29/11/2025

CANALHICE: LULA DIZ QUE ESTES TERRORISTAS SÃO APENAS TRAFICANTES VÍTIMAS DOS USUÁRIOS

Polícia apreende dois canhões anti-drones em operação no Rio de Janeiro

Equipamentos de guerra com tecnologia anti-drone foram apreendidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro durante uma operação realizada na comunidade da Ribeira, na Ilha do Governador, Zona Norte da capital fluminense. Os dois canhões anti-drones, de uso restrito, são dispositivos eletrônicos capazes de bloquear o sinal de aparelhos que sobrevoam a área onde a ferramenta está instalada.

A apreensão dos canhões difere do sistema de fuzis anti-drone, que exige que o operador aponte diretamente para o equipamento que está no ar. A ação é marcada como a primeira vez que um equipamento desse tipo é apreendido na região da Ilha do Governador.

A área, conforme apuração da reportagem da Brasil Urgente com a repórter Yasmin Bachour, é palco de uma disputa territorial entre duas facções criminosas que buscam explorar o tráfico de drogas na região. A polícia trabalha com a hipótese de que os canhões anti-drones seriam usados por traficantes para monitorar a movimentação de grupos rivais e dificultar a vigilância de sobrevoo.

A chegada da polícia ao local onde os equipamentos estavam escondidos ocorreu após uma investigação inicial sobre um desmanche de carros roubados na comunidade. Ao chegarem na área, os agentes receberam uma nova denúncia, indicando que em uma casa vizinha funcionava uma central clandestina de internet.

Na mesma operação, além dos dois canhões anti-drones, os policiais apreenderam rádios comunicadores e um revólver que estava parcialmente desmontado.

A apreensão de armamento anti-drone no Rio de Janeiro não é inédita. Em julho deste ano, um canhão anti-drone de última geração havia sido encontrado em um esconderijo na Favela do Acari, também localizada na Zona Norte do Rio. A continuidade das investigações busca identificar os responsáveis pela posse do material de uso restrito e qual a rede de distribuição desses equipamentos no estado.

band.com

Nenhum comentário: