27/12/2024

PRESIDENTE ALEMÃO ANTECIPA ELEIÇÕES APÓS DISSOLVER PARLAMENTO

Presidente dissolve Parlamento alemão e antecipa eleições

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, ordenou, nesta sexta-feira (27), a dissolução da câmara baixa do Parlamento e confirmou o dia 23 de fevereiro como data das próximas eleições gerais.

Com isso, Steinmeier respondeu ao pedido do chanceler Olaf Scholz, que perdeu uma moção de confiança em votação parlamentar no início do mês e pediu a antecipação do pleito para essa data, após chegar a um acordo com os partidos da oposição. A eleição estava originalmente prevista para setembro de 2025.

O presidente alemão fez o anúncio em um breve discurso no Palácio de Bellevue, sua residência oficial, no qual enfatizou a importância da “estabilidade política”.

O caso mais recente de eleições antecipadas na Alemanha remonta a 2005, sob o comando do então chanceler Gerhard Schröder.

– Estou convencido de que, para o bem-estar de nosso país, novas eleições agora são o caminho certo a seguir – disse Steinmeier.

A recessão (a Alemanha está vivendo dois anos consecutivos de retração econômica, 2023 e 2024), as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio e suas consequências para os alemães são questões que, para Steinmeier, fazem parte das tarefas com as quais o próximo governo terá que lidar, assim como o desafio da imigração, a integração, as mudanças climáticas e suas consequências.

O presidente alemão disse estar esperando por soluções dos partidos, que já estão em campanha eleitoral, junto com os cidadãos, em uma corrida na qual fazem parte “verdades dolorosas” e a escolha entre “prioridades”.

– Agora cabe a vocês, cidadãos – afirmou Steinmeier, que concluiu seu discurso convidando os alemães a votar.

EFE

Nenhum comentário: