15/07/2025

TRUMP SOBRE PUTIN: 'NÃO QUERO DIZER QUE SEJA UM ASSASSINO, MAS É UM CARA DURÃO'

“Não quero dizer que seja um assassino, mas é um cara durão”

“Não quero dizer que seja um assassino, mas é um cara durão. Isso se provou ao longo dos anos”, disse nesta segunda-feira (14) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao se referir ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, após anunciar que imporá tarifas secundárias a Moscou se não for alcançado um acordo com a Ucrânia em um prazo de 50 dias.

– Ele enganou [Bill] Clinton, [George W.] Bush, [Barack] Obama, [Joe] Biden; a mim não – afirmou Trump, referindo-se aos seus antecessores no cargo.

O líder republicano tem dito há semanas que está insatisfeito com Putin por sua recusa em alcançar um acordo de cessar-fogo com Kiev e por seus repetidos ataques contra a Ucrânia.

Nos últimos dias, Trump voltou a levantar a possibilidade de ativar sanções contra a Rússia, como as que revelou nesta segunda, que serão implementadas se não houver um acordo com Kiev em 50 dias.

– No final, as palavras não servem para nada. É preciso agir. É preciso obter resultados. E espero que ele o faça – completou o republicano durante uma reunião no Salão Oval da Casa Branca com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

Durante o encontro, Trump também anunciou que começará a enviar armas aos países-membros da Otan, com o objetivo de que as transfiram para a Ucrânia, e especificou que serão os parceiros europeus da Aliança que pagarão por esse armamento.

Trump havia adiantado que Washington voltaria a enviar armamento de que a Ucrânia precisa para se defender dos ataques russos depois que o Pentágono decidiu congelar recentemente os suprimentos, alegando que precisava revisar seus inventários.

EFE

Nenhum comentário: