29/11/2025

RESUMO DE NOTÍCIAS


*A noite da última sexta-feira (28) foi duplamente amarga para o auxiliar técnico do Internacional, Emiliano Díaz, filho e braço direito de Ramón Díaz. Além da dura goleada por 5 a 1 sofrida para o Vasco em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, Emiliano enfrentou um momento inusitado e desagradável: ele foi intimado por um oficial de justiça dentro do vestiário do estádio carioca. O episódio ocorreu logo após o apito final, antes que a comissão técnica do Inter se dirigisse à entrevista coletiva. De acordo com apuração do site ge, a intimação entregue a Emiliano Díaz está ligada a um processo trabalhista. O caso envolve um ex-funcionário que prestava serviços como jardineiro para o auxiliar argentino. O vínculo do funcionário foi estabelecido durante a curta e marcante passagem da dupla Díaz por terras cariocas, entre o final de 2023 e o início de 2024.Naquela época, Ramón e Emiliano estavam no comando do Vasco da Gama, clube que ajudaram a salvar do rebaixamento na Série A, mas do qual foram demitidos após a eliminação no Campeonato Carioca e um mau início na Série A. Ao ser notificado, Emiliano Díaz minimizou a situação, afirmando que "está tudo arrumado". No entanto, o ocorrido adiciona mais um elemento de "dor de cabeça" à já crítica situação do Internacional no Brasileirão.


*Um avião da frota oficial da Venezuela voou nesta sexta-feira (29) até a região de Santa Elena de Uairén, cidade próxima à fronteira com Roraima, antes de retornar a Caracas. A informação foi dada pela CNN com base nos dados do site ADSB Exchange, que rastreou a rota da aeronave. O avião monitorado é um Airbus A-319 de matrícula YV2984, operado pela estatal Conviasa. A plataforma descreve o modelo como uma aeronave VIP do governo, já utilizada pelo ditador Nicolás Maduro em viagens internacionais. Não há indicação de que ele estivesse a bordo neste deslocamento. Segundo os dados de voo, a aeronave pousou no aeroporto de Santa Elena de Uairén, a cerca de 250 km da fronteira com o Brasil. Depois, decolou de volta para a região de Caracas. O YV2984 está na lista de sanções dos Estados Unidos desde 2020, o que impede sua entrada em território americano ou de países aliados. O avião faz parte da frota usada pelo alto escalão do regime, mas não é o único meio de transporte de Maduro. Fontes militares e civis ouvidas pelo analista internacional Lourival Sant’Anna, da CNN, afirmaram que não há qualquer sinal de fuga do ditador. O Exército brasileiro na fronteira também disse não ter recebido informação que indique movimento atípico do governo venezuelano.


*A CPMI do INSS se prepara para a sua segunda fase, em que vai mirar a cobrança irregular de créditos consignados a aposentados e pensionistas. Até aqui, os parlamentares se debruçaram sobre os descontos associativos ilegais, efetuados por entidades e sindicatos, mas a próxima etapa deve ter como alvos diversos executivos de financeiras e bancos. Relator da comissão, o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) protocolou nesta sexta-feira (28), pedidos de convocação de dez presidentes de instituições acusadas de irregularidades. Esses pedidos ainda precisam ser aprovados pelos membros da CPI. Um dos alvos é Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, preso no último dia 18 pela Polícia Federal no âmbito da Operação Compliance Zero, mas com soltura autorizada nesta sexta-feira (28). Ele é acusado de fraude de R$ 12 bilhões na venda de créditos falsos ao Banco de Brasília (BRB). O critério para a escolha dos executivos foi o volume de reclamações registradas na plataforma Consumidor.gov.br e junto à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça. No caso da convocação de Eduardo Chedid, do PicPay, o requerimento cita ainda a atuação da fintech no programa “Meu INSS Vale+”, lançado em 2024 e que previa a antecipação de até R$ 150 do benefício. A autarquia suspendeu a ação em maio do ano seguinte após denúncias de que a empresa cobrava taxas para transferir o valor antecipado, o que contrariava as regras estabelecidas. Outra executiva convocada é Leila Pereira, presidente da Crefisa e do Palmeiras. A financeira assumiu a maior parte da folha de pagamento de novos benefícios previdenciários após arrematar um pregão em outubro de 2024. Houve denúncias de “graves falhas operacionais, contratuais e sistêmicas” contra a empresa, o que levou o INSS a suspender cautelarmente parte dos contratos. Os relatos dão conta de pressão sobre clientes para abrir contas correntes e contratação de produtos não solicitados, o que configuraria prática de venda casada.


*O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) criticou nesta sexta-feira (28) a posição do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre a anistia aos condenados do 8 de Janeiro. Em vídeo publicado nas redes sociais, o petista afirmou que Tarcísio defendeu o tema apenas para se aproximar do eleitorado bolsonarista após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração de Zarattini ocorreu depois de Tarcísio pedir, na terça-feira (25), que o Congresso avance na anistia durante evento com prefeitos no Palácio dos Bandeirantes. Segundo o deputado, o gesto ocorreu porque o governador pretende disputar a Presidência em 2026. “Ele sabe que só com o centrão ele não vai a lugar nenhum”, afirmou. Zarattini também criticou a gestão estadual e disse que Tarcísio deveria apresentar resultados em São Paulo antes de entrar no debate nacional. O governador segue na defesa de sua reeleição em São Paulo e afirma que o campo da centro-direita deverá apresentar um plano conjunto para 2026. A prisão do ex-presidente aumentou a pressão dentro da direita por um nome competitivo para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026.


*A Prefeitura de Mossoró, no Oeste potiguar, sancionou uma lei que cria o Programa Passe Livre Estudantil. A medida visa garantir transporte público totalmente gratuito para estudantes do município. A Lei nº 4.246/2025 assegura até quatro passagens por dia para alunos de instituições públicas e privadas, nos níveis municipal, estadual e federal, além de estudantes de cursos técnicos e universitários. O acesso ao benefício será feito por meio da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida gratuitamente. A carteirinha também poderá ser usada nos fins de semana, feriados e períodos de férias, permitindo que os estudantes tenham acesso a atividades culturais, esportivas, de lazer e convivência pela cidade. Segundo a prefeitura, ao retirar o custo do transporte do dia a dia, o programa também amplia as condições de permanência dos alunos nos estudos, facilita o acesso a cursos profissionalizantes e formação superior e ajuda a reduzir desigualdades entre estudantes de diferentes regiões da cidade. A nova lei também preserva direitos que já existiam, como a gratuidade e a meia passagem para os grupos contemplados em normas anteriores. A lei prevê que a carteira estudantil é de uso pessoal. De acordo com o texto, se forem constatadas fraudes, adulterações, violações ou utilizações indevidas, o titular poderá ter por 12 meses ou até 36 meses.

Nenhum comentário: