*A primeira-blogueira Janja curte a vida de esposa de presidente, passeando de barco com tacinha na mão, enquanto a população de Belém, sede da COP30, tem um dos piores índices de saneamento do Brasil: apenas 17,12% dos moradores são atendidos com a coleta de esgoto: “Oi, gente!”
*O grupo do prefeito Julio César Câmara, de Ceará-Mirim, tem se articulado para fortalecer a pré-candidatura de Antônio Henrique. Com uma gestão bem avaliada, Júlio César tem circulado com Antônio Henrique em diversas agendas. Agora, o prefeito trabalha a consolidação de apoios. Nesta semana, uma reunião teve como foco a formação de nominatas. O grupo pretende ocupar 16 das 17 vagas na Câmara Municipal de Ceará-Mirim.
*O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (UBGE) divulgou, nesta quarta-feira (27), a pesquisa sobre casamentos civis no país. Os dados mostram que, em 2022, houve 970 mil casamentos civis realizados em cartórios. Do total, 1,1% (11 mil) foram casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o que representa um aumento de 19,8% em relação a 2021. No Rio Grande do Norte, porém, houve queda no número de casamentos homoafetivos.
*Pesquisa PoderData realizada de 23 a 25 de março de 2024 mostra que 47% dos brasileiros dizem “aprovar” o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 45% declaram “desaprovar”. As taxas empatam na margem de erro do levantamento, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
*A Justiça de São Paulo decidiu multar em R$ 50 mil a prefeitura da capital paulista por realizar uma cerimônia de entrega de título de cidadã paulistana à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no Theatro Municipal. A decisão foi tornada pública nesta quarta-feira, 27. Alegando “desvio de finalidade”, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) havia proibido o uso do local para a cerimônia. Dessa forma, o Judiciário atendeu ao pedido feita pela deputada federal Erika Hilton (Psol-SP).
*Mais um grande partido passa a fazer parte do grupo político do Prefeito Taveira e do deputado Taveira Júnior, que por sua vez já anunciou o apoio ao pré-candidato Salatiel de Souza a prefeito de Parnamirim, num grande evento do PL na última sexta (22). É uma grande perda para Kátia Pires, que tenta a todo custo uma candidatura solo e vê seu arco de alianças sendo quebrado. O PP traz para o grupo uma nominata forte, com densidade eleitoral e é mais um grande partido a somar com a situação. Taveira conta agora com o reforço do deputado Taveira Júnior.
*Policiais prenderam nesta quarta-feira (27) o homem que teve a testa tatuada com a frase “eu sou ladrão e vacilão’”em 2017, após ser acusado de furtar uma bicicleta. Desta vez, o homem estaria roubando uma casa na Zona Oeste de São Paulo, dois dias após ter o alvará de soltura expedido pela Justiça. Os agentes só descobriram que era o mesmo homem do caso da tatuagem quando realizaram a prisão do dele. O homem, além do caso de 2017, já havia respondido por outros crimes. Em 2019, ele foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão após roubar um celular e um agasalho de uma funcionária de um posto de saúde na cidade de Ferrazópolis. Também em 2018, Ruan foi preso por furto em Mairiporã e novamente preso pelo mesmo crime em 2019 e em 2022.
*A 5ª Vara Criminal de Brasília recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Jair Renan Bolsonaro pelos crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e uso de documento falso. Na prática, o filho do ex-presidente virou réu na justiça. A defesa do empresário preferiu não comentar o caso. A investigação começou com a Operação Nexum, da Polícia Civil do DF, que apurou um esquema de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
*O Ministério da Justiça e Segurança Pública não vai renovar o uso da Força Nacional nas buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. A informação foi confirmada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). O uso da Força Nacional havia sido renovado, em 20 de março, por 10 dias - prazo que termina na próxima sexta-feira (29). Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro. Desde então, a operação em busca da dupla se concentra entre as cidades vizinhas Mossoró e Baraúna.
*O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, contou em entrevista à CNN que fizeram um “bolão” no PT sobre quanto tempo ele permaneceria no cargo quando assumiu o comanda da pasta. “Fizeram um bolão no PT de quanto tempo eu duraria aqui. Teve outros. Deve ter tido na Faria Lima também. Gostaria que o Brasil estivesse em outra situação, de menos oposição e mais união e reconstrução”,’ disse. Haddad é alvo constante de “fogo amigo” do partido, que demanda mais gastos públicos, principalmente da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Questionado se tinha saudades de fazer campanha política e se ainda sonhava com a Presidência da República, o ministro desconversou. “Tenho saudade de tocar violão, ler mais, ficar com meus filhos, mas foi a tarefa que assumi a convite do presidente”, disse. “Sonhar com a Presidência não faz bem à saúde”, brincou. Haddad foi candidato à presidente em 2018, quando Lula estava preso, mas perdeu para Jair Bolsonaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário