“Se não entregarem armas, nós as tiraremos”, diz Trump ao Hamas
Nesta terça-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu ao Hamas que, se o grupo terrorista palestino não entregar as armas como está estipulado no plano de paz para Gaza, será obrigados a entregá-las de forma “rápida” e à força. Ele deu declarações a jornalistas durante um encontro na Casa Branca com o presidente da Argentina, Javier Milei.
Trump também afirmou que o Hamas, “no mais alto nível”, garantiu que cumprirá o compromisso de desarmamento.
– Se eles não entregarem as armas, nós as tiraremos. Como faremos isso? Não preciso explicar, mas se não aceitarem o desarmamento, nós os desarmaremos. Eles sabem que não estou brincando – declarou Trump.
Trump reiterou que, se for preciso intervir para que o Hamas deponha as armas, estas ações “ocorrerão rápido e talvez com violência”, mas não especificou prazos.
O mandatário, que retornou do Egito depois de participar em uma cúpula com vários líderes mundiais para certificar o apoio a seu plano de paz para a Faixa de Gaza, destacou a entrega de reféns israelenses no cumprimento da primeira fase de sua proposta.
– Fizemos algo monumental. Recuperamos os reféns. Isso era a primeira coisa que tínhamos que fazer, sobretudo, recuperar os reféns – disse.
Na última sexta-feira teve início o cessar-fogo, e com isso o começo da primeira fase do plano de Trump para o enclave palestino, que inclui a suspensão dos ataques, a libertação dos 20 reféns vivos em troca de prisioneiros palestinos e a retirada parcial das tropas israelenses.
Se prosseguir, a segunda fase da proposta estipula a desmilitarização de Gaza, o envio de uma força internacional de estabilização e um plano de reconstrução com apoio das nações árabes.
*Com informações da Agência EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário