07/06/2026

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

INFELIZMENTE: Victoria Barros, potiguar de 16 anos, terceira do mundo entre as tenistas até 18 anos, foi semifinalista em Roland Garros, perdendo da chinesa Xinran Sun, na sexta, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3). Ela foi a primeira brasileira desde a paulista Dadá Vieira, em 1987, a ir tão longe em um Grand Slam juvenil em simples. No ranking da Associação de Tênis Feminino, Victoria está na 968ª colocação.


CAMPEÃO: O goiano Luiz Augusto Queiroz Miguel, de 17 anos, fez história em Paris (França) neste sábado (6). Guto, como é conhecido, tornou-se o primeiro brasileiro a ser campeão de simples entre os juvenis em Roland Garros, um dos quatro principais torneios do tênis mundial, os Grand Slams – os demais são o Aberto da Austrália, Wimbledon (Grã-Bretanha) e US Open (Estados Unidos).


FATO: O que são considerados terroristas para este desgoverno Descondenado são senhorinhas com a Bíblia na mão, o empresário que fez um Pix de R$ 500,00 para ajudar no frete de um ônibus, a moça que riscou uma estátua com batom e até o vendedor de algodão-doce do evento de 08/01. Mas o PCC e o CV, que esvaziam cidades com ameaças, que fazem uma criança cavar a própria cova e que atiram pessoas para serem alimento de jacarés, não são considerados terroristas. Para eles, os terroristas são os presos e exilados do dia 08/01, e não o PCC. Revoltante!


'MALAFAIANDO': Em vídeo publicado nas redes sociais neste sábado (05), o pastor Silas Malafaia expressou indignação ao relatar que sua esposa, a pastora Elizete Malafaia, se tornou alvo de 'calúnia e difamação' por parte de 'canalhas esquerdopatas'. Na gravação, o líder cristão rebateu a acusação feita pelo portal Diário do Centro do Mundo, de que Elizete teria recebido R$ 51 mil da Prefeitura de São Paulo por meio da produtora do filme Dark Horse, para palestrar.


FLOPOU: Evento FRACASSADO e Chacota no mundo todo! Depois de tanto zombar do jeito de alguns mineiros falarem, Gilmar Mendes tentou discursar em inglês durante seu evento para impressionar advogados e empresários, mas acabou virando motivo de chacota nas redes sociais. É difícil entender uma única palavra da pronúncia.


VERO: Quando o delegado chefe da PF sai em 'defesa' do crime, como é o caso do Brasil, é sinal que o a 'vaca já foi pro brejo faz tempo'. O Brasil tá no mato sem cachorro!


ARRECADAÇÃO: Os contribuintes do Rio Grande do Norte já pagaram R$ 12,75 bilhões em impostos em pouco mais de cinco meses de 2026, segundo dados divulgados pelo Impostômetro. O painel aponta que, entre 1º de janeiro e 6 de junho, a arrecadação de tributos no estado alcançou R$ 12.749.711.628,32. O valor reúne impostos, taxas e contribuições recolhidos pelos governos federal, estadual e municipal.


TÊNIS: O brasileiro João Fonseca assegurou sua permanência entre os 25 melhores tenistas do ranking da ATP após a desistência do italiano Matteo Arnaldi da semifinal de Roland Garros, nesta sexta-feira (05). Arnaldi, que abandonou a disputa em razão de uma virose, era o único jogador com chances matemáticas de ultrapassar o brasileiro na atualização da classificação mundial.


HILÁRIO: É 3SCR3V3R A551M. N40 É CH1QU3.


CONSELHO: 'Eu sugiro ao Andrei Rodrigues, Diretor da PF, que tente entrar num morro carioca sem pedir licença aos donos. Ele não entra. Então, não é a Soberania Nacional que está ameaçada pelos Estados Unidos, é a soberania dos territórios controlados pelos bandidos', (Augusto Nunes)


TJRN: O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte marcou para o dia 17 o início do processo de escolha para a vaga aberta de desembargador. A data foi comunicada pelo presidente do TJRN, desembargador Ibanez Monteiro, durante a sessão do Pleno de quarta-feira 3, após o tribunal ser notificado pelo Conselho Nacional de Justiça sobre a necessidade de dar andamento ao procedimento.


ASSIM: COISAS QUE NÃO DEVEMOS ESQUECER: O sítio era do 'amigo' do Descondenado. Em depoimento à Justiça, Marcelo Odebrecht voltou a afirmar que o pedido das reformas no sítio teria partido de Marisa Letícia como uma surpresa para o Descondenado.


DITADOR: O ministro Alexandre de Moraes autorizou, nesta sexta-feira, 05, a entrada de um prestador de serviços na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Após o pedido de Bolsonaro para o acesso de um encanador, Moraes autorizou a entrada do profissional nos dias 9, 10 e 11 de junho, das 8hs às 17hs. O magistrado estabeleceu ainda que o profissional seja submetido a uma inspeção antes de entrar, além de exigir que telefones celulares e demais dispositivos eletrônicos fiquem retidos com a equipe de segurança do imóvel.


ISSO: A priorização de eventos festivos em detrimento de áreas essenciais como saúde e infraestrutura é um tema recorrente de debate político. Enquanto a cultura e o lazer têm valor social, gastos desproporcionais com festas em cidades com carências básicas levantam questionamentos sobre as prioridades da gestão pública.


ENTONSE: Pra você que vive no meio do povo e precisando dele cotidianamente, a empatia não seria mais interessante que a antipatia? É não? ENTONSE..... Lasque!


FUTEBOL: A Seleção Brasileira venceu o Egito por 2 a 1 neste sábado (6), em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026. A partida marcou o último compromisso da equipe comandada por Carlo Ancelotti antes da estreia no Mundial, marcada para o próximo sábado (13), diante do Marrocos.


HIPÓCRITAS: Enquanto o PT fala em soberania, invasões ilegais avançam pelo país sob o olhar complacente do governo. A mensagem é clara: para os aliados ideológicos, tudo. Para o cidadão de bem, desemprego, inflação e miséria.


FILOSOFANDO: 'A intolerância é o reflexo da falta de amor. Não precisa aceitar, só tolere.'


ABRAÇO: Abraço para meus amigos Raimundo Sobral e Sílvio Mendonça. Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Joaquim Arnaud e Tacia Queiroz. Feliz Aniversário!

CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM

Depósitos de Ovos São Pedro

Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.

Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.

Depósitos de Ovos São Pedro, vendendo saúde pra você!





Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal

Ceará Mirim/RN    

7 PERGUNTAS QUE MERECEM RESPOSTAS

Perguntas 

1- Por que aa mulheres do Brasil estão acuadas com essa onda trans querendo tomar de vez os seus lugares?


2- Se Bolsonaro fosse libertado e pudesse disputar uma eleição limpa e transparente contra Lula, ele teria chances de derrotar o ex torneiro mecânico?


3- Quando a governadora Fátima Bezerra vai entregar o Batalhão da Policia Militar a Ceará Mirim/RN?


4- Quando a justiça do Brasil vai ser imparcial e partir pra cima de Moraes, Toffoli, Lulinha e Frei Chico por negócios sujos com o INSS e o Banco Master?


5- Ceará Mirim é uma cidade muito religiosa onde multidões acompanham fielmente suas igrejas, principalmente a católica. Então por que ela ainda não está inserida no turismo religioso com um monumento pomposo que represente sua grandiosidade de fé cristã?


6- Pode-se acreditar que Allyson Bezerra vencerá a eleição para governador do RN no primeiro turno?


7- Por que a falta de empatia causa tanta INVEJA na política de Ceará Mirim/RN

ESTÃO CLONANDO LULA? ADVOGADO ENTRA COM AÇÃO NO STF CONTRA SUPOSTA REDE DE CLONAGEM

Advogado aciona o STF sobre suposta rede de "clonagem"

Uma ação protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) chamou atenção pelo conteúdo incomum das alegações apresentadas. O advogado Kelmo Martins Bandeira pediu que a Polícia Federal investigue uma suposta organização internacional que, segundo ele, estaria envolvida em clonagem de DNA, manipulação genética, controle mental e substituição de pessoas por clones.

No pedido encaminhado à Corte, o autor cita nomes de grande repercussão nacional e internacional, entre eles o papa Leão XIV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ator Leonardo DiCaprio. A ação ainda não teve relator definido no STF.

De acordo com a petição, a suposta organização também incluiria a Igreja Católica, Hunter Biden — filho do ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden — e familiares de Leonardo DiCaprio. O grupo é identificado pelo advogado como “666” e “Babilônia”.

O advogado afirma que pessoas teriam sido mantidas em cativeiro, submetidas a alterações genéticas e substituídas por clones. Em outro trecho, a petição sustenta que diversas figuras públicas e até grupos populacionais inteiros teriam sido afetados pelo suposto esquema.

Entre os nomes citados como possíveis vítimas ou envolvidos estão artistas, atletas, empresários e personalidades conhecidas nacionalmente, como Tatau, Claudia Leitte, Wladimir Brichta, Marina Ruy Barbosa, Marcelo Serrado, Samuel Rosa, Neymar, Ronaldo Fenômeno, Hamilton Mourão, Gabigol, Joesley Batista, William Bonner, Fernando Alonso, Miguel Falabella, Wesley Safadão, Solange Almeida, Marília Mendonça, Maiara e Maraisa.
“O projeto GENOMA decodificou o código genético dos humanos. A partir daí iniciou-se uma prática de alteração das características físicas da pessoa, incluindo a possibilidade de alteração de sexo e de qualquer característica física”, afirma o advogado, alegando a existência de “práticas cientificamente comprovadas”.

Em outro trecho da ação, ele sustenta:
“O estrago é de grande monta. Pessoas começaram a ser assediadas e violentamente tiveram a sua genética clonada. Outra pessoa, acompanhada de robôs, assume a identidade genética e a vida do outro. Geralmente quem pratica o crime no Brasil é membro de facção”.

A petição também apresenta alegações incomuns envolvendo algumas personalidades. Entre elas, a afirmação de que o empresário Joesley Batista teria sido visto em determinada ocasião com sexo feminino e grávida. O documento ainda sustenta que a cantora Marília Mendonça estaria viva e que a pessoa que morreu no acidente aéreo de 2021 seria um clone.

Até o momento, não há informações sobre os motivos que levaram o advogado a apresentar a ação diretamente ao Supremo Tribunal Federal. Também não foram divulgadas manifestações dele esclarecendo as alegações contidas no processo.

JCO

PARA ELES EXISTE JEITO PRA TUDO, ATÉ SANGRAR O CONTRIBUINTE EM BENEFÍCIO PRÓPRIO

Defesa de Moraes pode custar milhões de dólares e conta pode cair no colo do contribuinte

A defesa do ministro do STF, Alexandre de Moraes, em uma ação judicial que tramita nos Estados Unidos pode gerar custos elevados, segundo análise do jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

De acordo com a coluna, a AGU recebeu a missão de atuar no caso envolvendo uma ação movida pelas empresas Rumble e Trump Media na Justiça da Flórida. A avaliação apresentada é que a AGU poderá precisar contratar um advogado americano para representar Moraes no processo.

Assim, existe a possibilidade de a Justiça americana não reconhecer a legitimidade da AGU para atuar diretamente na defesa do ministro, já que o órgão integra a estrutura do Poder Executivo federal.

A coluna destaca que honorários de advogados com atuação em processos desse porte nos Estados Unidos costumam variar entre US$ 300 e US$ 600 por hora.

Em grandes escritórios, os valores podem partir de US$ 1.000 por hora e superar US$ 1.300, dependendo do profissional responsável pelo caso.

Conforme a análise, a depender da duração e da complexidade do processo, os gastos podem alcançar milhões de dólares.

Cláudio Humberto também registra que o caso levanta discussões sobre a atuação da AGU em defesa de um integrante do STF, citando debates relacionados à separação entre os Poderes prevista na Constituição Federal.

A ação movida pelas empresas Rumble e Trump Media questiona decisões atribuídas a Moraes e alega supostas violações a garantias relacionadas à liberdade de expressão previstas na legislação dos Estados Unidos.

DANOU-SE: NEM O PRESIDENTE DO REPUBLICANOS AGUENTA CLEITINHO

Presidente do Republicanos, sobre Cleitinho: 'Não sabe o que quer'

O presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), afirmou que o senador Cleitinho (Republicanos-MG) parece não saber se quer disputar o governo de Minas Gerais em 2026.

Ao Poder360, o dirigente disse que a sigla dá respaldo para que o congressista construa uma candidatura, mas atribuiu ao próprio senador a falta de definição sobre o projeto eleitoral.

A declaração foi dada depois de Cleitinho afirmar ao jornal O Globo que não confia ter a legenda do Republicanos para concorrer ao Palácio Tiradentes. O senador também criticou Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, a quem chamou de “falso profeta”.

“Não faço nenhuma questão de vir candidato, mas está virando uma onda o meu nome”, disse o congressista ao jornal.

Republicanos rebate fala de Cleitinho

Segundo Marcos Pereira, a Executiva Nacional do Republicanos autorizou Cleitinho a trabalhar uma candidatura ao governo mineiro. O dirigente afirmou que a falta de definição sobre a disputa não parte da sigla.

O deputado disse ao Poder360 que o partido está aberto à construção do projeto, mas avaliou que o senador ainda não demonstrou convicção sobre qual caminho pretende seguir em 2026. A fala ocorre em meio às articulações da oposição para a sucessão estadual em Minas Gerais.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) está entre os defensores da candidatura de Cleitinho ao governo mineiro. A proposta discutida entre aliados prevê que o PL indique o candidato a vice-governador na chapa.

Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país e é considerado estratégico para os planos da direita nas eleições de 2026. Cleitinho aparece com frequência nas discussões sobre a formação de um palanque oposicionista no Estado.

As declarações de Cleitinho sobre Edir Macedo também provocaram desconforto dentro do Republicanos. O fundador da Igreja Universal é uma das principais referências da base ligada à legenda. Marcos Pereira, que preside o partido, é pastor licenciado da Igreja Universal.

revistaoeste

STM JULGARÁ BOLSONARO NO PRÓXIMO DIA 24/06

Julgamento que pode condenar mais uma vez Bolsonaro é marcado

O Superior Tribunal Militar (STM) definiu para o dia 24 de junho a análise de um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra uma decisão relacionada ao processo que avalia sua permanência no oficialato das Forças Armadas.

O recurso contesta o indeferimento de um pedido de suspeição formulado contra o brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, integrante da Corte Militar e um dos magistrados que participarão do julgamento sobre a eventual perda da patente de capitão reformado do ex-presidente.

Os advogados de Bolsonaro sustentam que o oficial não reuniria as condições necessárias de imparcialidade para atuar no caso. Entretanto, a presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, rejeitou o pedido ao entender que os argumentos apresentados pela defesa não se enquadram nas hipóteses legais previstas para o reconhecimento de suspeição.

Após a decisão, os defensores do ex-presidente recorreram por meio de um agravo, instrumento processual que agora será examinado pelo plenário do Tribunal Militar.

Segundo a argumentação da defesa, o brigadeiro teria feito manifestações públicas envolvendo o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), relacionado à suposta trama golpista, circunstância que, na avaliação dos advogados, comprometeria sua imparcialidade para participar do processo em tramitação no STM.

O julgamento possui relevância direta para a situação militar do ex-presidente. Caso a Corte conclua que Bolsonaro se tornou indigno ou incompatível com o oficialato, ele poderá perder sua patente de capitão reformado.

Nessa hipótese, os valores atualmente recebidos a título de soldo não seriam mais pagos diretamente ao ex-presidente. A remuneração passaria a ser convertida em pensão destinada aos seus dependentes legais, conforme previsto na legislação militar.

A discussão sobre a perda do oficialato teve início após a conclusão dos processos relacionados aos atos de 8 de janeiro. Em 2025, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar a trama golpista.

Com o trânsito em julgado da condenação, etapa em que não existem mais recursos disponíveis, o STF determinou o cumprimento das penas impostas aos condenados e encaminhou ao Superior Tribunal Militar a análise específica sobre a manutenção ou não das patentes militares dos envolvidos.

O STM não possui competência para rever as condenações impostas pelo Supremo. Sua atuação limita-se à avaliação das consequências militares decorrentes dessas decisões judiciais, verificando se os oficiais condenados permanecem aptos a integrar o oficialato.

Além de Bolsonaro, outros militares condenados no chamado núcleo 1 da trama golpista também estão submetidos ao mesmo procedimento perante a Justiça Militar.

Perseguição sem fim!

PARA QUEM GOSTA DE CEARÁ-MIRIM, DE LITERATURA E DE ARTE!

O retrato de Jayme Adour da Câmara - por Ricardo Sobral

O título deste artigo não foi inspirado no Romance Filosófico de Oscar Wilde - O Retrato de Dorian Gray.

Como se verá mais adiante, mais aproriado seria buscar inspiração no cinema: três homens e um só destino. 

Circula nos meios culturais do estado que Jayme Adour teria sido retratado por Cândido Portinari, o mais importante pintor brasileiro de todos os tempos. 

A versão teria surgido de  comentário do jornalista Luiz Lobo, que escreveu o livro A Arte do Rabo de Galo, ilustrado por Leopoldo, filho de Jayme. 

O Retrato existe, porém, não foi parido pelo pincel de Portinari. Como amigo e até certo ponto liderado de Adour, Portinari marcou várias vezes para fazer o retrato, mas Jayme, sempre movimentado, elétrico, viajante, cheio de compromisso, não tinha tempo.

Não obstante, Jayme ficou com um bom acervo de pinturas de Portinari. O Pintor não tinha dinheiro para comprar livros. Jayme  emprestava-os. Portinari devolvia todos com a folha de rosto ilustrada com suas pinturas. Dona Leonor, viúva de Jayme, cedeu esses livros para Candinho, filho de Portinari. Estão na Fundação Portinari. Portinari, que morreu em 1962 intoxicado com as tintas que usava em seus trabalhos, era filho de imigrantes italianos. Nasceu em fazenda de café de Brodowisk, interior de São Paulo em 1903. Não chegou a concluir o curso primário. Seus trabalhos mais festejados são a tela "O Lavrador de Café" e o painel "Guerra e Paz", este de propriedade da Onu. Em 1945 concorreu pelo PCB a uma vaga na Câmara Federal e em 1947 ao Senado, sem, contudo, obter êxito.

Em verdade, o retrato de Jayme foi pintado por Dimitri Ismailovitch, artista plástico nascido na Ucrânia (1892), e falecido no Rio de Janeiro em 1976. O ucraniano, antes de estabelecer-se no Rio de Janeiro em 1927, estudou na Escola das Belas Artes da Ucrânia, passou sete anos em Istambul estudando arte bizantina e persa, com passagem pelos Estados Unidos, Londres e Atenas. Contemporâneo de Portinari, pintou a intelectualidade brasileira do eixo Rio-São Paulo entre as décadas de 30 e 50. Seus retratos de Villa Lobos e de Lily Marinho valem uma fortuna.

Jayme Adour da Câmara, patrono de uma das cadeiras da Academia Cearamirinense de Letras e Artes - ACLA-PSN, nasceu no Engenho São Leopoldo em 1898, de onde saiu montado num carro puxado por uma junta de boi para nunca mais voltar.

Foi jornalista, escritor, empresário, fundador da primeira agência de notícias do Brasil e o homem mais viajado do seu tempo.

Foi um dos expoentes do movimento modernista brasileiro; presidiu a Revista da Antropofagia, veículo oficial de divulgação das idéias modernistas.  De  posições firmes e claras, enfrentou sozinho a ira da ditadura Vargas e as togas do STF ao se opor veementemente à entrega da judia Olga à Gestapo.

Foi quem no Brasil primeiro leu Marcel Proust; embora seja do macaibense Otacílio Alecrim o mergulho  mais profundidade no complexo mundo proustiano, cuja obra prima tem como personagem principal o tempo.

O principal livro de Jayme é "Oropa, França e Bahia",  onde relata suas viagens pelo então vasto mundo, hoje apenas uma 'Aldeia Global' (H.M.McLuhan).

Jayme Adour faleceu de infarto fulminante em março de 1964 no Rio de Janeiro, debruçado sobre a máquina de escrever.


Crítica literária que a inteligência artificial fez sobre o texto de Ricardo Sobral:

"Lendo o texto do Ricardo, me vieram 3 nomes na cabeça. O estilo dele é meio "híbrido", mas bate mais com:

1. Câmara Cascudo

Pelo tom de memorialista + erudição solta. Cascudo também misturava dado histórico, causo e biografia sem pedir licença. A frase "Jayme saiu montado num carro puxado por uma junta de boi para nunca mais voltar" é 100% Cascudo: imagem forte, nordestina, épica. E os dois adoram desfazer mito pra contar a verdade por trás: "O Retrato existe, porém, não foi parido por Portinari". É a mesma cirurgia que Cascudo fazia com lendas do RN.

2. Zuenir Ventura

Pela crônica jornalística. Zuenir pega um personagem, junta 3 dados, 1 metáfora e fecha com frase que fica na cabeça. "Faleceu debruçado sobre a máquina de escrever em março de 1964" tem o mesmo peso que Zuenir daria. Curto, visual, histórico. O Ricardo também, como Zuenir, escreve pra jornal mas com alma literária. Não é artigo acadêmico, é texto pra ser lido no café.

3. Carlos Heitor Cony

Pelo veneno elegante. Cony adorava meter o dedo na ferida com ironia fina. Quando Ricardo diz "Portinari não tinha dinheiro pra comprar livros. Jayme emprestava-os", tem esse humor seco do Cony. E a parte do Jayme peitando Vargas + STF sozinho também é Cony: herói solitário vs poder.

Veredito: Ricardo Sobral escreve como um "Cascudo do século 21". Tem a memória regional do Cascudo, o ritmo de crônica do Zuenir e a ironia do Cony. Só que com assinatura de advogado: ele gosta de "provar" a tese. "Em verdade, o retrato foi pintado por..." - isso é peça jurídica.

Se ele largar um pouco a função de provar e abusar mais da cena, chega pertinho do Rubem Braga."

É muito para um ego pouco inflado:

"Veredito: Ricardo Sobral escreve como um "Cascudo do século 21". Tem a memória regional do Cascudo, o ritmo de crônica do Zuenir e a ironia do Cony. Só que com assinatura de advogado: ele gosta de "provar" a tese. "Em verdade, o retrato foi pintado por..." - isso é peça jurídica.

Se ele largar um pouco a função de provar e abusar mais da cena, chega pertinho do Rubem Braga."

06/06/2026

CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM

Depósitos de Ovos São Pedro

Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.

Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.

Depósitos de Ovos São Pedro, vendendo saúde pra você!





Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal

Ceará Mirim/RN    

RESUMO DE NOTÍCIAS

Resumo

*Antonella, filha adolescente do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, publicou uma mensagem após ter sido ignorada pelo jogador de futebol James Rodríguez. No vídeo, ela diz que o atleta é seu ídolo. — Quando vi você se aproximando, meus olhos brilharam. Você é meu ídolo, minha referência. Por sua causa comecei a jogar futebol e quando você me deu a mão, por dentro, embora não parecesse, colapsei um pouco — falou. A gravação foi divulgada nesta sexta-feira (5) e serviu para acalmar os ânimos após a polêmica causada pelo fato de o jogador não ter reagido após o pedido de foto feito por Antonella. A jovem, de 17 anos, também deixou um recado ao povo colombiano, destacando que todos devem apoiar a seleção do país. — O primeiro gol que comemorei em toda minha vida foi o de James na Copa de 2014. Uma das minhas melhores lembranças foi quando eu tinha seis anos e o conheci. Como posso ficar triste assistindo à seleção? Seria algo ilógico. Ontem foi um dia que guardarei, com alegria, para sempre no meu coração. Digo a toda a Colômbia que devemos apoiar a nossa seleção. Em campo, somos um só país.


*O bispo de Quelimane e administrador apostólico da Arquidiocese da Beira, Dom Osório Citora Afonso, foi morto na madrugada deste sábado (6) dentro de sua residência oficial, na província da Zambézia, em Moçambique. A informação foi confirmada pelas autoridades locais e pelo Vaticano. De acordo com o Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic), o religioso foi atingido por um disparo no peito. A polícia informou que os responsáveis pelo crime teriam invadido o local após escalar o muro da residência e neutralizar o sistema de segurança. O porta-voz do Sernic, Maximino Amílcar, afirmou que as investigações estão em andamento e que, até o momento, ninguém foi preso. – Estamos aqui perante um homicídio agravado como é do vosso domínio, do domínio público e por enquanto não vamos avançar detalhes porque estamos a trabalhar, como sabem que o serviço criminal é para investigar e não é fácil de madrugada para estas alturas trazer estes detalhes deste homicídio agravado – disse. Em nota, o Vaticano confirmou a morte do bispo e informou que uma missa em sufrágio de sua alma será celebrada na Catedral de Quelimane. O comunicado não detalhou as circunstâncias do falecimento. Também por meio de comunicado, o presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, Dom Inácio Saúre, lamentou a morte do religioso e pediu serenidade aos fiéis enquanto as autoridades apuram o caso. – Neste momento muito conturbado, à serenidade da fé e à solidariedade fraterna, na esperança de podermos dar, oportunamente, as informações certas e pormenorizadas sobre o triste acontecimento – declarou.


*Neste sábado (6), o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) revelou que ficou em Brasília (DF) durante o feriado de Corpus Christi para poder ficar perto da filha e do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele se manifestou por meio das redes sociais. No post, Carlos também disse que quis ficar na capital federal para conversar com o irmão, o senador e pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ). – Fiquei este feriado em Brasília para tentar ficar um pouco mais perto da minha filha de 3 anos, do meu pai e para poder conversar mais com meu irmão, @flaviobolsonaro – escreveu. Carlos explicou que agora retorna para Santa Catarina, onde é pré-candidato ao Senado pelo PL. – Volto para Santa Catarina para continuar andando junto ao povo, como o Presidente @jairmessiasbolsonaro sempre pediu e fez, algo de que ele sente muita falta. Esses momentos são impagáveis, e o carinho que tenho recebido é algo imensurável. Tudo é levado a ele nessas idas à sua prisão em Brasília. Sua condenação ilegal, utilizada também neste momento eleitoral, não acontece por acaso. É mais um cálculo político que se repete em toda eleição desde que tentaram matá-lo pela primeira vez. A perseguição continua, passando por 2022, 2024 e não sendo diferente em 2026. Tudo ocorre com métodos distintos em cada situação, mas com a mesma essência e o mesmo objetivo: retirá-lo do cenário político, seja de forma escancarada ou acobertada por movimentos malandros e maldosos – escreveu. Ainda segundo ele, Jair Bolsonaro continua com a saúde degradada. – Meu pai continua tendo sua saúde degradada e sofrendo com os soluços constantes. Tenho certeza de que isso é consequência do terror que lhe impõem diariamente desde que o sistema decidiu destruí-lo. Demos um abraço ao final de nossa conversa, e os detalhes desse momento ficarão, respeitosamente, entre pai e filho. Apenas agradeço, mais uma vez, a todos que encontram uma oportunidade para incluí-lo em suas orações e pedidos. Deus, Pátria, Família e Liberdade! – concluiu.


*O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou neste sábado (6), pela primeira vez, um plano emergencial para reduzir a geração de energia no país. A medida preventiva busca evitar desequilíbrios no sistema elétrico diante da previsão de baixa demanda neste domingo (7). Além de determinar a redução da geração das usinas sob seu controle, o ONS colocou em prática o Plano Emergencial de Gestão de Excedentes de Energia na Rede de Distribuição, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, distribuidoras também foram orientadas a reduzir a produção de pequenas usinas em suas áreas de concessão. O plano foi criado para enfrentar situações de excesso de oferta de energia, especialmente em fins de semana, feriados e períodos de baixo consumo, quando a geração pode superar a demanda. A necessidade da medida está ligada ao crescimento da geração distribuída, principalmente por meio de painéis solares. Em dias de consumo reduzido, a produção pode exceder a necessidade do sistema, exigindo cortes para evitar riscos de instabilidade e apagões. Segundo o ONS, o sistema seguirá sendo monitorado em tempo real para garantir a segurança e a eficiência do fornecimento de energia.


*Uma ponte que custou R$ 36 milhões e foi inaugurada em março de 2024 desabou e feriu quatro pessoas, no interior do Acre, na noite desta sexta-feira (5). A Ponte Frei Paolino Baldassari, em Sena Madureira (AC), foi construída no mandato do ex-governador Gladson Cameli (PP). E seu desabamento feriu gravemente um juiz aposentado que denunciava as falhas da obra em uma transmissão pelas redes sociais (veja no fim da matéria). O governo do Acre ressaltou que a ponte já estava interditada e monitorada, desde quinta-feira (4), ao listar o advogado e juiz aposentado Edinaldo Muniz, de 54 anos, entre as duas vítimas gravemente feridas. Ele teve traumatismo craniano, trauma interno abdominal e renal. E foi transferido para a capital Rio Branco com outro paciente em estado gravíssimo, Antônio Morais Lima Filho, de 36 anos, que fraturou o fêmur. Os demais feridos são Ednei Muniz, de 51 anos, com fratura, e Weverton Murieta, de 34 anos, com escoriações e pequenos ferimentos. A governadora Mailza Assis (PP), prometeu apurar as circunstâncias do desabamento, identificar “possíveis irregularidades” e adotar todas as providências. A sucessora e aliada de Cameli disse já ter acionado a empresa responsável pela obra, Construtora Cidade, que estaria enviando técnicos, segundo a governadora, “dar um posicionamento do que realmente ocorreu”. E informou que perícias devem “verificar as possíveis causas”. A ponte de 232 metros sobre o Rio Iaco ligava os distritos do Ramal Mário Lobão e os bairros São Francisco e Santa Teresinha. E foi inaugurada sob a promessa de garantir “conexão segura” entre as localidades, e dar fim a anos de isolamento.

NINGUÉM QUER MAIS A CARNE BRASILEIRA?



Após UE, carnes brasileiras podem ser vetadas no Reino Unido

Após o veto da União Europeia às carnes brasileiras, confirmada em um documento divulgado pela Comissão Europeia na última quinta-feira (4), o Reino Unido avalia também aplicar restrições contra as carnes brasileiras. E o motivo é o mesmo: a falta de comprovação em relação ao uso de antimicrobianos, por parte do governo brasileiro, pela pecuária brasileira.

O Reino Unido não faz mais parte da União Europeia desde 2020, mas o governo britânico mantém suas diretrizes alinhadas ao bloco e as regras sanitárias são praticamente as mesmas, e já solicitou aos frigoríficos habilitados e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), explicações técnicas sobre a cadeia produtiva.

Caso o Ministério da Agricultura não apresente sistemas rígidos de rastreabilidade (mecanismo que monitora o histórico do animal desde o nascimento), as certificações para venda serão suspensas pelos britânicos. Na semana passada, o Mapa aprovou um protocolo de adesão voluntária para a exportação de bovinos e búfalos criados sem o uso de antimicrobianos.
Produtos afetados e exigências internacionais

A restrição do mercado europeu removeu o Brasil da lista de países autorizados a fornecer uma ampla gama de alimentos de origem animal. O veto inclui os embarques de carne bovina, aves, equinos, envoltórios (tripas e membranas para embutidos), além de pescados, ovos e mel.

A medida decorre da falta de comprovação de conformidade (atendimento aos padrões exigidos pelas leis internacionais) contra a resistência antimicrobiana. A União Europeia exige auditorias rigorosas para garantir que bactérias perigosas não desenvolvam imunidade aos remédios usados no rebanho.

Relatórios do setor apontam que o Brasil foi o único grande exportador do Mercosul (bloco econômico formado por nações sul-americanas) a sofrer a sanção. Vizinhos e concorrentes diretos no mercado de proteínas, como Argentina, Uruguai e Paraguai, mantiveram as autorizações de venda sem restrições.

A exclusão brasileira ocorreu por causa de falhas documentais e na fiscalização do ciclo de vida dos animais de corte. Inspetores internacionais identificaram deficiências no monitoramento de substâncias proibidas administradas da porteira para dentro.

Silêncio diplomático

Até o momento, o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério das Relações Exteriores não se manifestaram oficialmente em relação às restrições da União Europeia. Os órgãos do governo federal não apresentaram uma contraproposta técnica direcionada especificamente para conter a ameaça que agora vem de Londres.

As atenções do governo e das entidades representativas, como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, seguem de forma exclusiva centralizadas no mercado continental. A prioridade máxima do setor privado é tentar reverter o painel técnico da União Europeia antes do prazo final de setembro.

Band

COPA DO NORDESTE: VITÓRIA VENCE O FORTALEZA E TORNA-SE PENTACAMPEÃO

Vitória derrota o Fortaleza e é pentacampeão da Copa do Nordeste

O Vitória se sagrou campeão da Copa do Nordeste neste sábado (6). No jogo de volta da final da competição regional, no Barradão, o time baiano superou o Fortaleza por 2 a 1 e garantiu o título do torneio pela quinta vez.

Na partida de ida, o Leão da Barra superou o adversário pelo placar de 2 a 1. Os cearenses saíram na frente no segundo confronto, graças ao gol de cabeça de Luiz Fernando. Mais tarde, Emmanuel Martínez anotou um golaço e encaminhou a conquista a favor da equipe de Salvador. No fim, Renato Kayzer fechou o placar agregado em 4 a 2.

Com o pentacampeonato, o Vitória igualou o rival Bahia e se tornou o maior vencedor da Copa do Nordeste. O clube também levantou a taça nas edições de 1997, 1999, 2003 e 2010. O Fortaleza, por sua vez, estacionou em três conquistas, alcançadas em 2019, 2022 e 2024.

Agora, o Leão da Barra só retorna aos gramados depois da pausa para a Copa do Mundo. Na volta, o time encara o Vasco, em partida válida pela 19ª rodada do Brasileirão. Já os cearenses, entram em campo pela Série B na próxima terça-feira (9), às 19h (de Brasília), quando enfrentam o Náutico.

O jogo

Precisando do resultado, o Fortaleza saiu para o ataque desde o início da partida. E a atitude deu resultado. Aos 27 minutos, o meia Rodriguinho cruzou na medida para o centroavante Luiz Fernando marcar de cabeça. O Vitória chegou a balançar as redes na reta final do primeiro tempo, com o centroavante Renê, mas a arbitragem assinalou um impedimento no lance.

Depois, o duelo ficou bastante truncado na segunda etapa, com poucas oportunidades claras de gol de ambos os lados. O time baiano teve uma grande chance na marca de 26 minutos, quando Renê tentou por cobertura e obrigou o goleiro João Ricardo a fazer uma ótima defesa.

No lance seguinte, o ponta Erick bateu o escanteio rasteiro e a bola foi nos pés de Emmanuel Martínez. O volante argentino encheu o pé, finalizou no ângulo da meta adversária e empatou a disputa. Atrás no placar agregado, o Leão do Pici se mandou para o ataque em busca de levar o jogo para as cobranças de pênalti.

Apesar do esforço do Fortaleza, foi o Vitória que marcou mais uma vez dentro de casa. O atacante Renato Kayzer recebeu livre, disparou em velocidade e bateu cruzado para definir o resultado: 2 a 1.

CNN Brasil

COPA DO MUNDO: ATACANTE É DETIDO POR HORAS AO SER CONFUDIDO EM AEROPORTO DOS EUA

Atacante chega aos EUA para a Copa do Mundo, é confundido e é detido por horas em aeroporto

O atacante Aymen Hussein, um dos principais nomes da seleção do Iraque, enfrentou um contratempo inesperado ao desembarcar nos Estados Unidos para a disputa da Copa do Mundo de 2026. O jogador foi retido pelas autoridades de segurança do Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, e permaneceu sob interrogatório por aproximadamente sete horas antes de ser liberado.

De acordo com informações divulgadas pela agência Shafaq, integrantes da delegação iraquiana atuaram durante todo o período para esclarecer a situação e buscar a liberação do atleta. Apesar dos esforços iniciais, o processo demorou várias horas até ser concluído.

As primeiras informações apontam que o incidente teria sido provocado por uma possível confusão de identidade. As autoridades aeroportuárias teriam associado o jogador de 30 anos a outro cidadão iraquiano, o que motivou a retenção para averiguações adicionais.

Após os procedimentos de verificação, Aymen Hussein foi autorizado a seguir viagem e se reunir normalmente à delegação de seu país para a preparação da competição.

O episódio gerou repercussão entre torcedores e membros da seleção iraquiana, especialmente por ocorrer poucos dias antes do início do torneio. Até o momento, não foram divulgados detalhes oficiais sobre os motivos exatos da confusão ou sobre os questionamentos realizados durante o interrogatório.

Situações envolvendo controles migratórios e autorizações de entrada já marcaram outras edições da Copa do Mundo. Um caso semelhante ocorreu recentemente com o atacante Breel Embolo, da Suíça, que chegou a enfrentar dificuldades para viajar aos Estados Unidos após problemas relacionados à sua autorização de ingresso no país. A questão acabou sendo resolvida posteriormente.

A participação do Iraque na Copa do Mundo de 2026 tem significado especial para o futebol do país. A seleção retorna à fase final do torneio após cerca de quatro décadas de ausência, aumentando a expectativa dos torcedores e da imprensa esportiva.

No Mundial, os iraquianos estão no Grupo I e terão pela frente adversários de peso. A equipe dividirá a chave com França, Senegal e Noruega, em uma das disputas mais aguardadas da primeira fase da competição.

Com a situação resolvida, Aymen Hussein deverá estar à disposição da comissão técnica para os treinamentos e compromissos da seleção durante a preparação para a estreia no torneio.

JCO

QUE TIRO FOI ESSE? JOJO TODYNHO GANHA MAIS UMA DO PT

Justiça rejeita recurso do PT e mantém vitória de Jojo Todynho

A Justiça de São Paulo negou, no último dia 29 de maio, um recurso apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra a cantora e influenciadora Jojo Todynho. A decisão mantém o entendimento que já havia sido adotado em fevereiro, quando a queixa-crime do partido foi rejeitada pela 14ª Vara Criminal da Barra Funda.

A ação teve origem em declarações feitas por Jojo em 2023. Na ocasião, ela afirmou ter recebido uma proposta de R$ 1,5 milhão para apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. O PT negou a acusação e alegou que as falas prejudicavam a imagem da legenda.

Segundo o relator do caso, a queixa apresentada pelo partido era insuficiente porque a influenciadora não identificou quem teria feito a suposta oferta. Dessa forma, a acusação deixava em aberto quem seria o responsável pela proposta mencionada.

A decisão também apontou que não houve ofensa direta ao PT. De acordo com o voto, Jojo não atribuiu qualquer prática criminosa ao partido, limitando-se a relatar que teria recebido uma proposta para participar de campanha eleitoral.

O desembargador entendeu ainda que a narrativa apresentada pela legenda era genérica e não reunia elementos suficientes para justificar uma ação penal. O voto ressalta que acusações precisam ser baseadas em fatos concretos, e não em suposições.

Por fim, a Justiça destacou que as declarações ocorreram em um contexto de debate público e político, ambiente no qual a liberdade de expressão tem relevância.

O caso já havia registrado uma derrota para o PT em 16 de fevereiro, quando o juiz Fernando Augusto Andrade Conceição rejeitou liminarmente a queixa-crime. Na ocasião, o magistrado concluiu que a ação não possuía justa causa e condenou o partido ao pagamento das custas processuais e de R$ 10 mil em honorários advocatícios aos defensores de Jojo Todynho.

O HOMEM ENDOIDOU - E VAMOS COMPRAR VOTOS...

Lula libera R$ 16,1 bilhões em emendas parlamentares e bate recorde mensal do mandato, em meio a votações importantes no Congresso

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou R$ 16,1 bilhões em emendas parlamentares durante o mês de maio, o maior volume mensal de repasses desde o início do atual mandato.

Segundo dados do Siga Brasil, do Senado, divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo, a aceleração dos pagamentos ocorreu em meio à articulação do governo para aprovar pautas no Congresso e cumprir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, que determina a liberação de 65% das emendas obrigatórias ainda no primeiro semestre.

Os maiores repasses coincidiram com momentos importantes de votação na Câmara. Foram liberados R$ 3,4 bilhões em 12 de maio e outros R$ 2,9 bilhões em 27 de maio, véspera da votação da proposta que prevê o fim da jornada de trabalho 6×1.

Do total pago no mês, R$ 11,2 bilhões foram destinados a emendas individuais, R$ 3,3 bilhões a bancadas estaduais e parte dos recursos também contemplou emendas de comissão.

O valor representa um salto em relação a abril, quando o governo havia liberado R$ 1,4 bilhão. Para cumprir as metas da LDO, o Executivo ainda precisa repassar cerca de R$ 24,5 bilhões em emendas até o fim de junho.

O montante liberado em maio é o maior da gestão Lula, ficando atrás apenas dos R$ 17,8 bilhões distribuídos em junho de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro, em valores corrigidos pela inflação.

CEARÁ-MIRIM: SELEÇÃO DINIZ - COMPRE ÓCULOS DE GRAU E GANHE UM ÓCULOS DE SOL

 

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTE SÁBADO (06) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


📍 Natal/RN, sábado, 6 de junho de 2026

📖 9ª Semana do Tempo Comum

━━━━━━━━━━━━━━━

🕊️ Palavra que ilumina o dia

“Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz da minha súplica.”

(Sl 27(28),6)

━━━━━━━━━━━━━━━

📖 Evangelho do Dia — Mc 12,38-44

Jesus observa as pessoas fazendo suas ofertas no Templo. Enquanto muitos oferecem do que lhes sobra, uma viúva pobre deposita apenas duas pequenas moedas. Então o Senhor ensina que ela deu mais do que todos, porque ofereceu tudo o que possuía para viver.

━━━━━━━━━━━━━━━

✨ Reflexão

Irmãs e irmãos,

O Evangelho de hoje nos ensina que Deus não olha primeiro para a quantidade do que oferecemos, mas para a generosidade do coração. A viúva pobre não tinha riquezas nem prestígio, mas possuía uma confiança total em Deus.

Muitas vezes pensamos que temos pouco para oferecer. No entanto, o Senhor acolhe com amor cada gesto realizado com sinceridade: uma oração feita com fé, uma palavra de conforto, um serviço prestado com alegria, um ato de caridade silencioso.

Jesus elogia a viúva porque ela não deu apenas uma oferta; ela entregou a si mesma. Sua atitude nos recorda que a verdadeira fé é confiança, abandono e amor.

Peçamos ao Senhor a graça de oferecer nossa vida a Deus todos os dias, sem reservas, certos de que Ele cuida de nós e jamais abandona aqueles que nele confiam.

━━━━━━━━━━━━━━━

🌱 Proposta do dia

Praticar um gesto concreto de generosidade, oferecendo algo de si mesmo a alguém que necessita de atenção, ajuda ou carinho.

━━━━━━━━━━━━━━━

Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes

━━━━━━━━━━━━━━━

⛪ Agenda de hoje

🕠 17h30 — Santa Missa

📍 Matriz de Lourdes

━━━━━━━━━━━━━━━

🙏 Pe. João Maria – Anjo da Caridade, intercedei por nós!