24/10/2025

O CIDADÃO DE BEM DEPENDER DESSAS 'CARNIÇAS' PARA VIVER ESTÁ LASCADO

Gustavo Petro chama barqueiros do tráfico de “trabalhadores”

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu ser “linguisticamente incorreto” chamar de “traficantes” os operadores de barcos usados no narcotráfico, afirmando que tais indivíduos devem ser descritos como “trabalhadores”. A fala polêmica ocorreu nesta quinta-feira (23), durante discurso sobre a tensão diplomática entre Colômbia e Estados Unidos.

– Na minha opinião, chamar esses barqueiros de “traficantes de drogas” não é linguisticamente correto. Eles são “trabalhadores do tráfico de drogas”. Assim como há agricultores que acabam sendo abastecidos com insumos por meio de folhas de coca em troca de dinheiro e por causa da pobreza – argumentou Petro.

Ao longo do pronunciamento, o presidente criticou a operação realizada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos no Mar do Caribe contra embarcações ligadas ao narcotráfico, afirmando que a ação viola resoluções da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Petro disse ainda que um dos barqueiros interceptados é um pescador de Santa Marta, membro de uma família tradicional, que “pode ter sido fisgado de forma intermitente, por falta de recursos financeiros para outra tarefa além do transporte de cocaína para os Estados Unidos”.


As falas despertaram indignação por parte da oposição. A senadora María Fernanda Cabal, afirmou que o presidente normaliza o crime organizado, justifica a ilegalidade e dilui a responsabilidade ao chamar de “trabalhadores” aqueles que colaboram com o tráfico de drogas. Para ela, ao fazer declarações como essas, Petro “não tem como se defender das acusações do presidente Trump”.

ACUSAÇÕES DE DONALD TRUMP

No último domingo (19), o chefe da Casa Branca anunciou o fim da ajuda com subsídios à Colômbia e chamou Petro de “líder do tráfico de drogas”, prática que, de acordo com ele, se tornou “o maior negócio” do país latino.

– O presidente colombiano Gustavo Petro é um líder do tráfico de drogas que incentiva fortemente a produção em massa de drogas, em campos grandes e pequenos, por toda a Colômbia. Tornou-se, de longe, o maior negócio da Colômbia, e Petro não faz nada para impedi-lo, apesar dos pagamentos e subsídios em larga escala dos EUA, que nada mais são do que um roubo a longo prazo da América – escreveu, na Truth Social.

Nesta quarta-feira (22), o republicano voltou a abordar o assunto, chamando Petro de um “bandido e um cara mau” que “fabrica muitas drogas”.

– Eles têm fábricas de cocaína. Cultivam todo tipo de porcaria e as drogas ruins que entram nos Estados Unidos geralmente passam pelo México, e é melhor ele ter cuidado e tomar medidas muito sérias contra ele e seu país – acrescentou.

LULA CAUSA POLÊMICA COM FALA SOBRE TRAFICANTES

Aliado de Gustavo Petro, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também fez uma declaração polêmica envolvendo traficantes, nesta sexta (24). Em entrevista na Indonésia, ele afirmou que “usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.

Na ocasião, o petista criticava as ações do governo de Donald Trump contra o tráfico internacional de drogas. Para ele, o norte-americano deveria cuidar dos usuários em vez de enviar as Forças Armadas por terra, ar ou mar.

– É muito melhor os Estados Unidos se disporem a conversar com a polícia dos outros países, com o Ministério da Justiça de cada país, para a gente fazer uma coisa conjunta. Porque se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro para fazer o que quer, onde é que vai surgir a palavra respeitabilidade da soberania dos países? É ruim. Então eu pretendo discutir esses assuntos com o presidente Trump, se ele colocar na mesa – afirmou.

Veja:

Nenhum comentário: