Dia da Bíblia: Estudo aponta que leitura incentiva generosidade
A American Bible Society divulgou que pessoas que leem a Bíblia com frequência tendem a ser mais generosas e a demonstrar comportamentos mais solidários, segundo dados do relatório State of the Bible: USA 2025, publicado em novembro deste ano.
O levantamento mostra que quem usa a Bíblia quatro ou mais vezes por semana é três vezes mais propenso a afirmar que as Escrituras influenciam atitudes de amor ao próximo, em comparação com quem lê apenas uma vez por mês.
– A correlação entre o engajamento com as Escrituras e o comportamento amoroso e generoso é clara – afirmou John Farquhar Plake, diretor de inovação da American Bible Society e editor do estudo.
A pesquisa analisou atitudes como acolher imigrantes, fazer amizade com pessoas de outras religiões e raças, cuidar do meio ambiente e defender grupos oprimidos. Também avaliou doações financeiras e apoio a igrejas e instituições.
Entre os entrevistados, quase metade dos cristãos praticantes que leem a Bíblia ao menos uma vez por mês disse que a leitura os torna mais generosos. Já entre os menos engajados, esse índice cai para cerca de um quarto.
Os dados indicam ainda que leitores frequentes do texto bíblico doam valores mais altos. A mediana anual entre esse grupo chega a 2 mil dólares (cerca de R$ 10.840), quatro vezes mais que entre pessoas que não leem a Bíblia.
O estudo ouviu 2.656 adultos, em todos os estados dos EUA e no Distrito de Colúmbia, entre 2 e 21 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas online conduzidas pela Universidade de Chicago.
No Brasil, o Dia da Bíblia, celebrado neste domingo (14), é comemorado no segundo domingo de dezembro. A data foi criada na Grã-Bretanha em 1549, chegou ao país em 1850 com missionários e foi oficializada nacionalmente pela Lei nº 10.335, de 2001.

Nenhum comentário:
Postar um comentário