25/02/2022

DIRETOR DA GLOBO É AFASTADO APÓS ATORES DENUNCIAREM CRIME DE RACISMO

Globo liberou atores brancos no auge da covid, mas obrigou atores negros de novela a trabalhar

Vinicius Coimbra, diretor artístico de Nos Tempos do Imperador, foi afastado temporariamente de suas atividades na Globo por causa de uma denúncia de racismo. Atores negros, de acordo com relatos, foram escalados para gravar durante o pico de casos de Covid-19, enquanto o restante do elenco foi poupado de se expor.

Coimbra estava à frente da próxima novela das seis, Mar do Sertão, e foi substituído por Allan Fiterman, que dirigiu Quanto Mais Vida, Melhor!.

A reportagem é do portal Notícias da TV.

A decisão da emissora pelo afastamento de Coimbra foi oficializada no último dia 15 em resposta às acusações de preconceito racial registradas durante as gravações da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão. As atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues procuraram a direção da Globo para reclamar de posturas discriminatórias contra atores negros por parte de Coimbra e sua equipe.

Além das críticas sobre o texto considerado racista em algumas passagens, as atrizes alegam que Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores. Em documentos, inclusive, eles separavam as pessoas entre elenco branco e elenco negro. Até camarins diferentes havia nos estúdios de Nos Tempos do Imperador.

Fontes ouvidas pelo Notícias da TV ligadas ao compliance da emissora contam que, segundo Cinnara, Dani e Roberta, o elenco da pequena África era chamado “carinhosamente” de elenco preto ou negro.

“Em um dado momento, Vinicius gritou no estúdio: ‘O elenco vem comigo, os pretos ficam’. Na frente de várias pessoas. Quando alguns artistas pretos foram questioná-lo sobre essas falas, ele reagiu dizendo: ‘Vocês deveriam agradecer de estarem aqui'”, disse uma outra fonte ligada ao elenco.

[Impressionante que a Globo não tenha agido contra o comportamento racista de seu diretor artístico antes das reclamações de três atores. Não é possível que existissem camarote para brancos e camarote para negros e a emissora não soubesse. Não é razoável que o diretor tenha gritado frases racistas num estúdio cheio, a plenos pulmões, e a Globo não soubesse por ninguém, mesmo confidencialmente.]

agendadopoder

Nenhum comentário: