17/06/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS




*Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central traça um cenário desafiador para a economia brasileira. Agentes do mercado financeiro subiram a expectativa da inflação para 3,96%. É a sexta alta consecutiva. A expectativa quanto ao dólar também registrou expressiva elevação, decolou de R$5,05 para R$5,13. Outro ponto de destaque é em relação a Selic, que é a taxa básica de juros. O boletim traz expectativa de alta para 10,50%. Analistas também esperam queda no Produto Interno Bruto (PIB), que mede a taxa de crescimento do país, para 2,08% em relação a 2023. No último boletim, a taxa era de 2,09%. Há ainda previsão de maior gasto público, alcançando 63,68% do PIB.


*A Arena das Dunas celebra uma década desde que sediou o seu primeiro jogo da Copa do Mundo. Em 13 de junho de 2014, às 13h, o estádio recebeu a partida entre México e Camarões, onde a seleção mexicana venceu por 1 a 0. A partida também ficou marcada pela chuva intensa que caiu em Natal naquele dia. Sob o comando do técnico Miguel Herrera, o México derrotou a seleção de Camarões no que foi o segundo jogo da Copa do Mundo 2014. As duas seleções estavam no grupo do Brasil (que dias depois seria humilhado pela Alemanha, no fatídico 7 a 1). Ainda sem o auxílio da arbitragem de vídeo (VAR), a seleção do México teve dois gols anulados injustamente pelo colombiano Roldan Perez, 34 anos, logo no primeiro tempo.


*Apesar de já ter ficado preso por quatro anos no âmbito da Operação Lava Jato, João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, voltou a exercer influência na Petrobras. A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Há alguns anos, Vaccari Neto foi acusado de ter recebido propina em nome do Partido dos Trabalhadores no esquema de corrupção na petroleira. De acordo com o jornalista, “praticamente todas as nomeações importantes feitas hoje na Petrobras têm passado pelo crivo” do ex-tesoureiro petista, que foi preso preventivamente em abril de 2015 e condenado por corrupção passiva. Vaccari Neto ficou na prisão até 2019, quando foi liberado para cumprir pena em regime semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica. O envolvimento do ex-tesoureiro no esquema de corrupção da Petrobras foi citado em delação premiada por Pedro Barusco, ex-gerente de serviços da companhia, que disse que Vaccari Neto havia recebido propina em nome da sigla petista.


*O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) disse que está disposto a retirar do Congresso o projeto de lei que equipara o aborto ao homicídio desde que o PSOL também recue na ação que move no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre assistolia fetal. “Se o PSOL retirar a ação, posso retirar o projeto. Claro que tenho que conversar com os demais autores. Mas só fizemos o projeto por causa dessa ação. O PSOL precisa ter juízo e parar de judicializar a política”, disse Sóstenes à coluna de Raquel Landim no UOL. Proposto por 33 deputados, principalmente do PL e da bancada evangélica, o projeto de lei equipara o aborto após 22 semanas ao homicídio, mesmo nos casos de estupro. A nova legislação também tornaria ilegal a assistolia fetal – técnica que utiliza medicações para interromper os batimentos cardíacos do feto antes de sua retirada do útero. O projeto de lei foi uma resposta da bancada evangélica a uma liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes sobre o assunto. Moraes suspendeu decisão do Conselho Federal de Medicina que proibiu a assistolia fetal. A técnica permite a indução de um parto vaginal. Caso contrário, a vítima de estupro é obrigada a um parto cesárea de um bebê com vida e com risco de diversos problemas de saúde, como questões neurológicas.


*Aos 60 anos de idade, a apresentadora Xuxa Meneghel passou por 80 procedimentos estéticos em um intervalo de sete horas. As técnicas foram realizadas na clínica da médica Taiz Campbell e o principal objetivo era repor colágeno de maneira natural. – Realçar a beleza de forma elegante e sutil com Quiet Beauty requer cuidados constantes para resultados sustentáveis, envelhecendo como vinho. E o melhor, tratando do piso ao teto (cabeça, ombro, joelho e pé). Em entrevista à revista Quem, a médica detalhou os procedimentos realizados por Xuxa. Taiz contou que “o protocolo é feito conforme as necessidades de cada paciente, para realizar todos os tratamentos em um dia, combinando tecnologias e injetáveis complementares. Com isso, é possível trabalhar, com intervalos de um a sete horas, de dois a 40 procedimentos simultaneamente”. Xuxa fez microagulhamentos para evitar flacidez, bioestimulação de colágeno, microenxertos no couro cabeludo e muitos outros. A apresentadora ainda passou por técnicas como a Exomossos, que faz transporte celular com proteínas, lipídeos e ácidos.


*O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran da Silva Gallo, disse nesta segunda-feira (17) que há limites na “autonomia da mulher“, ao comentar a resolução que trata da assistolia fetal, procedimento realizado no aborto em gestações resultantes de estupro com mais de 22 semanas. “A autonomia da mulher, esbarra, sem dúvida, no dever constitucional imposto a todos nós, de proteger a vida de qualquer um, mesmo ser humano formado por 22 semanas”, afirmou Gallo. O presidente do CFM definiu que já há “viabilidade fetal” com 22 semanas de gestação, em torno de cinco meses e meio, e que, já é um “ser humano formado”. “Em todos esses casos, falamos de pré-maturidade. São situações onde há viabilidade de vida, e já não se trata de um feto, mas de um ser humano formado”, disse. As declarações foram dadas em uma sessão de debates no Senado Federal para discutir o procedimento de assistolia realizado nesta segunda-feira, que teve a presença de movimentos e deputados e senadores contra o aborto.

Nenhum comentário: