*O líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), criticou o decreto do indulto natalino de 2025 publicado pelo presidente Lula (PT), afirmando que a exclusão dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 representa “vingança seletiva” e motivação política. “Lula escolheu perdoar corruptos, assassinos condenados a mais de 25 anos de prisão e criminosos reincidentes, mas excluiu presos do 8 de janeiro por puro revanchismo político. Não é justiça, é vingança seletiva. O PT protege os seus e pune adversários. O povo vai dar a resposta em 2026, encerrando o projeto de poder do PT!”, afirmou Marinho em nota nas redes sociais. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União na terça-feira (23) e estabelece critérios específicos para a concessão do perdão de pena. Entre eles, está a exclusão de condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito, o que atinge diretamente os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. O texto também veta o benefício a condenados por terrorismo, crimes hediondos, tortura, racismo, violência contra a mulher, tráfico de drogas, organização criminosa, lideranças de facções e a pessoas que firmaram acordos de colaboração premiada.
*Detran/RN: Transferência de veículos de outros estados pode ser feita até 29/12. O sistema ficará bloqueado no período de 30/12 a 01/01, retomando o funcionamento na data de 02/01/2026. O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) comunica que o serviço de transferência de veículos originários de outros estados poderá ser solicitado até 14h do dia 29 deste mês. O sistema ficará bloqueado a partir de então com retorno em 02 de janeiro, primeiro dia útil de 2026. A suspensão objetiva evitar que os processos não sejam concluídos a tempo, gerando débitos de taxa de licenciamento e de IPVA para o ano seguinte. Quem deseja agilizar a abertura de processos de transferência de veículos oriundos de unidades de federação diferentes do Rio Grande do Norte deve se atentar ao período de suspensão. O bloqueio da abertura de processos nesse período do ano é uma medida preventiva implantada tanto pelo Detran/RN como por outros órgãos estaduais de trânsito do país. Nesse período muitos órgãos de trânsito do Brasil entram em recesso, o que pode interferir no acesso a bases de dados de outros estados e interromper o andamento do processo de transferência na vigência deste ano. O Detran/RN informa ainda que a medida se aplica também aos serviços efetuados por despachantes credenciados, os quais devem seguir os horários específicos de cada unidade do Detran no estado e se atentar para a importância de fazer lotes exclusivos relacionando os processos de transferência de outra unidade federativa. Com isso, os processos poderão ser auditados com maior agilidade. Os processos abertos dentro do prazo e que não forem auditados até o dia 29, por ainda ter pendências em aberto, serão cancelados e o usuário precisa dar entrada novamente a partir do dia 02 de janeiro.
*Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o auditor da Controladoria-Geral da União (CGU) David Cosac Júnior agredindo uma mulher e uma criança no prédio residencial onde mora, em Águas Claras, no Distrito Federal. As imagens causaram forte repercussão e indignação após serem divulgadas pelo portal Metrópoles. De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a ocorrência foi comunicada pelo subsíndico do condomínio, que acionou os policiais e os acompanhou até o apartamento do auditor. David Cosac Júnior foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Em depoimento, o auditor alegou que teria encerrado o relacionamento com a mulher, o que teria motivado a confusão e as agressões. A vítima chegou a ser ouvida por telefone pelas autoridades, mas optou por não registrar ocorrência policial até o momento. As imagens registradas por câmeras de segurança mostram o momento em que a mulher está com a criança no colo, em frente ao elevador do estacionamento do prédio. Em seguida, David parte para as agressões com socos, tapas e chutes. Mesmo após mãe e filho caírem no chão, o agressor continua atacando, conforme revelam os vídeos.
*O prefeito de Diadema (SP), Taka Yamauchi (MDB), foi condenado pela Justiça Eleitoral de São Paulo por difamação e injúria eleitoral contra Marco Aurélio Santana Ribeiro, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácia Lula da Silva (PT). A decisão estabelece pena de seis meses e 25 dias de prisão, a ser cumprida em regime aberto. Ainda é possível recorrer da sentença. A condenação tem origem em declarações feitas por Yamauchi durante um debate eleitoral ocorrido em agosto de 2024. Na ocasião, o então candidato associou o nome “Marcola” ao envio irregular de recursos federais para Diadema, em uma crítica direcionada ao ex-prefeito Filippi (PT), seu adversário político. As falas fizeram referência indireta ao chefe de gabinete de Lula, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola. Para a magistrada Clarissa Rodrigues Alves, responsável pela sentença na 258ª Zona Eleitoral de São Paulo, a declaração extrapolou o debate político. Segundo a juíza, ao utilizar o apelido “Marcola”, amplamente ligado a um líder de facção criminosa, o prefeito atingiu a honra e a dignidade de Marco Aurélio. – Não é necessário ser um exímio intérprete para constatar que a frase no contexto eleitoral visou abalar a reputação do outro candidato, por meio de ofensas dirigidas à vítima, comparando-o ao “Marcola” do PCC, envolvendo-o em supostas irregularidades no repasse de verbas federais ao município de Diadema – afirma a juíza na decisão.
*Foi confirmado na madrugada desta quinta-feira, 25 de dezembro, que morreu aos 81 anos Anita Felix, mãe do sertanejo Bruno, da dupla com Marrone. De acordo com um comunicado enviado à imprensa, Dona Anita, como era chamada, faleceu devido à problemas de saúde. Em um comunicado oficial, à equipe do sertanejo Bruno afirmou: “Com imenso pesar comunicamos o falecimento aos 81 anos de Ana Félix de Miranda, conhecida como Dona Anita, mãe do Bruno – dupla com Marrone. Há algum tempo enfrentando problemas de saúde, ela veio falecer na madrugada do hoje, 25, de SARA (síndrome de angústia respiratória aguda)“. Dona Anita deixa 5 filhos, 11 netos e 2 bisnetos. “A família optou por não divulgar local e horário das homenagens finais, para que seja uma despedida íntima. Agradecemos o carinho de todos!”, encerra o comunicado. Até o momento, o sertanejo não falou abertamente sobre a perda de sua querida mãe! Antes da triste notícia, a esposa do sertanejo, Marianne Rabelo chegou a falar sobre o Natal: “O Natal é tempo de lembrar o valor da família, da união e do amor de Jesus por nós. Em meio às luzes e presentes, que a gente nunca perca de vista o que realmente importa. Família e Jesus são o nosso maior presente“, publicou ela, em suas redes sociais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário