03/07/2026

ENDIREITOU: KEIKO FUGIMORI É OFICIALIZADA PRESIDENTE DO PERU

JNE oficializa Keiko Fujimori como nova presidente do Peru

O Jurado Nacional Eleitoral (JNE) do Peru oficializou Keiko Fujimori como nova presidente do país nesta sexta-feira (3). A candidata de direita venceu o segundo turno com 50,13% dos votos válidos, superando o esquerdista Roberto Sánchez por uma diferença de menos de 50 mil votos.

A proclamação ocorreu após o órgão rejeitar um pedido de Sánchez para anular urnas do exterior. Sem os votos dos peruanos imigrantes, o candidato de esquerda teria vencido a disputa. Advogados afirmaram à imprensa local que o pedido de anulação não tinha base jurídica.

Sánchez declarou que não aceitará o resultado oficial, alegando fraude no pleito realizado fora do país. O deputado convocou seus apoiadores para manifestações de rua e anunciou que acionará a Corte Internacional de Direitos Humanos para tentar contestar a apuração.

Ao atingir vantagem irreversível na contagem de votos, Fujimori discursou em Lima afirmando que o país está dividido e prometeu buscar a união nacional. A nova governante enfrentará um Congresso fragmentado e um cenário de aumento da criminalidade e desafios sociais.

A presidente eleita assumirá uma nação que teve oito presidentes nos últimos oito anos. Ela substitui o interino José María Zelada, que governava há quatro meses após a destituição de José Jeri por má conduta política.

A atual crise institucional peruana se agravou em 2022 com a prisão de Pedro Castillo, detido após tentar fechar o Congresso. Desde então, sucessivos governantes interinos assumiram o poder e caíram devido a denúncias de corrupção ou pressões do Legislativo.

A presidente eleita agradeceu o apoio e confiança dos eleitores por meio das redes sociais.

— Concluído o processo eleitoral e proclamados os resultados pelo JNE, recebo com profundo agradecimento a confiança que milhões de peruanos depositaram em mim. Começa uma nova etapa. Assumimos-na com responsabilidade, humildade e um profundo sentido do dever. Cada dia deste processo de transição é uma oportunidade para escutar, dialogar e chegar preparados ao início do novo governo — afirmou.

Veja publicação de Keiko Fujimori no X:

Nenhum comentário: