04/08/2025
DOCUMENTO: STF CRIOU FORÇA-TAREFA PARA PERSEGUIR BOLSONARISTAS - MORAES SERVINDO AOS INTERESSES DE LULA
STF criou força-tarefa secreta para perseguir bolsonaristas, aponta documento
![]() |
Jornalista americano Michael Shellenberger, autor das revelações. (Foto: Diário do Poder). |
Uma nova leva de documentos vazados, revelados pelo jornalista americano Michael Shellenberger, e conduzida pelos jornalistas e pesquisadores David Ágape, Eli Vieira Jr. e editada por Alex Gutentag, traz à tona alegações que o Supremo Tribunal Federal (STF) usou ilegalmente postagens de redes sociais para prender manifestantes e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo os documentos denominados “Arquivos do 8 de Janeiro”, uma força-tarefa de inteligência secreta foi formada com o objetivo de identificar e manter presos manifestantes após a invasão dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023 – mesmo os que não teriam cometido atos violentos.
Entre os principais pontos revelados pelos arquivos, estão:
- A existência de um grupo secreto no WhatsApp que teria coordenado a produção de “certidões de inteligência” para incriminar suspeitos;
- A detenção prolongada de manifestantes enquanto suas redes sociais eram vasculhadas por evidências de discurso político;
- A utilização de discursos e postagens online como prova criminal, em vez de ações concretas;
- A negação de acesso de advogados de defesa aos materiais probatórios;
O uso de um banco de dados biométrico supostamente sem respaldo legal para identificar e localizar suspeitos.
A investigação aponta que:
“Moraes, servindo aos interesses de Lula, contornou a lei para efetivamente criminalizar o discurso político. Sua repressão judicial excessiva contra os manifestantes ajudou a legitimar a narrativa de que o 8 de janeiro foi uma “tentativa de golpe” coordenada – uma narrativa central para o processo em andamento do tribunal contra Bolsonaro”.
Na rede social X, antigo Twitter, Ágape destaca que há casos absurdos nas prisões e lembra que os critérios para manter alguém preso incluíam seguir páginas de direita, criticar Lula ou o STF, ou postar algo em apoio aos protestos.
O jornalista afirma ainda que está arriscando tudo, a carreira, a segurança e a liberdade dele para divulgar os documentos.
Veja abaixo a nota completa:
“Hoje, estamos publicando a continuação da Vaza Toga. Aquela mesma que foi revelada por Glenn Greenwald e Fábio Serapião na Folha de S.Paulo — e que, depois de algumas reportagens, simplesmente parou. Sim, finalmente vocês vão parar de me perguntar o que aconteceu com o restante dos tais 6 gigas de arquivos.
Esses são documentos que ninguém quis publicar. Ofereci a diversos grandes veículos de imprensa — todos recusaram. Alguns elogiaram o trabalho, reconheceram sua importância, mas disseram que era “perigoso demais”. Agora, retomo a parceria com @EliVieiraJr Vieira e com o jornalista americano @shellenberger — a mesma equipe do Twitter Files Brasil, que revelou ao mundo a censura do Judiciário brasileiro.
Essa nova fase da investigação mostra que o STF criou uma força-tarefa paralela dentro do TSE para investigar e classificar os presos do 8 de janeiro. Utilizaram sistemas sigilosos, violaram bancos de dados internos e vasculharam redes sociais em busca de curtidas, postagens e opiniões políticas — tudo sem ordem judicial, sem contraditório e sem direito à defesa.
Os critérios para manter alguém preso incluíam seguir páginas de direita, criticar Lula ou o STF, ou postar algo em apoio aos protestos. Há casos absurdos. Pessoas mantidas presas mesmo depois da PGR recomendar a soltura. Gente punida por tuítes de 2018 criticando o PT — quatro anos antes das eleições e cinco anos antes dos atos de 8 de janeiro.
Como todo mundo sabe, o inquérito do 8 de janeiro virou um instrumento para perseguir qualquer pessoa de direita. E essa investigação, que levou meses de trabalho silencioso e minucioso, comprova com documentos como isso foi feito. Foram horas de análise, cruzamento de dados, verificação de fontes e entrevistas com pessoas envolvidas. Um trabalho arriscado, difícil, e que exigiu coragem.
Estou arriscando tudo. Tudo mesmo. Minha carreira, minha segurança, minha liberdade. Pensei muito antes de publicar esse material. A decisão mais segura para mim seria não publicar. Fui aconselhado a ficar quieto. Mas como jornalista, eu não posso me calar. Não diante do que descobrimos. E muito menos enquanto ainda houver brasileiros presos ou perseguidos injustamente por causa do 8 de janeiro.
Por isso, peço que você considere apoiar A Investigação. Agradeço profundamente aos que já nos apoiam. É por causa de vocês que isso ainda é possível. E reforço o pedido: se você acredita no que estamos fazendo, nos ajude a continuar.
Eles tentaram enterrar a verdade. Mas a verdade tem um defeito: ela insiste em aparecer. E agora, depois de meses de silêncio, ela está de volta — com força total.”
O RAPPER ORUAM, FILHO DE MARCINHO VP, FICA NA MESMA CELA COM CHEFÕES DO COMANDO VERMELHO
Oruam vai para cela coletiva em presídio com chefões do CV
Nesta segunda-feira (4), o rapper Mauro Davi Nepomuceno, conhecido artisticamente como Oruam, foi submetido a uma nova audiência de custódia. A permanência do artista na prisão foi confirmada, e ele continua detido no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, mais especificamente na Penitenciária Dr. Serrano Neves, popularmente chamada de Bangu 3.
De acordo com informações do Metrópoles, o rapper deixou a cela individual onde estava isolado desde a sua prisão, em 22 de julho, e agora divide espaço com outros internos. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) esclareceu que a mudança segue o procedimento padrão do sistema prisional.
A unidade onde Oruam cumpre prisão preventiva é a mesma que abriga lideranças da facção criminosa Comando Vermelho (CV), grupo comandado por seu pai, Marcinho VP.
Entre os presos mais conhecidos que cumprem pena no local estão figuras como My Thor, Léo Barrão, Choque e Naldinho, nomes que já figuraram entre os mais procurados do estado do Rio de Janeiro.
RÉU POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Oruam, e um amigo dele identificado como Willyam Matheus Vianna Rodrigues Vieira viraram réus por tentativa de homicídio qualificado. O novo status legal vem após decisão da juíza Tula Correa de Mello, da 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.
A magistrada acatou a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e determinou um novo mandado de prisão preventiva para Oruam, que já estava preso por outros fatos ligados ao episódio de 21 de julho deste ano, quando ele e amigos teriam atrapalhado o cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra um adolescente procurado por tráfico e roubo.
PROVAS MOSTRAM COMO MORAES DECIDIU PRISÕES DO 8 DE JANEIRO
8 de janeiro: Provas mostram como Moraes decidiu prisões
Jornalistas brasileiros e americanos divulgaram, nesta segunda-feira (4), documentos inéditos que mostram que o Supremo Tribunal Federal (STF) usou postagens em redes sociais como base para investigar e manter presos manifestantes do 8 de janeiro, mesmo os que não participaram dos atos.
O material foi publicado pelo portal Public.news, que reúne a mesma equipe investigativa responsável pelo escândalo da Vaza Toga: Michael Shellenberger, David Ágape e Eli Vieira, com edição de Alex Gutentag. Eles afirmam que veículos nacionais e estrangeiros se recusaram a divulgar o conteúdo por medo de retaliação.
Segundo os documentos, a equipe de Alexandre de Moraes criou uma força-tarefa paralela para realizar “varreduras digitais” e emitir relatórios secretos com base em opiniões políticas. Os acusados foram classificados como “positivos” se tivessem conteúdo crítico a Lula, mesmo que as postagens fossem antigas ou sem relação com o 8 de janeiro.
Um dos casos é o de um ambulante de 54 anos que chegou ao QG do Exército horas depois dos atos, apenas para vender camisetas. Foi preso e permaneceu quatro meses detido por tuítes de 2018 em que criticava Lula. Já uma pastora de São Paulo foi condenada a 17 anos de prisão por apenas ter ido orar em Brasília.
Mensagens internas revelam que o ministro Alexandre de Moraes só autorizava a soltura dos presos após checar suas redes sociais.
– A PGR pediu LP (liberdade provisória) para eles, mas o ministro não quer soltar sem antes a gente ver nas redes se tem alguma coisa – escreveu a chefe de gabinete dele em grupo do WhatsApp.
Os integrantes da força-tarefa também acessaram ilegalmente o banco de dados biométrico do Tribunal Superior Eleitoral (GestBio) e cruzaram informações pessoais com perfis nas redes. O processo violou o Código de Processo Penal, ignorou prazos legais e incluiu interferência de ativistas e agências de checagem infiltradas em grupos privados.
Juristas ouvidos pelo Public classificaram as práticas como ilegais e inconstitucionais. Para o advogado André Marsiglia, “o órgão que julga não pode ser o mesmo que investiga”. Para o ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello, as penas aplicadas aos manifestantes são “próprias para assassinos, não para críticos do governo”.
POR DESCUMPRIR 'MEDIDAS CAUTELARES' MORAES DECRETA PRISÃO DOMICILIAR DE BOLSONARO
Moraes determina prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
Nesta segunda-feira (4), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em sua decisão, Moraes afirmou que o líder da direita brasileira descumpriu medidas cautelares.
Para Moraes, a veiculação de conteúdo de Bolsonaro nas redes sociais dos filhos e de aliados teve o objetivo de divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro” e representou um descumprimento das medidas.
– Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro – afirmou.
Moraes ainda afirmou que Bolsonaro desrespeitou as medidas cautelares em vigor “mesmo com a imposição anterior de restrições menos severas”.
– Agindo ilicitamente, o réu se dirigiu aos manifestantes reunidos em Copacabana, no Rio de Janeiro, produzindo dolosa e conscientemente material pré-fabricado para seus partidários continuarem a tentar coagir o Supremo Tribunal Federal – disse o ministro na decisão.
E continuou:
– A Justiça não permitirá que um réu a faça de tola, achando que ficará impune por ter poder político e econômico. A Justiça é igual para todos. O réu que descumpre deliberadamente as medidas cautelares – pela segunda vez – deve sofrer as consequências – escreveu.
Em sua decisão, o magistrado determina que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço e uma série de outras medidas, como o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento de todos os aparelhos celulares do local.
Além disso, Bolsonaro fica proibido de receber visitas, exceto parentes próximos e seus advogados.
ESTELIONATO, FURTO E OUTROS CRIMES RELACIONADOS A DUÍLIO E SANCHEZ NO CORINTHIANS SÃO APURADOS PELO MP
MP apura estelionato, furto e outros crimes relacionados a Duílio e Sanchez no Corinthians
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) ampliou a investigação relacionada às gestões de Duílio Monteiro Alves e Andrés Sanchez no Corinthians e, além dos crimes de apropriação indébita agravada pelo ofício, emprego ou profissão, o órgão deve apurar crimes de estelionato, furto qualificado, falsidade ideológica e associação criminosa.
Os crimes, agora investigados pelo MP, são referentes à gestão de Duílio entre 2021 e 2023. Antes, o Procedimento Investigatório Criminal era apenas do uso indevido de cartões de crédito corporativo do clube por Duílio e Sanchez.
O MP agora deve investigar o relatório de despesas da presidência. O órgão pediu para a presidência do Corinthians que dê informações sobre o funcionamento dos cartões corporativos e dados do uso no período do mandato de Andrés Sanchez entre 2020 e 2021 e 2021 e 2023 na gestão de Duílio Alves.
A suspeita, segundo o órgão, em ofício expedido no domingo (3), a promotoria listou relações suspeitas de gastos com prestadoras de serviço que seriam incompatíveis com o clube.
A Band procura a defesa de Andrés Sanchez e Duílio Monteiro Alves e pediu posicionamento do Corinthians. O espaço está aberto para declarações das partes.
APÓS NOVO EMPATE TÉCNICO DO ABC LAMENTA FALTA DE EFICIÊNCIA E ADMITE FRUSTAÇÃO - ASSISTA
Técnico do ABC admite frustração após novo empate e lamenta falta de eficiência
Após mais um resultado não esperado como mandante na Série C do Campeonato Brasileiro, o sentimento não poderia ser outro no ABC: frustração. O técnico Rodrigo Santana lamentou o empate sem gols com o Figueirense/SC no último sábado (2), no Estádio Frasqueirão, em Natal. Ele admitiu que, com o tropeço, as chances de chegar ao G-8 ficaram remotas, mas apesar disso, manteve a confiança pela classificação ao quadrangular final.
“Com esse empate, fica evidente um pouco mais difícil, mais remota as nossas chances de classificação, mas temos que acreditar até o final. Eu sei que fica difícil, restam quatro jogos, a partida de hoje era a da virada para nós para ir com bastante confiança para o Sul, que vamos enfrentar um adversário dificílimo”, disse Rodrigo.
Na avaliação do comandante abecedista, a equipe teve mais volume e criou oportunidades, mas novamente esbarrou na falta de eficiência. De positivo, ele destacou o equilíbrio defensivo, que não sofreu gols em casa após três jogos. “Acho que a equipe foi valente até o último terço do campo, onde faltou um pouco mais de agressividade para terminar melhor a jogada”, afirmou.
“A gente vinha de três jogos dentro de casa e nove gols. Então o ponto positivo foi que a equipe não sofreu gol dentro de casa. Dessa vez, porém, não conseguiu ser um pouco mais efetiva no ataque. Tentar equilibrar isso dentro dos treinos e ir ao Sul para somar pontos. Ainda temos no mínimo dois jogos em casa e procurar fazer o máximo de pontos possíveis até o final”, acrescentou Santana.
Somado ao tropeço diante do torcedor, o ABC se manteve como a única equipe que não venceu como mandante na Série C. Dos sete jogos disputados em casa, tanto no Frasqueirão, quanto na Arena das Dunas, a equipe empatou em cinco ocasiões e saiu derrotado em duas – Ituano/SP e Ypiranga/RS.
No próximo jogo em casa, contra o Guarani/SP no dia 16 de agosto (sábado), o alvinegro irá alcançar a marca de cinco meses sem vencer como mandante na temporada. A última vitória aconteceu no dia 16 de março, ainda no Campeonato Potiguar, após bater o Laguna por 1 a 0 na semifinal.
“Mas isso a gente tem que pegar um pouco no pé do grupo porque isso é falha nossa. Essa ambição de vitória e principalmente acabar com esse jejum de resultados em casa, é falha nossa. Então vamos trabalhar muito nessa semana e precisamos encontrar o caminho da vitória, não só fora, mas também em casa, onde estamos devendo muito”, ressaltou o treinador.
Antes, o ABC enfrenta o Caxias/RS neste sábado (9), às 17h, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, em jogo válido pela 16ª rodada da Série C. O alvinegro está na 12ª colocação com 17 pontos conquistados em 15 jogos.
Assista a entrevista completa do técnico Rodrigo Santana:
BELÍSSIMA LEITURA: DEPUTADO PETISTA TROCA PAULO FREIRE POR MARCINHO VP
Deputado do PT aparece em foto com livro de Marcinho VP
O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) apareceu em uma foto nas redes sociais no último final de semana segurando o livro A Cor da Lei, escrito por Marcinho VP, ex-líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que está preso há quase 30 anos. A imagem foi publicada neste fim de semana por um perfil do próprio Marcinho no Instagram, mas que é administrado por terceiros.
A foto foi feita em Paraty, no Rio de Janeiro, nas proximidades da 23ª Feira Literária Internacional de Paraty (Flip). No local onde a imagem foi feita, houve uma “roda de conversa” no último sábado (2) organizada pela Kotter Editorial, que lançou o livro, e pela Academia Brasileira de Letras do Cárcere, a ABL Cárcere.
Em resposta à repercussão da imagem, Renato Freitas afirmou não conhecer Marcinho VP e negou ter participado de qualquer evento promovido em torno do livro. O parlamentar disse que apenas atendeu a um pedido de foto, como fez com diversas outras pessoas durante sua passagem pela cidade fluminense.
– Pinçarem, diante de tantos acontecimentos, uma foto injustificada tão somente para obter uma ligação minha com o Comando Vermelho, [tem como objetivo] manchar minha imagem e vincular ela à criminalidade, por eu ser uma pessoa preta e pobre, em uma discriminação evidente – disse.
O livro A Cor da Lei, lançado em julho no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, é o quarto título de Marcinho VP, e retrata a história fictícia de Eduardo, personagem que tenta se reintegrar à sociedade apesar do estigma familiar.
CREDO: PELA 1ª VEZ É FLAGRADO UM MASURPIAL 'BRILHANTE' EM FLORESTA NA TASMÂNIA
Marsupial ‘brilhante’ é flagrado pela 1ª vez em floresta na Tasmânia
Um fotógrafo conseguiu flagrar uma imagem inédita: um marsupial com a pele brilhando à noite. (Veja a imagem acima)
A foto, tirada no sudoeste da Tasmânia, foi feita pelo australiano Ben Alldridge. O animal registrado é o Dasyurus viverrinus, uma espécie de marsupial selvagem.
➡️ Sua pelagem é marrom ou preta com manchas brancas, mas algumas áreas conseguem absorver luz ultravioleta e emiti-la em um comprimento de onda diferente, criando um brilho azul vibrante.
Usando luz UV invisível, Alldridge capturou o mamífero brilhando no escuro. A imagem é considerada a primeira evidência fotográfica de um marsupial exibindo biofluorescência em seu habitat natural.
Vários mamíferos ao redor do mundo, muitos deles noturnos, são conhecidos por apresentar esse fenômeno — como ursos polares, toupeiras, zebras e tatus — além de corais, insetos, aranhas e peixes.
Ainda não se sabe exatamente o motivo desse “poder”. O fotógrafo se une agora a outros pesquisadores que tentam entender o comportamento noturno dos animais.
A imagem impressionante rendeu a Alldridge o Prêmio de Fotografia Científica Beaker Street de 2025, entregue neste mês.
g1
'AFRONTOU DECISÃO JUDICIAL AO VIAJAR AOS EUA SEM AUTORIZAÇÃO' - DIZ MORAES SOBRE MARCOS DO VAL
Moraes afirma que Marcos do Val ‘afrontou’ decisão judicial ao viajar aos EUA sem autorização
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes afirmou que o senador Marcos do Val afrontou uma decisão judicial ao viajar aos EUA (Estados Unidos da América) sem autorização.
Na decisão, o ministro relembrou que o senador chegou a solicitar autorização para viajar ao exterior, mas o pedido foi negado. “Claramente burlou as medidas cautelares impostas”, afirmou Moraes.
Ao desembarcar no aeroporto de Brasília, nesta segunda-feira (4), o parlamentar foi abordado por agentes da Polícia Federal, que colocaram uma tornozeleira eletrônica em cumprimento à determinação do ministro do STF.
Ainda na mesma decisão, o ministro Alexandre de Moraes relembra que o senador Marcos do Val está sendo investigado por suposta campanha de ataques institucionais ao STF e à Polícia Federal, incluindo a divulgação de dados pessoais de delegados envolvidos em investigações.
Segundo uma autoridade policial ouvida pela Corte, no dia 7 de junho de 2024, o parlamentar publicou uma postagem afirmando que esteve nos Estados Unidos — país onde Allan dos Santos, também investigado, teria iniciado a referida campanha.
Durante a viagem, Marcos do Val teria tido acesso a nomes e dados de policiais federais que atuam em inquéritos em curso no Supremo Tribunal Federal, sobre os quais alegou possuir um amplo dossiê envolvendo o suposto cometimento de crimes, por estarem cumprindo ordens da Corte.
R7
SALÁRIO E VERBA DE GABINETE DO SENADOR MARCOS DO VAL SÃO SUSPENSOS POR MORAES
Moraes bloqueia salário e verba de gabinete de Marcos Do Val
Além do uso de tornozeleira eletrônica, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que sejam bloqueados o salário e todas as verbas de gabinete do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Na decisão, a ordem foi direcionada a Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado.
Do Val foi alvo de uma ação da Polícia Federal (PF) realizada no Aeroporto de Brasília, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (4). O parlamentar estava retornando dos Estados Unidos, para onde viajou com a família durante o recesso, utilizando o passaporte diplomático.
Segundo a decisão, além do salário e das verbas de gabinete, o ministro autorizou o bloqueio de todos os bens, ativos, contas bancárias e investimentos em nome do senador. O passaporte diplomático dele foi apreendido.
Marcos do Val é investigado por supostamente ter feito campanha nas redes sociais contra os policiais federais que atuavam na investigação da suposta trama de tentativa de golpe de Estado. Em razão dessa investigação, houve uma decisão para apreensão do passaporte dele em agosto de 2024, quando passou a ser investigado e teve as redes sociais bloqueadas.
VIXEEEE: DISPENSARAM A LACRADORA
GloboNews dispensa Daniela Lima após dois anos de emissora
A apresentadora Daniela Lima foi demitida da GloboNews na manhã desta segunda-feira (4). A equipe do Conexão GloboNews teria sido avisada minutos antes de o programa ir ao ar.
As primeiras informações foram dadas pelo site TV Pop. Daniela dividia o noticiário diário com Camila Bomfim e Leilane Neubarth. Na vinheta do programa desta segunda já não havia mais a imagem de Daniela, apenas das outras duas âncoras.
Ainda de acordo com o TV Pop, a Globo enviou uma nota minutos após a publicação confirmando o desligamento, adicionando os nomes de Eliane Cantanhêde, desligada na última semana, e Mauro Paulino, um dos analistas políticos da emissora.
– Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Cantanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo – diz nota da emissora carioca.
CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM
Depósitos de Ovos São Pedro
Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.
Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.
Depósitos de Ovos São Pedro, vendendo saúde pra você!
Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal
Ceará-Mirim/RN
SENADOR MARCOS DO VAL VAI USAR TORNOZELEIRA ELETRÔNICA ORDENADA POR MORAES
Moraes ordena, e Marcos do Val vai usar tornozeleira eletrônica
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) será monitorado por tornozeleira eletrônica a partir desta segunda-feira (4), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi determinada após o parlamentar viajar aos Estados Unidos com seu passaporte diplomático, contrariando uma decisão da Corte, que havia determinado o cancelamento e recolhimento de seus passaportes.
A instalação do item ocorre logo após o retorno do senador ao Brasil, em uma ação da Polícia Federal (PF) realizada no Aeroporto de Brasília, nas primeiras horas da manhã desta segunda. De acordo com a TV Globo, agentes da PF aguardavam o desembarque e abordaram o congressista assim que ele chegou de viagem.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o parlamentar foi levado ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica, órgão da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal responsável pela instalação de tornozeleiras. Ele estava junto do advogado Iggor Dantas.
Marcos do Val é investigado por supostamente ter feito campanha nas redes sociais contra os policiais federais que atuavam na investigação da suposta trama de tentativa de golpe de Estado. Em razão dessa investigação, houve uma decisão para apreensão do passaporte dele em agosto de 2024, quando passou a ser investigado e teve as redes sociais bloqueadas.
A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA - POR PADRE BIANOR JR.
Padre Bianor Jr.
Natal, RN, segunda-feira, 04 de agosto de 2025
Memória de São João Maria Vianney, presbítero
🕊️ "Saciai, Senhor, vossos pobres com vossa bondade!" (Sl 144,16)
📖 Evangelho: Mateus 14,13-21
“Todos comeram e ficaram satisfeitos.”
Jesus, movido por compaixão, cura os doentes e multiplica os pães para a multidão faminta. O pouco que os discípulos oferecem, nas mãos do Senhor, se torna alimento abundante para todos.
🙏 Irmãos e irmãs,
a compaixão de Jesus não conhece limites. Ele vê a dor, escuta o clamor e age com ternura.
No dia de São João Maria Vianney, recordamos o ministério sacerdotal como sinal concreto da misericórdia de Deus.
O milagre da partilha começa quando, como o Cura d’Ars, nos deixamos tocar pela dor do outro e colocamos nas mãos de Deus tudo o que somos e temos.
🎯 Proposta do dia:
Reze hoje por um padre que marcou sua vida e, se puder, envie uma mensagem de gratidão.
Pe. Bianor Júnior
Paróquia Nossa Senhora da Apresentação
Programação de hoje:
17h – Terço ao pôr do sol (na Pedra do Rosário)
NA ECONOMIA MILEI DÁ UM BAILE EM LULA
Milei dá um baile em Lula e, na economia, passa rodo no Brasil
Se no Brasil a economia é chefiada por um ministro da Fazenda que já confessou ser ignorante no assunto, na Argentina, o economista Javier Milei lidera uma transformação quase impossível em tempo recorde. Ele derrubou a inflação, diminuiu o peso do estado, privatizou estatais beberronas, derrubou a inflação, fez crescer o PIB etc. Milei dá um baile no governo Lula, e passa o rodo no Brasil, capturando ao menos US$1 bilhão do fabuloso comércio de carne bovina com os EUA.
No lado certo
Milei ficou no lado certo, os interesses nacionais, e saiu da crise do tarifaço com tarifa zero nos EUA para 80% do que a Argentina exporta.
Argentina em 1º lugar
Enquanto Lula chamava Trump de “nazista”, Milei estabelecia relação de simpatia que rendeu frutos ao futuro da economia argentina.
Rosário eufórica
Em contraste com a atormentada bolsa brasileira, a Bolsa de Comércio de Rosário vive a euforia das boas notícias para os argentinos.
Brasil para trás
O tarifaço dos EUA sobre a carne brasileira anima ainda mais o país de Javier Milei, mas os mais beneficiados serão Austrália e Nova Zelândia.
DP
EM EVENTO NACIONAL DO PT JANJA USA XALE PRO-PALESTINA
Janja usa xale pró-Palestina em evento nacional do PT
A primeira-dama Janja da Silva compareceu neste domingo (3) ao 3º e último dia do 17º Encontro Nacional do PT, em Brasília (DF), usando uma kufyia, lenço tradicional árabe que se tornou símbolo da resistência palestina.
Também conhecida como keffiyeh, a peça é usada há séculos em comunidades árabes e, nas últimas décadas, passou a representar o apoio à causa dos palestinos. Atualmente, é vista em manifestações contra a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também já usou o adereço. Em junho de 2025, o presidente recebeu o lenço de apoiadores em frente a um hotel em Paris.
O evento contou com a participação de Lula e marcou a posse do novo Diretório Nacional do partido. Edinho Silva assumiu a presidência da legenda. Ele teve o apoio de Lula durante a disputa.
Poder 360
CURIOSIDADE
Você sabia que...
...em 1966, o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) foi criado. Ele seria substituído pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)...
...em 1956, o general Juarez Távora foi preso por 48 horas em sua casa por ter criticado o governo de Juscelino Kubitschek durante um pronunciamento...
...em 1946, Harry Truman foi o primeiro presidente americano a viajar num submarino...
...e que em 1877, Thomas Edison anunciou a invenção do fonógrafo, um aparelho que gravava e reproduzia a voz humana?
LIGEIRINHAS
Ligeirinhas
DERROTA: A mais recente pesquisa Datafolha revelou que Lula está com 29% de aprovação, um número significativamente inferior aos 46% considerados historicamente como o 'número mágico' para garantir uma reeleição no Brasil. De acordo com análises baseadas na série histórica das pesquisas eleitorais desde a redemocratização, quando um líder possui aprovação inferior a 33% na categoria 'bom ou ótimo', especialistas consideram a derrota nas urnas como um cenário praticamente certo, indica Gustavo Uribe, âncora da CNN Brasil. O Descondenado está derretendo!
ATAQUES: O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) resolveu atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes neste domingo (03) e afirmou que o magistrado, 'sem a toga, não sobra nada'. O parlamentar também demonstrou apoio às sanções do governo Donald Trump (EUA) contra o ministro, relator do inquérito da 'trama golpista', que tem Jair Bolsonaro (PL) entre os 31 réus.
FATO: Administrar uma cidade só é difícil quando o administrador exclui o povo dos seus projetos. Ele deixa de entender que quem lhe colocou lá foi o povo. Amnésia crônica!
ENTREVISTA: O Domingo Espetacular mostrou, neste domingo (03), histórias dramáticas de violência contra a mulher. Roberto Cabrini trouxe uma entrevista exclusiva da promotora de vendas Juliana Garcia dos Santos, agredida num elevador com 61 socos desferidos, em apenas 36 segundos, pelo próprio namorado. As câmeras do condomínio flagraram toda a ação. O brabão covarde está preso e disse ter sido agredido por policiais dentro da cadeia. A administração Penitenciária investiga o caso!
PROIBIDO: O Manchester United proibiu torcedores e fãs de personalizarem suas camisas com os nomes de Cristiano Ronaldo, Eric Cantona e David Beckham - todos ex-donos da camisa n°7, nas lojas oficiais do clube. A informação é do portal 'Manchester Evening News'. A medida foi confirmada pela loja oficial do clube e está relacionada a restrições de licenciamento.
VERO: Por que não divise-se o Brasil em duas partes, a parte de quem quer seguir as cartilhas da China, Irã, Cuba e Venezuela, e a parte de quem quer seguir as cartilhas dos EUA, Reino Unido, Israel e Japão? Democracia é isso, eu escolho o que quero viver, e não me obrigarem a viver o que não escolhi e nem quero viver. Ponto!
RELATOR: O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi sorteado relator de uma ação que busca impedir que instituições financeiras atuantes no Brasil bloqueiem contas bancárias do também ministro Alexandre de Moraes. A solicitação foi protocolada na sexta-feira (01) pelo deputado Lindbergh Lindinho Odebrecht Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara. Zanin encaminhou o caso à PGR (Procuradoria-Geral da República) para que se manifeste.
PROCESSO: Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges, membros do icônico grupo musical Clube da Esquina, entraram com um processo judicial contra o Cruzeiro Esporte Clube e a Sony Music por uso não autorizado da canção “Clube da Esquina nº 2”. A música foi utilizada no vídeo de anúncio da contratação do jogador Gabigol (Gabriel Barbosa) pelo clube mineiro, divulgado em 1º de janeiro de 2025.
HILÁRIO: É ver alguém 'morrendo' de felicidade como se essa felicidade fosse de verdade!
QUADRILHA: O presidente Descondenado disse, neste domingo (03), que estava feliz com a presença de José Dirceu, Delúbio Soares e João Vaccari, condenados e presos nos casos do mensalão e da Lava-Jato, no 17º Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília. Saudações 'quadrilheiras'.
DEFINITIVAS: As novas tarifas de Donald Trump são 'praticamente definitivas' e está descartada a possibilidade de uma renegociação imediata, inclusive com o Brasil, afirmou o representante comercial dos Estados Unidos, que também defendeu as medidas comerciais do presidente contra as importações brasileiras. — Estas tarifas são praticamente definitivas — declarou Jamieson Greer em uma entrevista pré-gravada exibida neste domingo pelo canal CBS. Ao ser questionado sobre possíveis negociações para reduzi-las, Greer considerou que é improvável que ocorram 'nos próximos dias'.
ASSIM: ‘Estamos enfrentando o império americano’, diz José Dirceu a petistas. E os brasileiros estão enfrentando uma quadrilha do PT, diz o MUNDO!
'CÂNCER': O presidente Descondenado disse, neste domingo (03), que se uma pessoa trabalha no governo e é filiada ao PT, ela precisa pagar a contribuição partidária exigida pela sigla. Em discurso no encontro nacional petista, em Brasília, Lula falou em mudar o comportamento da legenda. Por dinheiro esse povo é igual a câncer, come com força!
HIPÓCRITAS: Como tem canalhas nesta esquerda brasileira... Num passado não muito distante esses canalhas detonavam Xandão em áudios, vídeos e postagens, porque estava levando o Descondenado para a cadeia. Hoje, só não lambem o cipó do 'carecone' porque ele não coloca para fora. Mas, se colocar eles lambem!
ENTONSE: Você é um daqueles que pensam que o mundo foi feito exclusivamente pra você? ENTONSE..... Lascou!
INVASÃO: A China já invadiu o Brasil faz tempo. Você que não sai de casa há muito tempo cuidado pra não pensar que foi raptado pelos 'cabas dos zoin' quando sair as ruas e se deparar com tantos chineses espalhados pelas ruas e centros comerciais, você poderá ter uma ligeira impressão que está literalmente na China!
FILOSOFANDO: 'Se parece bom de mais pra ser verdade, é porquê realmente não é.'
ABRAÇO: Abraço para meus amigos Martiliano Filho e Isolda Morais. Gente do bem!
NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Domingos Sávio, Badaró Pereira e Evanisia Rodrigues. Feliz Aniversário!
Assinar:
Postagens (Atom)