André Mendonça é escolhido como novo relator do inquérito do Caso Master
Após a saída de Dias Toffoli, o ministro André Mendonça foi sorteado nesta quinta-feira 12 como o novo relator da apuração que investiga as irregularidades envolvendo o Banco Master no Supremo Tribunal Federal.
O novo relator vai herdar todas as provas e atos relacionadas ao processo. A relatoria de Toffoli foi criticada por suas conexões com o entorno do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master.
Mais cedo, todos os ministros da Corte se reuniram para tentar achar uma solução para a crise. Os magistrados decidiram rejeitar a ação que podia retirar Toffoli da relatoria e o ministro pediu que o presidente da Corte fizesse um novo sorteio para a escolha de outro relator.
Em uma nota assinada por todos os 10 ministros, os colegas de Corte expressaram apoio pessoal a Toffoli e rejeitaram a existência de indícios que apontassem para a suspeição do então relator. “Respeitando a dignidade de Sua Excelência, bem como a inexistência de suspeição ou de impedimento. Anote-se que Sua Excelência atendeu a todos os pedidos formulados pela PF e PGR”, diz o texto.
A reunião teve início por volta das 16h15 e se estendeu até às 19h, quando os ministros fizeram uma pausa. Depois, a reunião foi retomada às 20h e seguiu até às 20h30.
O encontro foi convocado após a revelação de que a Polícia Federal encontrar uma menção ao nome de Toffoli em uma mensagem no celular de Vorcaro. O conteúdo da mensagem está em segredo de Justiça.

Nenhum comentário:
Postar um comentário