25/03/2021

CAMPEONATO POTIGUAR É OFICIALMENTE CANCELADO PELA FEDERAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE DE FUTEBOL

Federação do Rio Grande do Norte cancela estadual por conta da covid

Um dia após o Brasil alcançar a marca de 300 mil mortes por conta da covid-19, a pandemia causou mais uma mudança drástica no futebol brasileiro. Nesta quinta-feira (25), a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol anunciou o cancelamento do Campeonato Potiguar 2021.

Segundo a entidade, a medida foi tomada em conjunto com os oito clubes que disputam a primeira divisão e vários fatores foram levados em consideração para a decisão, inicialmente rejeitada pela Federação após decreto estadual de proibição de jogos e treinos.

A nota publicada no site oficial ainda faz duras críticas e levanta dúvidas se a decisão do Governo era mesmo necessária.

O Potiguar é o primeiro torneio estadual cancelado de forma oficial no Brasil em 2021.

Confira a nota completa:

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e os 8 clubes filiados disputantes da 1ª Divisão Campeonato Potiguar vem à público comunicar, em decorrência do Decreto nº 30.419, publicado em 17 de março, e do insucesso das inúmeras tentativas de sensibilização das autoridades públicas para a necessidade manutenção da competição, o cancelamento definitivo da edição 2021 do Campeonato Potiguar, pelas seguintes razões:

O Decreto supracitado suspendeu a competição, bem como os treinamentos das equipes. Embora os clubes de futebol tenham demonstrado que obedecem a todos os protocolos do comitê cientifico e que estatisticamente não há casos relevantes de contaminação, ou mesmo agravamento de pacientes envolvidos no futebol com o covid-19, as atividades permaneceram suspensas.

Os clubes do RN respeitaram as decisões proferidas, todavia, fomos surpreendidos com a recente deliberação do Governo do Estado, emitida através Nota Técnica assinada pelos secretários estaduais do Gabinete Civil e da Segurança Pública, onde foi aberta uma exceção para as equipes que estão disputando competições nacionais.

Tal decisão demonstra que o motivo maior da suspensão da competição não é a propagação da covid-19 e muito menos as vidas que se perderam no Rio Grande do Norte em decorrência da doença. Se assim fosse, não seriam abertas exceções para beneficiar determinadas equipes. Trata-se de um motivo político, sem qualquer coerência ou razoabilidade.

Nenhum comentário: