Supremo dos EUA permite de novo que Trump revogue TPS de venezuelanos
Nesta sexta-feira (3), a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu a favor do governo do presidente Donald Trump e permitiu de novo a revogação do status de proteção temporária (TPS) de cerca de 300 mil imigrantes venezuelanos.
O tribunal decidiu, com placar de seis votos a favor e três contra, dar razão ao Departamento de Segurança Nacional e contrariar a decisão de um tribunal do distrito da Califórnia que negou ao governo Trump a possibilidade de suspender o TPS para cerca de 600 mil imigrantes.
Com este veredito, centenas de milhares de venezuelanos que haviam sido beneficiados poderão ser deportados, mas a decisão pode não afetar, por enquanto, beneficiários haitianos do TPS.
As juízas progressistas Sonia Sotomayor, Elena Kagan e Ketanji Brown Jackson se opuseram à decisão da maioria conservadora.
O governo pediu ao Supremo, no final de setembro, que fosse permitido retirar as proteções contra a deportação que tinham sido estendidas a cerca de 300 mil venezuelanos que vivem atualmente nos EUA.
O veredito da Suprema Corte é parte de uma disputa jurídica que começou em 2021, quando o governo Trump – então em seu primeiro mandato – tentou pela primeira vez acabar com o TPS para os venezuelanos.
Desde então, tribunais inferiores bloquearam a medida em várias ocasiões, gerando um longo processo de apelações.
EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário