05/04/2022

CEARÁ-MIRIM: COMO SALVAR O SAAE?

 


No final do ano passado conversei com o vice-prefeito de Ceará-Mirim, Marcílio Dantas, no meu programa de rádio. Dentre os vários assuntos abordados teve o SAAE. Juro que fiquei preocupado com o que ouvi de Marcílio sobre a situação da autarquia. Marcílio disse que o SAAE trabalha com um déficit de 30% / mês.

Qual a mágica que se faz para manter uma empresa funcionando arrecadando um milhão e pagando um milhão e trezentos / mês? não tem como fechar uma conta dessas.

Neste final de semana me encontrei com um dos diretores do SAAE e abordei esse assunto, conversamos por um bom tempo e ele me explicou os motivos apontando cada um deles.

Segundo ele os vilões da situação preocupante do SAAE são; inadimplência, tarifa social e os custos para importar a água de Extremoz até Ceará-Mirim, inclusive o SAAE acabou de comprar uma bomba que custou pouco mais de cem mil reais.

Dito isto pelo diretor, fiquei mais convicto de que o problema de Ceará-Mirim não é seu povo e sim seus políticos. Explico. Os políticos de Ceará-Mirim nunca se unem em favor de uma causa que seja 'benéfica' (valeu, querida) ao povo, oposição e situação sempre foram água e óleo, as picuinhas falam mais alto. Ou você é situação, ou você é oposição, e nunca é o povo.

Se nós temos sob nossos pés uma das melhores águas do RN, porque gastar tanto com uma água importada que não chega aos 'pés' da nossa? Capela, Riachão, Gravatá, Massaranduba, dentre outras localidades, temos água mineral a nosso dispor e de primeiríssima qualidade. Se cedemos para São Gonçalo porque não podemos usá-la como legítimos donos?

Existe também uma falsa premissa de que quem faz a obra é o 'pai da criança'. Mente quem assim pensa e fala. O pai da criança é o povo que é quem custeia as obras, políticos só administram e não colocam um tostão do seus bolsos, o povo, esse sim, paga toda fatura, inclusive por muitas vezes paga mais do que ao obra vale.

Abaixo as picuinhas e unam-se em nome do nosso povo!

Nenhum comentário: