12/01/2026

LÍDER OPOSICIONISTA VENEZUELANA É RECEBIDA POR LEÃO XIV

Papa Leão XIV recebe Corina Machado em audiência no Vaticano

O Papa Leão XIV recebeu a líder de oposição à ditadura da Venezuela, Maria Corina Machado, em audiência no Vaticano, nesta segunda-feira (12). O encontro do pontífice com a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025 ocorre nove dias após a prisão do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, no ataque determinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Até a publicação desta matéria, o Vaticano nem a ex-deputada Corina não divulgaram o teor do que foi discutido no encontro. Mas a agência de notícias oficial do Papa ressaltou que a ganhadora Nobel da paz é esperada em Washington para um encontro com Trump, segundo anunciado pelo líder do governo estadunidense.

A Vatican News ainda destacou que Leão XIV demonstrou “grande preocupação” com o povo venezuelano, um dia após a operação dos EUA para prender Maduro ter resultado em aproximadamente 80 mortes de militares e civis venezuelanos e cubanos.

Na ocasião da manifestação de 4 de janeiro, da janela da Residência Apostólica em Roma, o Papa apelou ao respeito pelos “direitos humanos e civis de cada um e de todos”, e pela construção conjunta de um futuro sereno de colaboração, estabilidade e concórdia, com especial atenção aos mais pobres que sofrem devido à difícil situação econômica.

“O bem do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre todas as outras considerações e levar a superar a violência e a trilhar caminhos de justiça e paz, garantindo a soberania do país”, disse o Papa, na declaração reproduzida hoje pela Vatican News, ao registrar o encontro com Corina Machado.

Corina Machado segue cobrando a libertação de cerca de 800 presos políticos da ditadura venezuelana.

Nenhum comentário: