Viviane Barci assume caso no STF em defesa de sócio de Vorcaro
A advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, passou a atuar na defesa do empresário Lucas Prado Kallas em um processo que tramita na Corte. Ele acionista na empresa Biomm, juntamente com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Na petição apresentada ao Supremo, não há menção direta a Moraes, mas constam as assinaturas de dois filhos do casal.
Kallas é investigado em um desdobramento da Operação Rejeito, que apura o suposto uso irregular de um plano de recuperação ambiental para encobrir a ampliação de atividades de mineração em Minas Gerais. O processo teve início na primeira instância, em Belo Horizonte, mas foi remetido ao STF em razão da existência de foro privilegiado de um dos envolvidos.
O empresário ganhou projeção nacional em 2025, quando foi elogiado publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o chamado “Conselhão”.
Na ocasião, Lula afirmou que Kallas era sério, comprometido com o desenvolvimento do país.
Em 2008, o emoresário foi preso durante a Operação João de Barro, que apurava desvios de recursos do PAC no segundo mandato de Lula. Em entrevista à Agência Pública, ele afirmou que a maioria das ações foi encerrada com reconhecimento de sua inocência.
Em março de 2025, voltou a ser citado pela Operação Parcours, que investigou supostas irregularidades ambientais na Mina Curumi, em Minas, atribuídas à Empresa de Mineração Pau Branco. Segundo a PF, o prejuízo ambiental estimado chegaria a R$ 832 milhões. Kallas afirmou que sua inclusão no inquérito era “completamente descabida”.
Agora, com o caso no Supremo, optou por contratar o escritório liderado por Viviane Barci para atuar em sua defesa.
pleno.news

Nenhum comentário:
Postar um comentário