Morango do amor: dentista alerta para cuidados no consumo do doce viral
Febre nas redes sociais e em confeitarias de todo o Brasil, o “morango do amor” ganhou o coração dos amantes de doces. A combinação de morango fresco, brigadeiro branco e calda de açúcar, entretanto, também acendeu um alerta para a saúde bucal e cuidados na hora do consumo.
O doce, que apresenta um formato de morango e uma crosta brilhosa e vermelha, tem como ponto chave a crocância na hora da mordida, causada por uma calda feita de açúcar caramelizado e com aspecto semelhante ao vidro. Para a dentista Rayssa Fagundes, especialista em Ortodontia e Harmonização Orofacial, essa parte específica do doce pode ser prejudicial para a saúde bucal se não for consumida de forma adequada.
“O problema todo ali está sendo a parte caramelizada. O risco que está trazendo para a saúde bucal é devido a essa camada que cobre o morango. É extremamente rica em açúcar e extremamente dura. Eu já vi em algumas docerias que eles estão tentando fazer essa camada mais fininha, sem ser aquela muito dura, tipo da maçã do amor, justamente por essa questão da mordida”, comenta a especialista.
Nos vídeos publicados nas redes sociais, um dos momentos mais aguardados é a hora da mordida. A dentista comenta que o “barulhinho viral” não é o ideal para o consumo, reforçando que “quem quer ter essa crocância no ato da mordida, o ideal é jogar um pouquinho para trás e morder devagar” ou até mesmo partir o morango com uma faca antes de ingerir.
Rayssa reforça ainda que restaurações, próteses dentárias, facetas em resina e lentes de contato também precisam de maior atenção no consumo do doce, para não danificar algum dos procedimentos. Com o objetivo de comer sem culpa e sem medo, a dentista orienta beber água e escovar os dentes logo após degustar o morango do amor.
“O que a gente recomenda é tentar beber água após o consumo e, se possível, escovar os dentes logo depois. Também pela parte das manchas, devido ao caramelo, que pode manchar, principalmente quem tem facetas em resina — e pelo açúcar. ‘Ah, mas eu não posso escovar agora, estou sem a escova.’ Então faz pelo menos um bochecho com água normal e tenta tirar aquele excesso que fica do caramelo”, alerta.
Avaliação odontológica feita pela especialista Rayssa Fagundes:
- Caramelho pegajoso: pode grudar nos dentes e peças do aparelho odontológico;
- Corante em calda: risco de manchar os elásticos do aparelho;
- Alta concentração de açúcar: risco em dobro para cáries em formação;
- Muito crocante: ameaça ao tratamento ortodôntico, lentes de contato e facetas.
Recomendações para o consumo:
- Morder e mastigar com atenção e calma, preferencialmente com os molares;
- Identificar partes da cobertura que sejam mais grossas e crocantes, partindo-as em porções menores;
- Caprichar na higiene logo depois de comer;
- Se não for possível escovar os dentes, fazer bochecho com água.
TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário