03/03/2026

IRÃ: NO PRÉDIO DOS AIATOLAS, 88 'AIATOLOU-SE!'

Israel explode prédio com 88 aiatolás reunidos para escolher novo ditador do Irã

A força aérea israelense realizaram nesta terça-feira (3) um ataque contra o prédio da “Assembleia dos Peritos do Irã”, responsável pela escolha do novo ditador iraniano, em substituiçaon a Ali Khamenei, tirano morto em um outro ataque certeiro. O jornal Jerusalem Post informou que todos os 88 aiatolás que compõem a assembleia estavam presentes, mas ainda não há confirmação disso, tampouco informações sobre número de mortos e feridos. EUA e Israel ainda não comentaram o ataque oficialmente.

A “Assembleia dos Peritos” é um órgão de clérigos islâmicos que nomeia, supervisiona e até poder destituir o ditador do Irã, mas não há precedentes disso, ninguém ousaria. Apenas clérigos podem concorrer, e as candidaturas devem ser aprovadas pelo “Conselho de Guardiões”.

O ditador interino do Irã, Alireza Arafi, que assumiu as funções de Ali Khamenei, morto durante ataque no fim de semana, comandaria o processo de escolha, por isso, é provável que ele também estivesse no prédio atingido, caso se confirme a presença de todos os 88 aiatolás no local no momento do ataque.

Estão indicados para o cargo de ditador supremo estão o filho de Khamenei, Mojtava Khamenei, e Hassan Khomeini, neto do aiatolá Ruhollah Khomeini.

Nenhum comentário: