CPMI do INSS decide interrogar Daniel Vorcaro na próxima semana no Congresso
Presidente da CPMI do INSS, o senador Carlos Viana anunciou, nesta quarta, a convocação de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para depor no Senado no próximo dia 5 de fevereiro.
Além do dono do Banco Master, Viana confirmou a convocação de outro investigado nas fraudes contra aposentados, o CEO do Banco BMG Luiz Félix Cardamone Neto, para depor na mesma data.
“Comunicamos ao Brasil que Daniel Vocaro e Luiz Félix Cardamone Neto foram convocados para comparecer nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, perante a CPMI do INSS”, disse Viana.
O colegiado, segundo Viana, também vai buscar formas de ouvir Maurício Camisoti, que tem um Habeas Corpus que o protege de prestar contas aos senadores.
Vorcaro é suspeito de ter criado uma rede de influência em Brasília para acobertar fraudes do Master estimadas em 50 bilhões de reais.
A CPMI investiga fraudes em empréstimos consignados concedidos a aposentados e pensionistas do INSS, além de suspeitas de crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa.
No fim do ano passado, os integrantes da CPMI aprovaram as quebras de sigilo fiscal, bancário e telemático do banqueiro.
Os requerimentos, apresentados por diferentes parlamentares, autorizaram a obtenção de dados de diversas empresas de tecnologia, incluindo Meta, WhatsApp, Google, Telegram, Apple, Twitter e Bytedance (TikTok).
Ainda não está claro se Vorcaro vai prestar depoimento no Senado em uma sessão pública, com transmissão para todo o país, ou se os políticos escolherão uma sessão secreta para ouvir o banqueiro.
Além das questões relacionadas ao INSS, os senadores e deputados vão focar nas relações do banqueiro com poderosos dos Três Poderes da República. O interrogatório, marcado para o dia 5, deve movimentar o início dos trabalhos no Congresso na próxima semana.
Veja

Nenhum comentário:
Postar um comentário