15/08/2025

BRASIL QUER DAR O 'DLIBLE DA VACA' NOS EUA, MAS ADVOGADOS DIZEM QUE É ILEGAL

Triangulação: por que mandar produtos para outro país antes dos EUA para driblar tarifaço é ilegal; veja o que é permitido

Mandar produtos brasileiros para um país intermediário e, de lá, enviá-los para os EUA poderia ser uma alternativa para o Brasil escapar da tarifa de 50% imposta por Trump? Não, disseram advogados ouvidos pelo g1.

Esse tipo de ação é ilegal e pode sair caro para os importadores norte-americanos, que são os que pagam o tarifaço quando compram produtos estrangeiros.

Produtos brasileiros até podem passar por outros países antes de chegarem aos EUA. Mas só se houver a industrialização do alimento: ele sai do Brasil e é transformado em outro produto em um país intermediário, para, então, ser vendido por esse país aos norte-americanos. É algo que acontece com o café, por exemplo.

Outra saída legal é a das empresas brasileiras que possuem unidades de produção em outros países e não dependem totalmente do que é feito no Brasil para exportar para os EUA, que é o caso de grandes frigoríficos (saiba mais). É uma alternativa que requer altos investimentos.

O que não se pode fazer

Na chamada triangulação, o país de origem mandaria o produto para um destino intermediário, por exemplo algum país que tenha sobretaxa menor do que o Brasil. E, de lá, o produto embarcaria para o país de Trump, com os importadores pagando apenas a taxa correspondente à daquele fornecedor.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: