

No último mês de abril do corrente ano, o Dr. Luciano Morais, Secretário de Defesa Social, participou do evento internacional voltado para a área de Defesa Civil.
O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília e contou com a participação de vários representantes da área de Defesa Civil, da esfera Estadual e Municipal do país. O vento contou também com a participação de representantes de outros países, onde na ocasião, mostraram várias experiências bem sucedidas na área da Defesa Civil com ênfase nas ações preventivas.
No primeiro dia dos trabalhos, o qual foi destinado às apresentações das experiências, no decorrer do evento todos os Gestores Municipais que se fizeram presentes foram convidados para uma grande reunião onde discutiram de forma rápida e objetiva alguns pontos relacionados à gestão de recursos oriundos da pasta de defesa civil e que é um problema grande, pois o ente federado só repassa os recursos aos municípios quando os desastres acontecem, isso quando repassam, e gera um grande entrave na política de gestão de defesa civil eficiente e eficaz que se procura atingir hoje em todo o mundo.
A grande discussão neste evento foi levar a todos a refletir sobre a importância de se trabalhar a prevenção, pois os desastres vão acontecer e é preciso que os Estados e os Municípios estejam preparados para que os resultados sejam mitigados, ou seja, é preciso trabalhar voltados para que os estragos sejam de menor proporção e que assim, não se venham a ter tragédias como às últimas acontecidas aqui no Brasil, por exemplo. Disse: o Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais.
O segundo dia foi totalmente voltado para as câmaras temáticas onde vários assuntos foram abordados, inclusive a questão das Coordenadorias e/ou departamentos de defesa civil nos municípios, a mobilização de toda a população. Outro tema também bastante discutido foram as epidemias, com ênfase na questão da Dengue, relatou o Dr. Luciano.
”Isso nos proporcionou um maior conhecimento sobre o assunto e nos deu embasamento para planejar ações voltadas para essa problemática”, enfatizou o Secretário.
“Ceará – Mirim, foi o único município da região metropolitana e da região do mato grande que se fez presente no evento. Esse fato tem seu lado positivo, que foi o de que realmente se busca qualidade no desenvolver de ações para a cidade, mas tem um lado negativo, que é saber que a nova filosofia de ações voltadas para a defesa civil ainda é desconhecida nos municípios mais próximos de Ceará – Mirim e isso ainda é um problema, pois as palavras-chave eram: INTEGRAÇÃO E PREVENÇÃO”, finalizou o Secretário.
Sedesc
3 comentários:
esperamos que DR. OXO coloque em prática o que viu,que seja um multiplicador,espero que não tenha ido a passeio,pois essa gestão está batendo record.Será que DR. OXO vai saber fazer?
até aqui essa sec. de oxo num disse pra que veio... ainda bem que falta 1 ano e 7 meses pra esse povinho cair fora!
Esse anônimo ai de cima só pode ser um despeitado, doidinho pra tá no lugar de quem tá lá.Esse tipinho eu conheço.Imcompetente.kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Postar um comentário