Governo do RN anuncia pagamento de 20% dos inativos para esta quarta (1º); sindicato critica 'atraso'
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que o pagamento referente ao mês de junho para 20% dos servidores inativos (aposentados e pensionistas) será feito nesta quarta-feira (1º). O montante dos outros 80%, assim como os salários dos servidores da ativa, foi depositado nesta terça-feira, segundo nota do Governo do Estado.
O motivo do adiamento para os 20% dos aposentados e pensionistas não foi divulgado. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (Sinsp/RN), Janeayre Souto, criticou o "atraso" e denunciou diferença no tratamento do governo com os aposentados.
A sindicalista afirmou que os aposentados e pensionistas fazem parte de um perfil que não está tão habituado com a internet e que costuma sacar o dinheiro no banco para resolver as suas demandas. A imprevisibilidade, segundo ela, prejudica a organização financeira desse público.
"Mais uma vez, milhares de pais, mães, avós e trabalhadores que dedicaram décadas de suas vidas ao serviço público são obrigados a conviver com a angústia, a insegurança e a falta de respostas. Isso é inaceitável", afirmou Janeayre Souto, em posicionamento anterior à divulgação da nota do Governo.
Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, a presidente do Sinsp propôs que a governadora Fátima Bezerra adote a prática de determinar que o pagamento dos inativos ocorra sempre antes do que o dela própria.
"O Sinsp lança uma desafio: Ela [Fátima] pode dar uma ordem para receber o seu salário só depois que o último aposentado receber o seu", disse.
Leia nota do Governo do RN na íntegra:
"O Governo do Rio Grande do Norte concluiu, nesta terça-feira (30), o pagamento de todos os servidores da ativa e de 80% dos inativos. Os 20% restantes terão os salários depositados ao longo desta quarta-feira (1º), concluindo integralmente a folha de pagamento do Estado.
Com a conclusão da folha, o Governo do Estado injeta aproximadamente 700 milhões na economia potiguar, fortalecendo a atividade econômica em todas as regiões. O pagamento em dia reafirma o compromisso da gestão com a valorização dos servidores públicos, a responsabilidade fiscal e o respeito a quem contribui diariamente para o funcionamento dos serviços prestados à população."

Nenhum comentário:
Postar um comentário