07/11/2025

SAIBA QUEM É A MULHER QUE QUERIA MATAR SUZANE RICHTHOFEN

Tremembé: Quem é a mulher que tenta matar Suzane von Richthofen

A série Tremembé relembrou um episódio dramático na vida de Suzane von Richthofen na cadeia. A obra mostra o ataque que quase matou a criminosa durante uma rebelião na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), em 2006.
Em um dos episódios, aparece Maria Bonita, parte do PCC, Primeiro Comando da Capital, responsável pela tentativa de assassinato. Na produção do Prime Video, ela é retratada como Dada, interpretada por Rosana Maris.

De acordo com o livro Suzane: Assassina e Manipuladora, de Ullisses Campbell, o motim de 2006 tinha um objetivo central secreto: a execução de duas detentas. Os alvos eram Suzane e Aurinete Félix da Silva, a “Netinha”, ex-fundadora do PCC, que migrou para a facção rival TCC, o Terceiro Comando.

Netinha escapou com a ajuda da administração do presídio, mas Suzane ficou encurralada.

Maria Bonita

A responsável por executar Suzane era Maria Bonita, uma detenta de 28 anos, natural da Bahia. Ela se aproximou da Richthofen de forma sorrateira, se oferecendo, inicialmente, para proteger Suzane em troca de favores.

Suzane recusou e começou a ser hostilizada. “Você sabe que não vai durar aqui dentro, né?”, teria dito a baiana.

Foram 22 horas de motim, com a tropa de choque da Polícia Militar cercando o presídio e detentas ameaçando queimar reféns. Suzane sobreviveu se escondendo em um armário de ferro em um almoxarifado, sem ventilação e água.

Maria Bonita, comandando um grupo de 40 pessoas presas com facas e marretas, gritava: “Sei que você está aí dentro. Vou cortar sua garganta”.

A confusão só terminou com a morte de Quitéria, líder do motim. A detenta foi esfaqueada no pescoço por outra presidiária. Suzane foi encontrada viva pelas forças de segurança, mas em estado de choque.

Após o caos, Suzane foi transferida para o Centro de Ressocialização de Rio Claro, e Maria Bonita para a penitenciária de Ribeirão Preto. Anos depois, Suzane reencontrou a rival quando foi para o mesmo presídio.

Em Ribeirão Preto, ela foi ameaçada novamente por Maria Bonita, conseguindo uma transferência para Tremembé. Na série, a transferência entre unidades prisionais foi condensada, sendo resumida apenas a prisão dos famosos.
Tremembé

Tremembé mergulha na rotina da prisão, mostrando a convivência de criminosos como Suzane von Richthofen (Marina Ruy Barbosa), Elize Matsunaga (Carol Garcia), Alexandre Nardoni (Lucas Oradovschi), Anna Carolina Jatobá (Bianca Comparato), além dos irmãos Cravinhos (Felipe Simas e Kelner Macêdo) e Duda (João Pedro Mariano).

A série é baseada nos livros do jornalista investigativo Ulisses Campbell, especialmente “Suzane: Assassina e Manipuladora” e “Elize Matsunaga: A Mulher Que Esquartejou o Marido”.

itatiaia

Nenhum comentário: