16/02/2026

COM SÁTIRA AO GOVERNO LULA, PL LANÇA 'O SAMBA DA ESBANJA'

PL lança “O Samba da Esbanja” com sátira ao governo Lula



O PL (Partido Liberal) publicou, nesta sexta-feira (13), um vídeo gerado por inteligência artificial em que critica o governo do presidente Lula (PT) e faz piada com desfiles que vão homenagear o petista no Carnaval deste ano.

A peça foi batizada de O Samba da Esbanja, em referência à primeira-dama Janja da Silva, e usa um samba-enredo para ironizar integrantes do governo, com caricaturas de nomes do primeiro escalão.

A paródia mira a presença de políticos no carnaval do Rio, onde a escola Acadêmicos de Niterói vai homenagear Lula, e Janja deve aparecer no último carro alegórico, com o mote “amigos de Lula”.

Logo no início do vídeo, o personagem vestido de “diabinho”, que representa o presidente, diz que “o traficante é a vítima do usuário” e ainda sugere que o cidadão não saia às ruas se não quiser ser assaltado. A fala é atribuída a uma declaração de Lula feita em outubro de 2025.

Outro foco da sátira é a política tributária do governo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aparece em um carro alegórico dourado ao lado de um leão, em referência ao Imposto de Renda.

A letra também cita a chamada “taxa das blusinhas”, sobre a tributação em compras internacionais feitas em plataformas online. Em um trecho, a música diz: “Encheu o carrinho da Shein ou da Shopee? Calma aí que a gente vai ter que repartir”; e reforça o apelido “Taxad”, que viralizou nas redes sociais.

Além de Haddad, o vídeo ironiza a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Guilherme Boulos (Psol), e o presidente do PDT, Carlos Lupi.

Em outra cena, a produção exibe um carro com estátuas de líderes como Stalin, Mao Tsé-Tung, Fidel Castro e Kim Jong-un, com a mensagem de que uma “ditadura está sendo instalada” e encerra com um “aplauso ao bandido”.

Essa não é a primeira produção do tipo nas redes. Na semana passada, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou um vídeo no qual ironiza a homenagem que Lula vai receber da Acadêmicos de Niterói, também com imagens feitas por inteligência artificial.

A letra usada por Zema diz: “Foi mensalão na avenida, compra de voto no ar! Promessa virando moeda pra poder governar, enquanto o povo trabalha, suando no busão, teve acordo fechado por baixo do balcão. Propinas correndo solta, petrolão estourou, Petrobras sangrando forte. O Brasil que pagou”.

Assista:

Nenhum comentário: