17/01/2026

RESUMO DE NOTÍCIAS

 


*Entre a realização de audiências públicas e o final do prazo para definir as regras para as eleições de 2026, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá apenas um mês para analisar as sugestões da sociedade civil e de plataformas digitais, debater o texto internamente entre os ministros e aprovar as resoluções propostas pelo ministro Kássio Nunes Marques. Enquanto as novas regras não saem, já proliferam nas redes sociais conteúdos adulterados relacionados aos pré-candidatos, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Antes de cada eleição, o TSE edita resoluções para atualizar as normas que regem o pleito. As regras tratam sobre temas como propaganda e ilícitos eleitorais, além de atos gerais do processo, fiscalização e auditoria. Especialistas esperam atualizações sobre redes sociais e influenciadores digitais, mas a mudança mais aguardada está relacionada aos contornos do uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas. Em 2024, diante do avanço da IA, o TSE editou pela primeira vez regras que exigem a rotulagem de conteúdos criados com auxílio dessa tecnologia e proíbem o uso dos chamados deepfakes no contexto eleitoral. As resoluções foram relatadas pela ministra Cármen Lúcia, que hoje é presidente do Tribunal.


*Poucas atividades dizem tanto sobre a economia do Rio Grande do Norte quanto o turismo. Os números mais recentes ajudam a dimensionar essa importância e mostram que o setor vive um momento positivo, resultado de uma trajetória que vem se consolidando ao longo dos últimos anos. Em 2024, o estado alcançou a maior receita turística de sua história: R$ 11,3 bilhões, segundo levantamento do Instituto Fecomércio RN. Um marco que ajuda a explicar por que, em 2025, o turismo segue sustentando o desempenho do setor de serviços e gerando oportunidades em diferentes regiões. O peso do turismo na economia potiguar é expressivo. O Rio Grande do Norte é hoje o segundo estado do Nordeste onde a atividade tem maior participação relativa no Produto Interno Bruto chegando a 6,62%, e Natal lidera entre as capitais da região, com quase 12% da economia diretamente ligada ao setor. Trata-se de um dado revelador em um estado com baixa industrialização e forte dependência de atividades intensivas em serviços. Esse protagonismo não é recente. No período pós-pandemia, o turismo potiguar cresceu 57,4%, desempenho superior à média nacional. Em 2025, os indicadores seguem apontando expansão: entre janeiro e novembro, houve crescimento de 3,5% no volume das atividades turísticas e de quase 9% na receita. Mais visitantes, maior permanência e gasto médio mais elevado ajudam a explicar esse resultado.


*Considerado um fenômeno do gênero brega, o cantor Ray Douglas morreu nesta sexta-feira (16). A notícia foi confirmada à imprensa por seu filho, Ryan Santos, que afirmou que o cantor estava internado na UTI devido a uma infecção no pé agravada por um quadro de diabetes. Ray teria contraído uma bactéria que comprometeu os pulmões, resultando em uma pneumonia e posterior parada cardíaca. A morte do artista foi lamentada por colegas de profissão nas redes sociais. “Descanse em paz. Douglas foi um fenômeno nas serestas e no brega”, diz um comentário no Instagram. Autor de sucessos como L’amour, Eu Duvido e Vento Norte, Douglas nasceu em Grajaú, no Maranhão, mas ganhou notoriedade com seu trabalho na região norte do país. Iniciou sua carreira aos nove anos, em pequenos palcos e bares, e passou a ganhar reconhecimento nacional no fim dos anos 1990. Com uma agenda intensa de shows nas regiões Norte e Nordeste, o artista lançou mais de 20 álbuns, com letras que falam sobre amor e saudade.


*O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que passará a taxar mercadorias vindas da Dinamarca e de outros sete países europeus a partir de fevereiro de 2026. A medida tem como objetivo pressionar um acordo para a compra "completa e total" da Groenlândia, território que o governo norte-americano tenta adquirir há mais de 150 anos. Segundo Trump, a Dinamarca e as nações da União Europeia foram subsidiadas pelos EUA durante décadas com isenções tarifárias. Para o republicano, o cenário atual exige uma retribuição. "A paz mundial está em jogo", afirmou o presidente, justificando que o controle da ilha é vital diante do interesse estratégico da China e da Rússia na região. Tarifas progressivas a partir de fevereiro: A retaliação econômica será aplicada de forma escalonada. A partir de 1º de fevereiro de 2026, Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia estarão sujeitos a uma tarifa de 10% sobre todos os produtos enviados aos Estados Unidos. Caso um acordo para a transferência da Groenlândia não seja firmado, o imposto será elevado para 25% em 1º de junho de 2026. Trump alega que a medida é uma resposta ao que classifica como um "jogo perigoso" dessas nações, que teriam realizado viagens de propósitos desconhecidos ao território, colocando em risco a segurança do planeta.


*O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, na manhã deste sábado 17, o local onde será construído o novo estádio de futebol de Mossoró. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra durante evento que contou com a presença de lideranças políticas e desportivas da região. O equipamento será erguido no bairro Abolição II e surge após mais de três anos sem um espaço adequado para competições oficiais no município. “Nosso governo tomou uma medida decisiva. Sem isso, não existiria nenhuma possibilidade de prosperar o projeto, que é Mossoró ter sua praça de esporte, seu estádio de futebol”, disse a governadora, ao se referir ao terreno. “Temos terreno e temos projeto. Os próximos passos são no sentido de concretizar esse sonho. E quero deixar claro: no que depender da governadora, em breve Mossoró terá uma praça de esportes à altura da história e da trajetória do futebol e do povo de Mossoró”, afirmou Fátima Bezerra. Durante o discurso, a governadora também mencionou ações de incentivo ao esporte profissional e amador, como a Lei de Incentivo ao Esporte e o programa Nota Potiguar. “No ano passado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, disponibilizamos mais de R$ 7 mil, beneficiando muitas associações. E o Nota Potiguar tem dado apoio decisivo aos clubes.” Fátima ainda lembrou que na próxima semana será assinada a ordem de serviço do primeiro trecho da duplicação da BR-304, entre Mossoró e Assu. O terreno destinado ao estádio possui 78,5 mil metros quadrados. A capacidade inicial prevista é de 5 mil torcedores sentados, número mínimo exigido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para jogos das séries B e C do Campeonato Brasileiro. Com o passar do tempo, a estrutura poderá ser ampliada para até 15 mil pessoas.

Nenhum comentário: