniformes na Copa é feita pela Fifa, mas é possível haver alterações na reunião de coordenação da partida.

Nike e Fifa não comentaram o caso. Já a CBF apontou que o uniforme vermelho de goleiro não existe na coleção da Seleção.

Goleiros do Brasil já utilizaram vermelho, em 2013 e 2014. As informações são do Globo Esporte.

CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM

Depósitos de Ovos São Pedro

Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.

Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.





Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal

Ceará Mirim/RN

'TRIUNFOS' NA AMÉRICA LATINA SÃO COMEMORADOS POR TRUMP - BRASIL É O PRÓXIMO DESAFIO

Trump comemora “triunfos” na América Latina e Brasil é o próximo desafio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), repercutiu em sua rede Truth Social, durante a madrugada desta terça-feira (23), um artigo que analisa a expansão de governos alinhados ao conservadorismo na América Latina e aponta o Brasil como um dos principais focos de atenção para os próximos anos.

O texto, assinado por John Gizzi e publicado pelo portal Newsmax, sustenta que Trump acumulou “8 vitórias em 7 anos” na região. Segundo a análise, a recente eleição de Abelardo de la Espriella, do partido Defensores de la Patria, na Colômbia, consolidou uma sequência de mudanças políticas que favoreceram lideranças identificadas com a centro-direita e próximas à agenda defendida pelo presidente norte-americano.

De acordo com o colunista, a Colômbia tornou-se a oitava nação latino-americana a substituir administrações de esquerda por governos alinhados ao campo conservador. Entre os países citados estão El Salvador, Argentina, Equador, Honduras, Bolívia, Chile e Peru.

No caso peruano, entretanto, a definição eleitoral ainda não foi oficialmente concluída. Embora o segundo turno tenha sido realizado em 7 de junho, a candidata Keiko Fujimori (Fuerza Popular, direita) mantém uma vantagem apertada de aproximadamente 40.600 votos sobre Roberto Sánchez (Juntos por el Perú), representante da esquerda, com 99,716% das urnas apuradas.

O artigo compartilhado por Trump afirma que sua influência política ultrapassa as fronteiras dos Estados Unidos e vem ganhando relevância em diferentes países do continente.

“Em muitos aspectos, Trump está emergindo como uma figura hemisférica moderna cuja influência se estende cada vez mais para além das fronteiras dos Estados Unidos”, afirma o artigo.

Apesar do cenário considerado favorável pelos autores da análise, o texto ressalta que o avanço conservador ainda enfrenta obstáculos importantes na região.

“Apesar do ímpeto, o ressurgimento conservador permanece incompleto”, acrescenta a publicação, citando Venezuela, Cuba e Nicarágua como desafios para esse movimento político.

Ao abordar o cenário brasileiro, o colunista destaca que a disputa presidencial de 2026 deverá atrair atenção internacional. Segundo o texto, o processo eleitoral no país já provoca debates sobre o funcionamento do sistema eleitoral e as condições da disputa.

“A eleição já está gerando intenso debate sobre a integridade do sistema eleitoral brasileiro e se a disputa será conduzida de maneira considerada livre e justa por todos os lados”.

Outro ponto destacado foi a realização da chamada “Cúpula Escudo das Américas”, promovida por Trump em 7 de março deste ano. Conforme divulgado pela Casa Branca, a iniciativa reúne países interessados em coordenar ações contra interferências estrangeiras, organizações criminosas transnacionais, narcoterrorismo e fluxos migratórios considerados ilegais.

O encontro contou apenas com chefes de Estado e de governo alinhados à política externa defendida pelo presidente norte-americano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participou do evento nem foi convidado para a reunião.

Entre os presentes estavam Javier Milei, da Argentina; Rodrigo Paz, da Bolívia; José Antonio Kast, do Chile; Rodrigo Chaves Robles, da Costa Rica; Luis Rodolfo Abinader, da República Dominicana; Daniel Noboa, do Equador; Nayib Bukele, de El Salvador; Irfaan Ali, da Guiana; Nasry “Tito” Asfura, de Honduras; José Raúl Mulino Quintero, do Panamá; Santiago Peña, do Paraguai; e Kamla Persad-Bissessar, primeira-ministra de Trinidad e Tobago.

O artigo também relembra outras iniciativas de Trump voltadas ao fortalecimento de alianças políticas e econômicas no continente. Entre elas está o apoio ao governo de Javier Milei durante as eleições legislativas argentinas de outubro de 2025 e a formalização de um swap cambial de US$ 20 bilhões para reforçar a estabilidade financeira do país.

A publicação menciona ainda os elogios feitos pelo presidente norte-americano à política de segurança pública e controle migratório implementada por Nayib Bukele em El Salvador.

JCO

RÚSSIA X OTAN: LÁ VEM DESGRAÇA

Putin diz que Otan se prepara para guerra com Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, nesta terça-feira (23), que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão se preparando abertamente para uma guerra contra Moscou, ao mesmo tempo em que aumentam seus gastos militares. As declarações foram feitas durante encontro com formandos de instituições militares de ensino superior.

Segundo Putin, o Ocidente utiliza uma suposta ameaça russa para justificar o reforço de seus orçamentos de defesa e a militarização de seus países.

– Agora falam abertamente no Ocidente que estão se preparando para uma guerra contra nós – disse.

O líder russo acusou a Otan e a União Europeia (UE) de disseminarem “declarações falsas” sobre uma ameaça militar da Rússia para sustentar uma política que classificou como agressiva.

Putin afirmou ainda que o Ocidente cria ameaças à Rússia, força Moscou a adotar medidas de autodefesa e depois responsabiliza o país por suas reações. Em referência histórica, comparou a situação atual às acusações dirigidas à União Soviética após a invasão nazista de 1941.

O presidente também advertiu que os países ocidentais compreendem que eventuais ataques lançados contra a Rússia a partir de seus próprios territórios provocariam uma resposta militar de Moscou.

– Eles entendem que haverá uma resposta. Todos entendem isso, ou deveriam entender – assinalou.

Sobre a guerra na Ucrânia, Putin afirmou que não vê base para negociações com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, citando os ataques de Kiev contra alvos civis russos. Ele também declarou que as tropas russas seguem avançando em toda a linha de frente.

As declarações foram ecoadas pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko.

Segundo ele, o risco de confronto militar entre Rússia e Otan está aumentando. Grushko afirmou que a aliança trabalha com horizonte de preparação até 2030 e disse que Moscou possui recursos suficientes para responder a “qualquer cenário” e garantir a segurança de suas fronteiras ocidentais.

AE

INVESTIGADO PELA OPERAÇÃO MIRAGEM DA PF SAIBA QUEM É EDIR MACEDO

Quem é Edir Macedo, líder da Igreja Universal investigado na Operação Miragem da PF

O líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, está sendo investigado no âmbito da Operação Miragem, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira, 23, que apura suspeitas de fraude contábil e financeira envolvendo o Banco Digimais. Embora não tenha sido alvo de mandados de busca e apreensão por residir fora do Brasil, Macedo é citado pelos investigadores como controlador da instituição.

A Justiça autorizou o bloqueio de até R$ 670 milhões em bens e valores de investigados. As defesas não foram localizadas, o espaço segue aberto.

Nascido em 1945, no Rio de Janeiro, Macedo fundou a Igreja Universal em 1977. A denominação se tornou uma das maiores igrejas neopentecostais do País e expandiu sua atuação para dezenas de países, reunindo milhões de fiéis.

Paralelamente à atividade religiosa, construiu um conglomerado empresarial que inclui o Grupo Record, responsável pela Record TV e outras empresas de comunicação, além de investimentos no setor financeiro, entre eles o Banco Digimais.

Ao longo de sua trajetória, esteve envolvido em disputas judiciais e investigações. Em 1992, foi preso sob acusações de estelionato, charlatanismo e curandeirismo, mas acabou libertado dias depois por decisão judicial. O caso foi posteriormente arquivado.

Em 2009, o Ministério Público de São Paulo apresentou denúncia por suspeitas de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha envolvendo integrantes da Igreja Universal e empresas ligadas ao grupo em um processo que teve desdobramentos ao longo dos anos.

Mais recentemente, em 2024, Macedo foi condenado em primeira instância pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul ao pagamento de indenização por danos morais coletivos em razão de declarações consideradas homofóbicas feitas durante um programa de televisão exibido em 2022. Na decisão, a Justiça entendeu que houve associação entre homossexualidade e comportamento criminoso, caracterizando discurso de ódio.

Entre os principais marcos de sua trajetória está a inauguração do Templo de Salomão, em São Paulo, em 2014, considerado uma das maiores construções religiosas do país.

Macedo é casado com Ester Bezerra e tem dois filhos, Cristiane Cardoso e Moisés Macedo, que também atuam em atividades ligadas ao grupo empresarial e à Igreja Universal.

Na Operação Miragem, a Polícia Federal apura suspeitas de que o Banco Digimais tenha recorrido a fundos de investimento para mascarar perdas bilionárias. Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estão dirigentes da instituição financeira, incluindo o bispo João Urbaneja e outros executivos ligados à administração do banco.

Estadão Conteúdo

ABERTA INSCRIÇÕES PARA A 3ª CORRIDA E CAMINHADA DO ABC FC EM NATAL

ABC abre inscrições para a 3ª Corrida e Caminhada Alvinegra em Natal

O ABC Futebol Clube está com inscrições abertas para a 3ª edição da Corrida e Caminhada Alvinegra, evento que reúne atletas, torcedores e famílias em um momento de saúde, lazer e confraternização, em Natal. Faça sua inscrição no link.

A largada será realizada no Estádio Frasqueirão, com percursos pensados para todos os níveis de preparo físico. A grande novidade deste ano é a caminhada de 3 km, ideal para quem deseja participar em família, além dos percursos tradicionais de 5 km e 10 km.

A corrida será realizado pela Rota do Sol. Na prova de 5 km, os atletas seguem com retorno na Barreira do Inferno. Já no trajeto de 10 km, o retorno acontece na altura do Alphaville. Durante todo o percurso, os participantes contarão com pontos de hidratação, além de uma estrutura completa com ambulâncias equipadas com UTI, segurança e cronometragem profissional.

Os inscritos terão direito ao kit do atleta, que inclui camiseta exclusiva, número de peito e chip de cronometragem. Ao final da prova, todos os concluintes receberão medalha de participação.

Para o público geral, a taxa de inscrição é de R$ 119, enquanto sócios-torcedores do clube contam com valor promocional de R$ 99.

Programação especial

O evento contará com banda ao vivo, atrações musicais, ativações de patrocinadores e uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas, além de frutas e hidratação para recuperação dos atletas.

A iniciativa reforça o compromisso da organização em incentivar a prática esportiva e promover valores sociais, educacionais, culturais e econômicos por meio do esporte.

TN

IMAGENS: OPERAÇÃO QUE PRENDEU EMPRESÁRIO INVESTIGADO POR LAVAGEM DE DINHEIRO NO RN

Polícia divulga imagens da operação que prendeu empresário investigado por esquema milionário de lavagem de dinheiro

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta terça-feira (23), imagens da Operação Emirados, deflagrada em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para desarticular um suposto esquema de lavagem de dinheiro, ocultação patrimonial, blindagem de bens e fraudes fiscais na Grande Natal.

O principal alvo da investigação é o empresário Marcello Brunno Moreno, ligado à Rede de Postos Expresso e à Expresso Distribuidora. Segundo os investigadores, o esquema teria movimentado cerca de R$ 72 milhões e envolvido práticas de sonegação fiscal.

A operação cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, resultou na prisão do principal investigado e determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 75 milhões em bens. As diligências ocorreram nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Senador Georgino Avelino.




BG

DEU NO X


- Ao passar com sua comitiva, Lula é recebido aos gritos de "FORA LADRÃO!", em Campo Grande, no Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (22/06). 
Lula é popular somente nas pesquisas. Quando sai às ruas, sofre um choque de realidade e ouve verdades do povo. 




- “O político honesto que vocês querem não está dentro de mim.” Da Silva, Lula. 

Pela primeira vez, preciso concordar com ele!




- Que futuro tem uma cidade onde, na Câmara Municipal, acontecem esses eventos? Que futuro tem um país onde essas coisas são, mais do que valorizadas, priorizadas?

O Brasil está doente e precisa se curar! 




- O pai da mentira, o filho da organização e o candidato dos permitidos ataca mais uma vez!

O Demônio só serve para matar, roubar e destruir.




- FLAGRA ESCANDALOSO 

Fila de militantes petistas na Quadra da Unidos da Vila Kennedy, zona sul de São Paulo. Centenas de pessoas foram se filiar ao partido. Cada pessoa recebeu R$ 100,00!
O LuLadrão está torrando nosso dinheiro para comprar votos em ano de eleição!
Denunciem!!!   

CEARÁ-MIRIM: SELEÇÃO DINIZ - COMPRE ÓCULOS DE GRAU E GANHE UM ÓCULOS DE SOL

 

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA TERÇA-FEIRA (23) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


📍 Natal/RN, terça-feira, 23 de junho de 2026

📖 12ª Semana do Tempo Comum

━━━━━━━━━━━━━━━

🕊️ Palavra que ilumina o dia

“O Senhor estabelece sua cidade para sempre.” (Sl 47(48),9d)

━━━━━━━━━━━━━━━

📖 Evangelho do Dia — Mt 7,6.12-14

Jesus ensina aos discípulos a viverem com sabedoria e discernimento. Em seguida, apresenta a chamada “regra de ouro”: “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.” E conclui convidando todos a entrarem pela porta estreita, o caminho que conduz à vida verdadeira.

━━━━━━━━━━━━━━━

✨ Reflexão

Irmãs e irmãos, o Evangelho de hoje nos apresenta uma das mais belas sínteses da vida cristã: tratar os outros da mesma forma como gostaríamos de ser tratados. Jesus nos convida a sair do egoísmo e a construir relações marcadas pelo respeito, pela misericórdia e pela caridade.

Entretanto, o Senhor vai além. Ele nos fala também da porta estreita. O caminho do Evangelho nem sempre é o mais fácil. Perdoar exige esforço. Servir pede renúncia. Permanecer fiel a Deus muitas vezes significa nadar contra a correnteza.

O mundo frequentemente apresenta atalhos que parecem mais confortáveis, mas que nos afastam da vontade de Deus. A porta estreita é a escolha diária de quem coloca o amor acima do orgulho, a verdade acima da conveniência e a fidelidade acima dos interesses pessoais.

Não devemos ter medo desse caminho. Aquele que nos chama é o mesmo que caminha conosco. Quando escolhemos viver segundo o Evangelho, descobrimos que a verdadeira felicidade não está na facilidade, mas na comunhão com Deus.

Peçamos ao Senhor a graça de escolher, hoje e sempre, o caminho que conduz à vida.

━━━━━━━━━━━━━━━

🌱 Proposta do dia

Pratique um gesto concreto de bondade com alguém e pergunte-se: “Gostaria de ser tratado assim?”

━━━━━━━━━━━━━━━


Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes


━━━━━━━━━━━━━━━

⛪ Agenda de hoje

🕠 17h30 — Santa Missa

📍 Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

━━━━━━━━━━━━━━━

🙏 Senhor Jesus, ajudai-nos a escolher a porta estreita do Evangelho, vivendo a caridade, a fidelidade e a confiança em vossa presença. Amém. 🙏🏻

LEI QUE GARANTE REPASSE AUTOMÁTICO DE ICMS E IPVA AOS MUNICÍPIOS É PROMULGADA PELA ALRN

ALRN promulga lei que garante repasse automático de ICMS e IPVA aos municípios

A Assembleia Legislativa promulgou lei que trata dos critérios e prazos de distribuição das parcelas de ICMS e IPVA e do Fundeb pertencentes aos municípios, vedando, inclusive, a destinação de parte ou da totalidade dos recursos para conta de titularidade do Estado ou de órgão de sua administração direta ou indireta.

De acordo com a Lei nº 12.785/2027, o Estado informará ao agente centralizador de arrecadação, no caso o Banco do Brasil, a cada primeiro dia útil da semana, os percentuais ou valores devidos a cada município.

Em vigor desde sua publicação no “Diário Legislativo Eletrônico” da Casa, no sábado (20), a lei determina que o agente centralizador de arrecadação terá até o segundo dia útil de cada semana, para entregar a cada município, mediante crédito diretamente efetuado em conta individual de sua titularidade, a parcela que a este pertencer do percentual de 25% do produto da arrecadação do ICMS.

Em relação aos 50% do IPVA que cabe aos municípios, o agente centralizador de arrecadação, fará o repasse diariamente, e quanto aos 20% dos impostos arrecadados que se destinam ao Fundo de Valorização da Educação Básica (Fundeb), o recurso deve ser creditado até o segundo dia útil de cada semana.

A lei prevê, ainda, que o Executivo terá o prazo de 90 dias, contados da sua publicação, para promover as alterações decorrentes da Lei que interfiram nos procedimentos do agente centralizador.

A promulgação da Lei 12.785 é decorrente da rejeição ao veto integral da governadora Fátima Bezerra (PT) ao texto original proposto pelo deputado Gustavo Carvalho, o que ocorreu na sessão do dia 17.

Às vésperas da derrubada do veto, fruto de acordo feito entre a situação e oposição, o governo do Estado enviou outra proposta sobre a sistemática de distribuição dos recursos constitucionalmente devidos aos entes municipais.

Na mensagem, a governadora Fátima Bezerra informava que “o intuito é mitigar impactos operacionais e propiciar a célere e escorreita adaptação dos sistemas de gestão financeira e dos convênios bancários vigentes, a matéria prevê uma vacância de sessenta dias para a produção de plenos efeitos regulatórios”.

A proposta do Executivo foi encaminhada para deliberação das Comissão no mesmo dia da derrubada do veto, mas na sexta-feira (19), seguiu à análise preliminar da Procuradoria Legislativa da Assembleia.

O projeto do governo já prevê que as contas transitórias pelas quais passarão os recursos, serão abertas em agente centralizador, tendo como titular a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Quanto aos prazos de repasses dos recursos, o projeto governamental unifica o segundo dia útil da semana como limite de prazo para créditos do ICMS e IPVA, enquanto o repasse dos recursos do Fundeb ocorrerá até o terceiro dia útil da semana.

Em caso de aprovação, a lei produzirá efeitos somente 60 dias após a sua publicação no “Diário Oficial do Estado”.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), José Augusto Rego, disse que a instituição vinha trabalhando o projeto que terminou sendo aprovado, em virtude do Executivo ter atrasado uma proposta alternativa: “Então, eu não entendo como é que entra um novo projeto com a mesma matéria. Eu não sei regimentalmente como vai se trabalhar isso na Assembleia”.

No caso, segundo uma fonte da Assembleia, será examinado se a proposta do governo está regulando algum assunto novo, se não estiver, certamente a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é presidida pelo líder do governo, deputado Francisco do PT de opinar pela prejudicialidade da matéria.

TN

EDIR MACEDO É ALVO DE OPERAÇÃO DA PF CONTRA FRAUDES NO SISTEMA FINANCEIRO

PF faz operação contra fraudes no sistema financeiro; Edir Macedo é alvo

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a operação Miragem com o objetivo de desarticular um esquema voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Entre os alvos estão o Banco Digimais e o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal.

Mais de 50 agentes federais cumprem nove mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela Justiça Federal de São Paulo.

A decisão judicial também autorizou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões.

As investigações, subsidiadas por relatórios do Banco Central do Brasil, apontam que os investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira da instituição, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares.

Conforme a PF, os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
Banco Digimais foi alvo da PF em maio

Em maio, a PF investigou duas denúncias de fraude contábil e maquiagem de dados financeiros no Banco Digimais. A instituição financeira passa por suspeitas de manipular os balanços contábeis corporativos para camuflar perdas de quase R$ 500 milhões.

Na ocasião, os investigadores apuraram se a diretoria do Banco Digimais utilizou manobras fiscais ilegais para inflar artificialmente o balanço corporativo.

A estratégia serviria para reverter os prejuízos reais e tirar a marca financeira do vermelho. A empresa é ligada a Edir Macedo, bispo e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A prática sob investigação da Polícia Federal envolve o lançamento de fundos de investimento e outras transações financeiras cruzadas. Conforme os dados apurados, os balanços listavam ativos sem liquidez imediata para simular a entrada de receitas operacionais.

Band

REJEIÇÃO A GOVERNANTES É O QUE MOSTRA VOTO NA AMÉRICA DO SUL

Voto na América do Sul reflete rejeição a governantes

É sempre bom tomar cuidado com as aparências. Elas costumam enganar. Aparentemente a América do Sul mudou de cor política e hoje é "de direita". Não importa como se queira definir "direita" em lugares diferentes entre si como Argentina e Colômbia – o mais novo país integrante desse clube.

Nas aparências o sinal da posição ideológica de governos se inverteu de um lado para o outro. Mas cuidado com essa aparência.

O principal fator comum em todas essas mudanças é uma profunda insatisfação com a situação econômica em geral, a criminalidade, o ambiente de negócios ruim, a armadilha da renda cujo crescimento é sempre prometido e nunca realizado e isso se vira invariavelmente contra quem está no poder.

As direitas, como demonstram Argentina e Chile, que se preparem: não tem mais lua de mel com eleitorado algum.

Outra aparência também engana: a de que uma América do Sul governada por presidentes simpáticos ao presidente americano, Donald Trump, garante uma boa relação com a super potência.

Mas a nova ou velha direita que se cuide: a nova doutrina de segurança nacional da Casa Branca – a tal doutrina Donroe – põe os interesses americanos em primeiro lugar.

Existem para Trump amigos de direita? Seria o caso dos novos governantes pedirem conselhos a chefe de governo da Itália, Giorgia Meloni, que vem da direita, e passou a xingar Trump.

Por isso é bom não se enganar.

Para a Casa Branca a importância desta parte do mundo é ser exportadora de recursos naturais e de crime transnacional. Tanto faz se somos de direita ou de esquerda.

CNN Brasil

CURIOSIDADE

Curiosidade

Você sabia que...


... Arqueólogos iniciaram uma nova escavação na Irlanda que pode confirmar uma descoberta histórica para os estudos sobre os vikings. Pesquisadores acreditam ter encontrado em Woodstown, no sudeste do país, o maior assentamento viking já identificado em território irlandês.


... A ideia de que a evolução humana aconteceu por meio de uma grande revolução repentina pode estar equivocada. Essa é a conclusão defendida pelo arqueólogo Huw Groucutt, da Universidade de Malta, que argumenta que a transformação dos seres humanos ocorreu de forma lenta, gradual e distribuída ao longo de centenas de milhares de anos.


... Um fenômeno astronômico raro chamará a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo nos próximos meses. Em agosto de 2026, um eclipse solar total fará com que o Sol desapareça completamente por alguns minutos em determinadas regiões do planeta.


... Pela primeira vez na história, um satélite registrou um tsunami gigante em alta resolução enquanto o fenômeno atravessava o oceano. Além disso, o registro foi feito pelo satélite SWOT, desenvolvido em parceria entre a NASA e a agência espacial francesa CNES.