29/01/2026

'EUA GOSTARIAM DE VER MUDANÇA DE REGIME EM CUBA' - DIZ SECRETÁRIO DE ESTADO, MARCO RUBIO

Rubio diz que EUA gostariam de ver mudança de regime em Cuba

Nesta quarta-feira (28), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que o governo do presidente Donald Trump gostaria ver uma mudança de regime em Cuba, embora tenha esclarecido que isso não significa que Washington vá provocá-la.

– Gostaríamos, mas isso não significa que vamos provocar uma mudança, embora adorássemos vê-la. Não há dúvida de que seria um grande benefício para os Estados Unidos se Cuba deixasse de ser governada por um regime autocrático – afirmou Rubio.

Ele deu declarações durante sua audiência no Senado para informar sobre os planos do governo na Venezuela.

Questionado pelos congressistas sobre se os EUA pretendem recorrer ao poder militar ou a outros mecanismos de coerção para promover uma mudança de governo na ilha, Rubio respondeu que isso está previsto na legislação americana.

– O embargo americano contra Cuba está codificado. Foi codificado na lei e exige uma mudança de regime para que possamos levantar o embargo – declarou o secretário de Estado, que é filho de imigrantes cubanos.

Trump afirmou, na terça-feira (27), que Cuba está prestes a cair porque, após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro por parte dos EUA, a ilha não recebe mais petróleo venezuelano. Essas declarações foram respondidas pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba, que reiterou sua “posição anti-imperialista firme e inabalável”.

Havana e Washington estão no momento de maior confronto verbal em décadas, desde que, em 3 de janeiro, uma operação militar dos Estados Unidos capturou Maduro, que mantinha uma forte aliança política e apoio com o envio de petróleo para a ilha caribenha.

*Com informações da Agência EFE

Nenhum comentário: