*A jovem judoca Laryssa Santos, de 15 anos, vai disputar o Campeonato Sul-Americano de Judô, em Assunção, no Paraguai, de 22 a 26 de outubro. Moradora de Parnamirim, ela já acumula dezenas de medalhas em competições nacionais e internacionais. A felicidade de participar de mais um torneio, no entanto, contrasta com a dificuldade financeira de participar do evento. Diante disso, o treinador Alex Martins, que coordena o Instituto Attitude, onde ela treina, criou uma campanha para arrecadar doações e custear as despesas. Laryssa Santos conseguiu a classificação para o campeonato sul-americano após ter conquistado a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Cadete de Judô, realizado em junho na Bahia. A convocação da jovem, porém, só foi confirmada no início deste mês, o que provocou uma correria em busca de levantar os fundos necessários. Como a judoca é menor de idade, ela precisa ir acompanhada de um responsável para a competição. O treinador Alex Martins é quem irá viajar com ela. Ao todo, entre taxa de adesão, passagens e outros custos, o orçamento foi estimado em R$ 17 mil. Veja como doar: Chave Pix (celular): 84991094706 - Alex Henrique de Souza Martins.
*Os médicos da alta e média complexidade decidiram, em reunião na noite desta sexta-feira (17), encerrarem a paralisação e retomarem imediatamente ao trabalho em Natal. Iniciada na última terça-feira (14), a paralisação já havia resultado na suspensão de pelo menos 100 cirurgias eletivas em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) na rede municipal, segundo a Liga contra o Câncer e o Varela Santiago. A decisão, segundo o movimento de cerca de 120 profissionais, partiu do compromisso da Prefeitura de Natal de apresentar o calendário de pagamento para o mês de setembro e o plano de quitação a partir de outubro. O tema será abordado na próxima quarta-feira (22). A reunião também vai tratar da dívida acumulada com os médicos dos últimos três meses. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que os médicos aceitaram o compromisso e retomaram integralmente os procedimentos neste sábado (18).
*A Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio do procurador-geral Paulo Gonet, defendeu que a anistia a condenados por crimes contra a democracia, como no caso dos acusados por atos que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, seria inconstitucional. Gonet destacou que a anistia “não encontra respaldo constitucional”, mas afirmou que as articulações políticas em favor da proposta não configuram crime. – Não constituem ilícito penal e estão dentro dos limites da liberdade de expressão. Não obstante a matéria referida não encontre respaldo constitucional (art. 5º, incisos XLIII e XLIV, da Constituição), a noticiada articulação política não constitui ilícito penal, tampouco extrapola os limites da liberdade de expressão, que é consagrada e balizada pelo binômio liberdade e responsabilidade – afirmou o procurador em uma manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF).
*O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, confirmou na noite desta sexta-feira (17) a retirada de pauta da ADPF 442, ação que trata da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A decisão foi tomada após o ministro Luís Roberto Barroso votar a favor da descriminalização e acompanhar o posicionamento da ex-ministra Rosa Weber, relatora original do caso. Logo depois do voto, o relator atual, ministro Flávio Dino, determinou a suspensão do julgamento. Em despacho, Fachin escreveu: – Acolho a indicação do eminente ministro Flávio Dino, determino a finalização da presente sessão e a consequente retirada de pauta do presente feito. Mais cedo, o próprio Fachin havia autorizado a reabertura da votação, atendendo a um pedido de Barroso, que se aposenta neste sábado (18). A medida permitia que o ministro registrasse seu voto antes de deixar o STF.
*O último capítulo da novela Vale Tudo, da TV Globo, foi ao ar nesta sexta-feira (17). A trama, no entanto, não superou o recorde de audiência alcançado no último dia 6, quando a personagem Odete Roitman (Debora Bloch) sofreu uma tentativa de assassinato por Marco Aurélio (Alexandre Nero). A cada dia que passa a decadência de ex-vênus platinada se dilui de forma assustadora. Na Grande São Paulo, o último capítulo marcou 30 pontos de média, das 21:36hs às 22:40hs, conforme indicaram dados do Kantar Ibope. Em outras capitais, o final da novela teve números como 37 pontos de média, com picos de 39 no Rio de Janeiro e 35 pontos no Recife (PE) e em Salvador (BA).
*Nesta sexta-feira (17), o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, enviou ao presidente do PDT, Carlos Lupi, uma carta em que pede desfiliação do partido. A saída de Ciro ocorre em meio a uma aproximação do PDT com o governo de Elmano de Freitas (PT), no Ceará. Somente na próxima semana, Gomes deverá decidir para onde irá. Em julho, Ciro teve um encontro com a cúpula do PSDB. Outra legenda que teria interesse nele é o União Brasil. Ciro Gomes já disputou a Presidência da República quatro vezes. Há, no entanto, uma expectativa para que ele dispute o governo do Ceará, no próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário