'Pitada de hipocrisia em nome da sustentabilidade'
Na reportagem de capa da Edição 296 da Revista Oeste, os jornalistas Carlo Cauti e Sarah Peres definem como a 30ª edição da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) pode ser classificada. Para eles, o evento, que ocorre neste mês em Belém (PA), é uma “grande pitada de hipocrisia em nome da sustentabilidade”.
Conforme a matéria, a desorganização envolve desde o Poder Executivo da capital paraense à direção da Organização das Nações Unidas (ONU). Problemas que deixam tanto os taxistas quanto os participantes da conferência em situação adversa.
“A desorganização aparece antes mesmo de os participantes pisarem nos pavilhões temáticos”, informam Sarah e Cauti. “A Prefeitura de Belém obrigou os 15 mil taxistas da cidade a adesivar seus carros com a inscrição ‘COP30 na Amazônia’, garantindo que, assim, poderiam desembarcar os passageiros na porta do evento. Não combinaram com a ONU, que proibiu o acesso. Os carros têm de parar a quase 1 quilômetro da entrada, obrigando os delegados a caminhar debaixo do sol inclemente do Pará, carregando bolsas e equipamentos. Impossível alcançar o ingresso sem estar completamente encharcados de suor.”
Outros problemas da COP30
Os problemas, contudo, não param por aí. A reportagem informa, por exemplo, que a COP30 também lida com falta de estrutura, preços abusivos. Há, além disso, até suspeitas de corrupção.
Revista Oeste
A Edição 296 da Revista Oeste vai além do texto de Carlo Cauti e Sarah Peres a respeito da realização da COP30 em Belém. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Augusto Nunes, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Loriane Comeli, Adalberto Piotto, Eugênio Esber, Ana Pala Henkel, Rodrigo Constantino, Mateus Conte, Branca Nunes, Flávio Gordon, Dagomir Marquezi, Miriam Sanger, Joanna Williams (Spiked) e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
revistaoeste

Nenhum comentário:
Postar um comentário