01/12/2025

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal faça uma nova perícia médica sobre o general Augusto Heleno, que está preso no Complexo Militar do Planalto, em Brasília. A medida atende ao pedido da defesa, que quer prisão domiciliar humanitária ao alegar que o militar, de 78 anos, tem Alzheimer. Moraes afirmou que há contradições entre o exame de corpo de delito feito antes da prisão, que aponta diagnóstico desde 2018, e os documentos entregues pelo advogado do ex-ministro. Por isso, pediu um laudo detalhado, com histórico médico, exames clínicos e avaliações neurológicas. – A análise do pedido exige a comprovação do diagnóstico de demência mista – escreveu o ministro ao determinar a nova perícia. A PF terá 15 dias para concluir o laudo, incluindo exames laboratoriais e de imagem, caso necessário. O objetivo é esclarecer o estado cognitivo do general e identificar possíveis limitações que possam justificar cuidados especiais. No exame realizado pelo Exército no Comando Militar do Planalto, Heleno disse ter perda de memória recente e relatou, desde 2018, um quadro de demência progressiva, além de hipertensão e prisão de ventre.


*O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), chegou no fim da manhã desta segunda-feira (1º), à celebração do 134º aniversário do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (Rota) na cidade de São Paulo. Ele foi uma das lideranças homenageadas no evento. Motta recebeu uma medalha da Rota e elogiou Guilherme Derrite (PP-SP) por ter relatado o PL Antifacção. Ele também fez um aceno ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). – Fica aqui o meu agradecimento a você [Derrite], o meu agradecimento ao governador Tarcísio e a todos que fazem a Polícia Militar do Estado de São Paulo por termos construído juntos essa matéria [PL Antifacção], que sem dúvida alguma deixará um grande legado para a segurança pública, dando às nossas forças de segurança, às nossas polícias, a condição de trabalhar de forma integrada com as forças nacionais para que possamos dar a resposta que o Brasil espera ao crime organizado que tem amedrontado a nossa sociedade – disse Motta.


*A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (1º) que os últimos exames de imagem do presidente Donald Trump, feitos em outubro no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, não apontaram nenhum problema. Segundo o boletim médico, coração, vasos sanguíneos e órgãos abdominais do republicano estão “perfeitamente normais”. O laudo garante que não há sinais de estreitamento arterial, inflamação ou coagulação. As câmaras do coração têm tamanho adequado, as paredes dos vasos estão “lisas e saudáveis” e, no geral, Trump apresenta “excelente saúde cardiovascular”, conforme informações do Metrópoles. O laudo também afirma que os órgãos abdominais funcionam dentro da normalidade, sem sinais de doenças crônicas ou agudas. A Casa Branca classificou a visita como parte do “check-up anual de rotina”, mesmo que o exame oficial daquele ano tenha sido encerrado em abril. President Donald J. Trump’s Advanced Imaging Results: “His cardiovascular system shows excellent health… and confirms that he remains at excellent overall health.”


*A Base Aérea de Natal (Bant) foi palco de um feito histórico: a Força Aérea Brasileira lançou o Meteor, um dos mísseis mais letais do planeta, a partir de um caça F-39E Gripen. O teste, realizado na quinta-feira passada (27), foi considerado “sucesso absoluto” e coloca o Brasil entre os poucos países capazes de operar a arma — França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Índia estão na lista. O Meteor é um míssil BVR, capaz de atingir alvos a longa distância, como caças, drones e mísseis de cruzeiro, mesmo em meio a interferência eletrônica. Diferente dos mísseis comuns, ele tem motor ramjet, que controla velocidade e combustível, acelerando na aproximação final, quando o alvo não tem como escapar. Além disso, o Meteor recebe atualizações em tempo real do caça que o lançou, podendo ter sua trajetória corrigida ou até redirecionado para outro alvo. Ele também pode ser lançado “em silêncio”, sem emitir sinais de radar, tornando sua detecção praticamente impossível. “Essa combinação torna o Meteor quase infalível”, afirma Ricardo Mantovani, da fabricante MBDA. O disparo atingiu o alvo Mirach 100/5, simulando caças em alta velocidade e altitude. Para a FAB, o exercício confirmou a precisão do Meteor e reforçou a eficiência do binômio Gripen-Meteor. O comandante da Bant, Brigadeiro Breno Diogenes, destacou que a operação fortalece a defesa aérea brasileira e a soberania do espaço aéreo do país, elevando o padrão da FAB ao nível mundial.


*O presidente Lula vetou integralmente o projeto que obrigava o SUS a distribuir cordões de girassol para pessoas com deficiências ocultas, como autismo e transtornos neurológicos. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União e volta agora para o Congresso decidir se mantém ou derruba o veto. O acessório, usado internacionalmente para indicar deficiências não aparentes, foi considerado pelo governo uma despesa sem previsão de custeio, segundo informações do Poder360. Ministério da Saúde e Fazenda alertaram que a proposta viola a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, criando gasto obrigatório sem estudo técnico ou fonte de financiamento. Segundo o Planalto, aprovar a medida sem análise do impacto orçamentário seria “contrário ao interesse público”. A proposta pretendia incluir o cordão de girassol como item obrigatório na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), mas esbarrou na realidade das contas públicas. Agora, cabe ao Congresso decidir se mantém o veto de Lula ou desafia o presidente. Para derrubar a decisão, é necessária a maioria absoluta de deputados e senadores em sessão conjunta — uma missão que promete debates acalorados e pressão política de ambos os lados.

Nenhum comentário: