Vereadora do PSOL confunde bandeira da França com EUA
A vereador Luana Alves (PSOL) resolveu criticar o prefeito Ricardo Nunes (MDB) por conta das cores projetadas na fachada da Prefeitura. Ela afirmou que era um posicionamento à favor dos Estados Unidos, mas estava errada.
– INACREDITÁVEL! Ricardo Nunes manda projetar as cores dos ESTADOS UNIDOS na faixada (sic) da Prefeitura de São Paulo. O bolsonarismo odeia o Brasil! – escreveu a psolista na rede social X.
O que a vereadora não sabia é que, tanto a fachada da Prefeitura, quanto do Viaduto do Chá estão iluminados com as cores azul, branco e vermelho em razão do Dia da Bastilha, feriado francês que é celebrado no dia 14 de julho.
A resposta sobre a razão para a homenagem na Prefeitura da capital foi passada por internautas e também pela vereadora Sonaira Fernandes (PL) que fez questão de corrigir sua colega de Câmara Municipal:
Mulher, bem que poderia ser a dos EUA… mas essa é a bandeira da FRANÇA. É uma homenagem para o Dia da Bastilha, um feriado francês. A vereadora do PSOL anda tendo pesadelos com os Estados Unidos ultimamente! – respondeu a líder do PL na capital paulista.
O pedido para a homenagem foi feito pelo consulado francês na capital e, por tanto, entre os dias 11 e 14 de julho a Prefeitura e o Viaduto do Chá refletirão as cores da bandeira francesa. No dia 14 ainda acontecerá um evento comemorativo no Teatro Municipal.
Para quem não sabe, o Dia da Bastilha comemora a queda da Bastilha (1789) foi um marco na história da França, pois aquela prisão simbolizava o absolutismo monárquico. Sua queda marcou o início do fim do Antigo Regime e a ascensão da República Francesa, com seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
pleno.news
Nenhum comentário:
Postar um comentário