01/06/2022

JORNAL NACIONAL TEM SUA PIOR AUDIÊNCIA DESDE SUA CRIAÇÃO EM 1969 - REVELA PAINEL NACIONAL DE TV

Audiência do Jornal Nacional despenca e tem pior quadrimestre da história desde 1969, ano da criação, revela Painel Nacional de Televisão

Com mais de cinco décadas de exibição na TV, o Jornal Nacional, principal jornalístico da TV Globo, enfrenta uma crise sem precedentes. Em 2021, a empresa já havia registrado o pior ibope de sua história, mas em 2022 os números foram ainda mais desanimadores.

De acordo com dados do PNT (Painel Nacional de Televisão), divulgados com exclusividade pelo colunista Ricardo Feltrin, do portal UOL, nos primeiros quatro meses de 2022 o jornalístico registrou o menor índice de audiência de sua história. O período também está entre os oito piores já registrados pelo JN, desde o programa de estreia.

A média registrada no período foi de média de 21,4 pontos e 35,1% de share — como se chama a participação de um programa no universo de TVs ligadas. É o menor índice de share de todos os tempos.

Cada PNT equivale a cerca de 270 mil domicílios sintonizados. A análise da Kantar Media é feita nas 15 maiores regiões metropolitanas do país, e, no caso do JN, vale de segunda a sábado.

Não é possível apontar, com certeza, o motivo da perda de público daquele que ainda é líder, maior audiência e considerado o mais importante entre os telejornais da TV brasileira. Porém, é possível fazer uma ilação a respeito: o “JN” pode estar perdendo relevância porque, nos últimos anos, deixou de dar grandes furos jornalísticos. A verdade é que boa parte do que o telejornal exibe já foi publicada na internet durante o dia, analisa Feltrin.

A linha editorial também parece estar engessada há anos (quiçá, décadas); falta maleabilidade e às vezes nota-se um viés predeterminado (pela visão Globo do mundo) Além disso, nos últimos dez anos houve uma explosão nas redes sociais, bem como o surgimento do streaming. Ou seja, as pessoas agora têm outras formas de se informar ou de passar o tempo, segundo o jornalista.

Os números mostram que a queda de audiência definitivamente se aprofunda entre o ano passado e 2022, conclui o repórter.

A Globo não se manifestou.

Nenhum comentário: