22/01/2026

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter avançado em negociações com a Otan sobre a Groenlândia e a região do Ártico, indicando que o acordo pode permitir maior protagonismo americano no território. Sem detalhar os termos, o republicano disse que as conversas com o secretário-geral da aliança, Mark Rutte, resultaram na “estrutura de um entendimento futuro” envolvendo segurança e estratégia militar no norte do planeta. Como sinal do progresso, Trump anunciou que suspendeu a aplicação de tarifas de 10% sobre produtos de países da Otan contrários à ideia de anexação da Groenlândia. As taxas atingiriam economias como Dinamarca, Alemanha, França e Reino Unido e estavam previstas para entrar em vigor em 1º de fevereiro. Antes, o presidente havia condicionado a retirada das tarifas à aceitação da compra da ilha, com ameaça de elevação do embargo para 25% a partir de 2026. O presidente também afirmou que seguem em curso discussões sobre o chamado “Domo de Ouro”, projeto de defesa antimísseis estimado em US$ 175 bilhões. Segundo Trump, as negociações ficarão sob responsabilidade do vice-presidente JD Vance, do secretário de Estado Marco Rubio e do enviado especial Steve Witkoff, que se reportarão diretamente à Casa Branca. O interesse dos EUA pela Groenlândia não é novo e voltou a ganhar força com Trump. Ele sustenta que o território é estratégico para conter a influência russa e garantir a segurança nacional americana, chegando a afirmar que poderá recorrer a meios mais duros se não houver acordo. A posição, no entanto, esbarra na resistência local: em janeiro, o primeiro-ministro groenlandês, Jens-Frederik Nielsen, reafirmou que a ilha pretende manter seus laços com a Dinamarca.


*O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tratou de reduzir o impacto político após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cancelar a visita que faria a Jair Bolsonaro, atualmente preso. O encontro estava previsto para esta quinta-feira (22), na unidade conhecida como Papudinha, em Brasília, e havia sido solicitado pelo próprio ex-presidente. Mesmo com a visita autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, Tarcísio optou por desmarcar o compromisso, gesto que gerou incômodo em setores do bolsonarismo. Nos bastidores, aliados interpretaram o recuo como uma tentativa do governador de evitar, neste momento, maior exposição política e associação direta à pré-campanha presidencial de Flávio Bolsonaro. Em entrevista à CNN, Valdemar saiu em defesa do governador e negou qualquer desgaste entre as partes. Segundo ele, Tarcísio é alguém “correto” e não tomaria atitudes que prejudicassem Bolsonaro, especialmente em um momento delicado. O dirigente do PL descartou a leitura de que o cancelamento represente distanciamento político. Valdemar afirmou ainda que a visita deve ser remarcada e garantiu que o apoio de Tarcísio ao projeto político da família Bolsonaro segue mantido. “Ele já disse que estamos juntos”, reforçou, numa tentativa de conter ruídos internos e preservar a unidade do campo bolsonarista para a disputa nacional.


*A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e aliados próximos avançam nas conversas para deixar a Rede Sustentabilidade, partido que ela fundou, mas onde hoje seu grupo se tornou minoritário. Segundo interlocutores, a tendência é que os chamados “marinistas” se dividam entre o PT e o PSB, redesenhando o campo político ligado à ministra para as eleições de 2026. Entre as possibilidades em discussão, ganha força a hipótese de Marina disputar o Senado por São Paulo. Pessoas próximas relatam que ela demonstra pouca disposição para tentar a reeleição como deputada federal e avalia cenários mais estratégicos. Uma das alternativas ventiladas nos bastidores seria integrar uma chapa ao Senado, inclusive como suplente, dependendo do arranjo político nacional e do papel do ministro Fernando Haddad no próximo pleito. Paralelamente às tratativas diretas de Marina, quadros ligados a ela em São Paulo já negociam mudança de legenda. A vereadora Marina Bragante e a deputada estadual Marina Helou mantêm conversas avançadas com o PSB e podem formalizar a saída da Rede até março. Outros nomes associados à ministra, como o deputado federal Ricardo Galvão e o deputado Túlio Gadêlha, também são citados como possíveis integrantes da debandada. No PT, setores defendem o retorno de Marina como parte de uma estratégia para montar uma chapa de esquerda com perfil mais moderado ao Senado paulista, em contraponto ao campo bolsonarista. Nesse desenho, uma eventual composição com Simone Tebet é avaliada, enquanto Lula acompanha de perto as articulações que podem redefinir alianças e fortalecer o campo governista no maior colégio eleitoral do país.


*Nesta semana em que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) realiza a Caminhada pela Justiça e Liberdade, internautas resgataram um vídeo no qual o parlamentar recebe uma profecia feita há um ano, nos Estados Unidos. A palavra foi entregue ao congressista na Prayer House DC, organização político-religiosa coordenada pela reverenda Eve Nunez. Na ocasião, uma das líderes do grupo disse ter recebido uma revelação da parte de Deus de que Nikolas seria presidente. – Quando eu estava sentada ali e te conheci, eu não sabia nada sobre você e acabei de ouvir “presidente”. Você será o presidente, mas será uma jornada. Então, teremos seus braços, nós teremos seu coração e oraremos por sua promoção. Você é como Daniel, como José. Um dia, assim diz o Senhor, você será promovido assim como você estava nesta corrida. Então, corra a corrida, meu filho, e mantenha seus olhos em mim, pois eu já tenho a vitória – declarou. – Eu coloquei o governo em suas mãos, mas o governo está nos meus ombros, diz o Senhor. Então, meu jugo é suave, meu filho, e meu fardo é leve. Não é sua responsabilidade, mas minha. Então, levante a sua cabeça, levante seus braços e me adore. E tudo o que Eu prometi a você será seu. (…) Nós o abençoamos, liberamos a unção da graça para as montanhas e adversidades ao seu redor e dizemos: “Não, ele está coberto pelo sangue de Yeshua, ele e sua família” – acrescentou.


*O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias e o deputado Rogério Correia acionaram a PRF para tentar interromper a caminhada do deputado Nikolas Ferreira, que segue de Paracatu (MG) até Brasília (DF), com chegada prevista para domingo (25). No pedido, eles alegam que a manifestação ocorre em rodovia federal movimentada, com uso do acostamento e suposta invasão da pista de rolamento, além de indícios de pouso de helicópteros. Para eles, trata-se de conduta “grave, inaceitável e irresponsável” que exigiria intervenção imediata do Estado. A caminhada, batizada de “caminhada pela liberdade”, começou na segunda-feira (19) e já atraiu 22 parlamentares de direita, mostrando adesão popular ao movimento. O ato, segundo os petistas, não teria sido comunicado às autoridades e colocaria supostamente “em risco” participantes e motoristas. “Eles podem se manifestar onde quiserem, mas não podem colocar em risco a vida das pessoas”, reclamou Lindbergh.

Nenhum comentário: