22/07/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*A diretora do Serviço Secreto dos Estados Unidos, Kimberly Cheatle, admitiu ao Congresso nesta segunda-feira (22) que ela e sua agência falharam quando um atirador feriu o candidato presidencial republicano Donald Trump em um comício de campanha em 13 de julho na Pensilvânia. “Nós falhamos. Como diretora do Serviço Secreto dos Estados Unidos, assumo total responsabilidade por qualquer falha de segurança”, disse Cheatle, que enfrenta pedidos republicanos para ser removida, em depoimento perante o Comitê de Supervisão da Câmara dos Deputados. “A tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump em 13 de julho é a falha operacional mais significativa do Serviço Secreto em décadas”, declarou Cheatle. Diante das alegações dos republicanos de que o Serviço Secreto negou recursos para proteger Trump, ela disse que a segurança do ex-presidente aumentou antes do ataque. A audiência de segunda-feira (22) marcou a primeira rodada de supervisão do Congresso sobre a tentativa de assassinato. Na quarta-feira (24), o diretor do FBI, Christopher Wray, comparecerá perante o Comitê Judiciário da Câmara. E o presidente da Câmara, Mike Johnson, também deve revelar uma força-tarefa bipartidária para atuar como ponto de ligação para as investigações da Câmara.


*Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, pode ser o nome do Partido Democrata para a disputa presidencial que acontecerá em novembro. Neste domingo (21), o presidente americano Joe Biden desistiu de tentar a reeleição e disse apoiar Harris. Políticos de todo o mundo têm comentado sobre o que se passa nos EUA. Harris também já falou sobre outras nações, incluindo o Brasil. Em 2019, ela criticou o governo do então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL). Na época, ela afirmou que o brasileiro deveria responder pela devastação da floresta amazônica. Fora isso, em 2023, a vice-presidente americana criticou o episódio conhecido como 8 de Janeiro, no qual manifestantes depredaram os Três Poderes, em Brasília. Na posse da embaixadora norte-americana no Brasil, Elizabeth Bagley, Kamala falou que o ato foi “um claro ataque ao processo democrático”. As informações são do Poder360.


*Nesta segunda-feira (22), Donald Trump usou sua rede, a Truth Social, para ironizar o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No post, o republicano disse que o democrata “não se lembra de ter abandonado a disputa ontem”. – É um novo dia e Joe Biden não se lembra de ter abandonado a disputa ontem! Ele está pedindo sua agenda de campanha e marcando conversas com os presidentes Xi, da China, e Putin, da Rússia, sobre o possível começo da Terceira Guerra Mundial. Biden está “afiado, decisivo, enérgico e pronto pra luta” – escreveu. Após apresentar relutância em atender aos reiterados pedidos para que deixasse as eleições, Biden finalmente cedeu e anunciou sua saída da corrida presidencial, neste domingo (21). O comunicado foi feito por meio de suas redes oficiais.


*Elon Musk ironizou uma postagem de Alex Soros, filho do bilionário George Soros, em apoio à candidatura de Kamala Harris para a Presidência dos Estados Unidos, após Joe Biden desistir de se reeleger, neste domingo (21). Alex usou as redes sociais para publicar uma foto ao lado de Kamala, falando em união para eleger a atual vice-presidente dos EUA. – É hora de nos unirmos em torno de Kamala Harris e derrotar Donald Trump. Ela é a melhor e mais qualificada candidata que temos. Longa vida ao Sonho Americano! – escreveu o herdeiro. Musk, por sua vez, respondeu a postagem de Alex, na rede social X, sendo irônico: – Obrigado, Alex Soros, por revelar quem será o próximo fantoche.


*A Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte) convocou assembleia geral para a próxima sexta-feira (26), às 10h. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado no último sábado (20). Em pauta, a destituição do atual diretor-presidente da autarquia estadual, Jonny Costa, que está à frente da presidência desde junho 2022. Jonny Costa é ex-secretário de Serviços Urbanos de Natal e ex-presidente da Urbana. Além disso, é ligado ao ex-prefeito e pré-candidato Carlos Eduardo Alves (PSD), que teria sido o responsável por sua indicação ao cargo. A assembleia geral da Datanorte acontecerá na sede da Companhia, que fica na praça Augusto Severo, na Ribeira.


*Um acordo entre o PT do RN e o ex-vereador de Natal Sandro Pimentel incentivou intervenção nacional no PSOL de Natal para barrar a candidatura própria da legenda, que seria da pré-candidata a prefeita de Natal Camila Barbosa. “O PT não quer nossa candidatura. A ideia deles é de ajudar Carlos Eduardo a vencer no primeiro turno. Natália não move uma peça na sua candidatura. Com o crescimento do nome de Camila nas pesquisas, eles tentam freiar para que um segundo turno fique cada vez mais longe”, disse um pré-candidato a vereador do PSOL. “Sandro se aproximou do governo Fátima, tem várias indicações no governo e é subserviente da legenda de Natália Bezerra, por isso o interesse dele em barrar nossa candidatura própria”, disse outro membro do PSOL.

Nenhum comentário: