01/12/2025

IRONIA DO DESTINO: JOVEM MORTO POR LEOA TINHA SONHO DE SER DOMADOR DE LEÕES NA ÁFRICA

Jovem morto por leoa tinha sonho de ser domador de leões na África

O jovem Gerson de Melo Machado, mais conhecido como Vaqueirinho, tinha o sonho de ser domador de leões na África, segundo relato da conselheira tutelar Verônica Oliveira, que acompanhava o rapaz de 19 anos desde que ele era criança. Gerson, que sofria de problemas psiquiátricos, foi morto por uma leoa neste domingo (30) após invadir a jaula do animal em um zoológico da Paraíba.

– Gerson, meu menino sem juízo… Quantas vezes, na sala do Conselho Tutelar, você dizia que ia pegar um avião para ir a um safári na África cuidar de leões. Você ainda tentou. E eu agradeci a Deus quando o aeroporto me avisou que você tinha cortado a cerca e entrado no trem de pouso de um avião da Gol. Graças a Deus, observaram pelas câmeras antes que uma tragédia acontecesse – escreveu ela, em postagem nas redes sociais.

Verônica conta que teve seu primeiro contato com Vaqueirinho – como ele era conhecido – após agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) tê-lo encontrado sozinho em uma BR aos 10 anos e o encaminhado ao Conselho Tutelar.

– Desde então, toda a Rede de Proteção me procurava sempre que algo acontecia com você. Eu conheci a criança destituída do poder familiar da mãe, impedido de ser adotado como os outros quatro irmãos. Você só queria voltar a ser filho da sua mãe, que é esquizofrênica e não tinha condições de cuidado. Sua avó, também com transtornos mentais. Mas a sociedade, sem conhecer sua história, preferiu te jogar na jaula dos leões – lamentou.

Segundo a conselheira tutelar, Gerson foi retirado do acolhimento institucional aos 18 anos e “entregue à própria sorte”. Ela afirma que vinha lutando para que o Estado prestasse a devida assistência ao rapaz, mas pareceres emitidos por profissionais do CPJM (Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira) diziam que o jovem tinha apenas um problema comportamental.

– Será que alguém com problema comportamental entra na jaula do leão? Joga paralelepípedo no carro da polícia? Não. Gerson precisava de tratamento, que não foi oferecido (…) Nós lutamos muito, tentando garantir os direitos de Gerson. O meu sentimento hoje é de revolta. Ele precisava estar em tratamento psiquiátrico e não estava – destacou.

ENTENDA

Gerson morreu neste domingo, após invadir a área restrita da leoa Leona, no Parque Arruda Câmara, mais conhecido como Bica, em João Pessoa (PB).

Ele acumulava mais de dez passagens pela polícia, tendo sido detido duas vezes em menos de uma hora na última semana. Uma das detenções ocorreu por destruir um caixa eletrônico, e a outra por atirar uma pedra contra uma viatura da Polícia Militar.

Em nota, a Prefeitura de João Pessoa afirmou que Gerson invadiu a jaula da leoa de “maneira rápida e surpreendente”, e que por isso não foi possível impedi-lo.

Confira a nota completa a seguir:

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretária de Meio Ambiente (Semam), informa que, na manhã deste domingo, um homem ainda não identificado invadiu deliberadamente o recinto da leoa no parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica).

De maneira rápida e surpreendente, ele escalou uma parede de mais de 6 metros, as grades de segurança, acessou uma árvore e invadiu o recinto. Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio. Embora as equipes de segurança tenham tentado impedir a ação, o homem agiu de forma rápida ao recinto e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.

Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. A Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes.

A Prefeitura se solidariza com a família da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável.

pleno.news

Nenhum comentário: