27/11/2025

COITADO DO 'MAR' MOTTA

Gleisi busca aproximação com Motta em meio à crise com PT

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniu, na tarde desta quarta-feira (26), na residência oficial da Câmara, com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). O encontro ocorreu após sinais de afastamento entre o governo Lula e a cúpula do Congresso.

Pela manhã, Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não foram ao evento de sanção da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda. As ausências foram vistas por aliados como reflexo do desgaste entre Executivo e Legislativo.

Segundo interlocutores ouvidos pelo G1, a conversa entre Gleisi e Motta foi considerada positiva, ainda que sem grandes avanços. A avaliação é de que o diálogo abriu uma nova ponte entre o governo e o comando da Câmara.

A reunião ocorreu em meio a outra crise: o atrito entre Motta e o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, Lindbergh Farias. O presidente da Câmara afirmou à Folha de S.Paulo que rompeu relações com o petista e que não pretende manter diálogo com ele.

Lindbergh rebateu dizendo que Motta tem adotado postura “imatura” e equivocada na condução de projetos. O conflito se agravou durante as discussões do chamado “PL Antifacção”, quando, segundo relatos, o clima ficou tenso e Motta reagiu ao que considerou ataques à Câmara.

Nenhum comentário: