16/08/2019

CEARÁ-MIRIM: ESTÁDIO BARRETÃO TEM INTERDIÇÃO DESCARTADA

MP descarta interdição do estádio Barrettão

Luiz Eduardo Marinho não vê problemas de segurança no estádio
Luiz Eduardo Marinho não vê problemas
de segurança no estádio
O caso da morte do torcedor do Botafogo-PB, Eduardo Feliciano Justino da Silva, 27 anos, que foi a óbito no sábado, dia 10, após a realização de uma manobra de contensão da Polícia Militar para dissipar um distúrbio registrado na porta do Barrettão, na visão do promotor responsável pela fiscalização da implementação do Estatuto do Torcedor no RN, Luís Eduardo Marinho, não implicará na interdição do estádio do Globo. Ele classificou o triste caso como um fato isolado e que está sendo investigado pela Polícia Civil e o Ministério Público de Ceará-Mirim como um crime comum.

Resultado de imagem para ESTADIO BARRETAO CEARA MIRIM
Estádio Barretão
Marinho ressaltou que estranha o fato de alguns abecedistas estarem cobrando a interdição da praça esportiva, por considerar que o caso não teve qualquer ligação direta com o espetáculo e a ação da Polícia se deu para conter uma tentativa de invasão do Barrettão promovida pelos torcedores paraibanos, segundo as provas e as testemunhas do fato.

“Foi um fato isolado fora do estádio. A torcida chegou ao local promovendo tumulto e tentando invadir o estádio. A PM agiu de forma a conter aquele tumulto e infelizmente ocorreu o óbito de um torcedor. Neste momento prefiro não opinar sobre o caso, até por que ele está sendo investigado num inquérito instaurado pelo Ministério Público de Ceará-Mirim. O comando da Polícia Militar também está avaliando a situação para saber se houve algum tipo de excesso na operação. O Globo, promotor do espetáculo não teve nenhuma culpa no ocorrido”, disse Luiz Eduardo.

“Além disso, todos os laudos exigidos para o funcionamento normal daquela praça esportiva estão em dia”, ressaltou o promotor, chamando a atenção que é muito perigoso fazer a ligação dos fatos e alertando, ainda, que o problema poderia ocorrer em qualquer praça de esportes do RN, inclusive na Arena das Dunas, considerada a mais segura do estado.

“A questão deve ser apurada para saber se ocorreu ou não excesso por parte da Polícia Militar. O ocorrido não possui qualquer ligação com a questão de segurança do estádio Barrettão, mas algumas pessoas insistem em realizar comentários querendo fazer desse fato, um fator impeditivo para a realização do jogo Globo x ABC pela última rodada da fase de classificação da Série C. O ABC já jogou diversas vezes no estádio e ele reúne condições para abrigar esse jogo”, reforçou Marinho.

O departamento técnico da CBF, inclusive já detalhou a tabela da última rodada da premira fase da Série C confirmando a realização do confronto no estádio de Ceará-Mirim, a partir de então, resta aguardar os resultados das partidas que serão realizadas neste final de semana para saber o grau de decisão que o choque entre os clubes potiguares terá na 18ª rodada da competição.

Luiz Eduardo Marinho disse que já possui reuniões marcadas com o comando da PM para definir as questões visando garantir a segurança do público.

“Apenas uma situação de perigo concreto, um confronto de grande proporções entre as torcidas, poderia ter a força de modificar o local dessa partida, mas o que nós temos nessa situação é um perigo abstrato, comum a todas as praças esportivas do mundo. Nessa reunião com a Polícia Militar iremos definir, de acordo com o caráter da partida, o número de policiais que irão trabalhar fornecendo segurança ao público. O que posso antecipar, é que tendo caráter decisivo, o BOPE será destacado para auxiliar essa força de segurança”, ressaltou o promotor Luiz Eduardo Marinho.

TN

Nenhum comentário: