10/07/2021

ALÉM DE SANGRAMENTO NO ABDDÔMEN, LUCIANO SZAFIR TEVE EMBOLIA PULMONAR

Luciano Szafir: Além de sangramento no abdômen, ator teve embolia pulmonar

O ator Luciano Szafir está em ventilação mecânica depois de ser submetido a uma cirurgia de emergência para tratar um sangramento abdominal por complicações da Covid-19. A equipe médica do hospital onde ele foi internado, já iniciou o processo de retirada progressiva do respirador.

Segundo o Dr. João Pantoja, que é diretor-geral da unidade e está cuidando do caso, o ator, antes disso, tinha apresentado uma embolia pulmonar.

Em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o diretor-geral da unidade disse “Ele está se recuperando bem, após a séria intercorrência e a cirurgia abdominal a que foi submetido em 7 de julho. Estamos todos muito esperançosos de sua plena recuperação nos próximos dias”

O médico explica que, a princípio, Szafir desenvolveu uma trombose no pulmão (embolia pulmonar). Depois, veio o sangramento espontâneo no abdômen. Ele ocorreu por complicações da terapia anticoagulante, usada em pacientes com Covid, e fez com que a alça intestinal fosse perfurada. A cirurgia serviu para retirar essa alça e limpar toda a cavidade abdominal.

O ator, de 52 anos, começou a apresentar os sintomas da Covid no dia 14 de junho, na véspera da vacinação para sua faixa etária no Rio, conforme contou Luhanna Szafir, mulher dele, ao jornal Extra.

Filha de Szafir com Xuxa Meneghel, Sasha Meneghel agradeceu as mensagens de carinho e as orações numa postagem no Instagram. A apresentadora fez o mesmo em suas redes sociais.

O que é embolia pulmonar?

A embolia pulmonar é uma condição grave, também conhecida como trombose pulmonar, que surge quando um coágulo entope um dos vasos que leva sangue para o pulmão, fazendo com que o oxigênio não consiga chegar nos tecidos da parte afetada do pulmão, resultando em falta de ar repentina, tosse intensa e dor no peito, principalmente ao respirar.


msn

Nenhum comentário: