30/04/2022

SÉRIE D: AMÉRICA/RN ENFRENTA O AFOGADOS/PE ÁS 17 HORAS DESTE SÁBADO (30)

América quer iniciar série vitoriosa

O América inicia hoje diante do Afogados-PE, na Arena das Dunas, uma série de quatro partidas dentro do RN, nas quais três delas serão disputadas na Arena das Dunas e que pode fazer a equipe armar a classificação para a segunda fase. A partida diante do clube pernambucano tem o início previsto para às 17 horas. Além da motivação natural, o Alvirrubro estará estreando neste confronto o treinador Edson Vieira, que chegou estabelecendo a missão para o clube conquistar 21 pontos na primeira fase, margem que, na visão do novo comandante, será suficiente para garantir uma equipe na segunda fase.

Tomando como base a edição da Série D do ano passado, nenhum clube que atingiu essa margem de pontos, foi eliminado na fase inicial. Apenas um deles conseguiu passar com uma margem de 20 pontos conquistados, o Retrô, no grupo 4. Moto Clube-MA, Atlético Cearense e Brasiliense se encaixaram dentro da margem. O América foi o terceiro colocado no grupo 3, com 22 pontos.

Edson Vieira disse que costuma trabalhar bastante com os pés no chão e ressaltou não poder falar em acesso, sem ao menos ter a classificação para a segunda fase garantida. A margem de pontos estabelecida leva em consideração a meta da obtenção de 50% dos pontos que serão disputados nas 14 rodadas da primeira fase.

Como não vai necessitar sair do RN nas próximas quatro semanas e não sofrerá com o desgaste das viagens, Vieira tem a meta de bater o aproveitamento total nos quatro jogos que irá realizar, dando ao clube mais 12 pontos e que vão fazer o América pular para casa dos 16 pontos, quando o clube vai se credenciar para brigar não apenas pela classificação, mas também pela liderança do grupo. Isso vai garantir ao grupo de fazer o mata-mata com a vantagem de fazer o segundo e decisivo confronto na condição de mandante.

Edson Vieira ainda não poderá contar com o grupo completo, a baixa já confirmada será a do atacante Wallace Pernambucano, que não joga desde a decisão do Campeonato Potiguar contra o ABC, dia 13 de abril. De acordo com o médico Marcos Rêgo, o atleta entrou na fase de transição essa semana e apesar de não estar reclamando de mais nenhum incômodo na panturrilha, será prudente não lançar o atacante diante do Afogados, deixando para ele retornar a equipe contra o Retrô, marcado para o próximo sábado, dia 7.

“A maior parte da minha carreira foi desenvolvida em São Paulo, que possui um campeonato com quatro divisões, igual ao Brasileiro. Quem trabalha lá, acredito que tem uma ideia do que é uma Série D. Sou um treinador que vive o futebol, estudo bastante e vejo jogos dos mais variados campeonatos. Quem não fizer isso não ficará atualizado”, disse.

Como só teve a oportunidade de trabalhar com o elenco ontem e ainda não sabe se poderá contar com o lateral-esquerda Rafael Carioca, devido a um corte na perna que o jogador sofreu no treino de quinta-feira, e nem com o Edson Silva, devido a um trauma no joelho, ele preferiu não antecipar muita coisa. A equipe que deverá ir a campo, caso o lateral não tenha condições de estrear, será praticamente a mesma do empate contra o Crato. Willian Marcílio e Allef, devido ao tempo em que ficaram em tratamento, devem ficar como opção no banco de reservas. A baixa já confirmada é a do goleiro Bruno Pianissolla, expulso na última rodada.

“Sabemos que há uma ansiedade muito grande para que o América alcance uma divisão que ele merece estar, o clube não é para estar numa Série D, mas muitas das vezes a ansiedade de a pessoa querer não dar um passo de cada vez acaba atrapalhando toda campanha e o clube já está enfrentando o sexto ano de Série D. Então o momento agora é de ter um pouco de calma, manter o pé no chão, aliviar a pressão. Subir para Série C é muito difícil, mas se todos desejarem caminhar numa mesma direção é possível”, disse.

TN

Nenhum comentário: