*O pastor Silas Malafaia publicou, nesta sexta-feira (17), um vídeo no qual defende que 'um verdadeiro cristão não apoia” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec) não cite nomes diretamente, a gravação foi divulgada no dia seguinte ao encontro do bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus no Brás, com o chefe do Executivo no Palácio do Planalto, acontecimento que gerou polêmica entre evangélicos do país. No vídeo, Malafaia afirma que 'contra fatos não existem argumentos' e exibe vídeos do petista dizendo ter 'orgulho' de ser chamado de comunista, e declarando 'combater' o 'discurso do costume, da família e do patriotismo'. – Eu fico com vergonha de ver um irmão evangélico dizer que apoia um cara desse, que combate historicamente família, costumes e pátria, valores inegociáveis da nossa fé. Lula já enganou os evangélicos. Em 2022 escreveu uma carta dizendo ser contra o aborto. Primeiro mês do governo dele em 2023, derrubaram portarias do governo Bolsonaro que dificultavam o aborto. E Lula tirou o Brasil das nações do pacto antiaborto. Chega de enganar o povo de Deus! – exclamou.
*O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou nesta quinta-feira (16) duas representações, uma na Procuradoria da República no Distrito Federal e outra na Direção-Geral da Polícia Federal, solicitando a investigação de três delegados da PF por suposta denunciação caluniosa e abuso de autoridade. A ação do parlamentar ocorre após o órgão de controle de fronteiras dos Estados Unidos, o CBP (U.S. Customs and Border Protection), confirmar que Filipe Martins nunca entrou no país em 30 de dezembro de 2022. Essa data foi usada como base para sua prisão no Brasil e também para a abertura de inquéritos que chegaram a atingir o próprio Van Hattem.
*Nesta sexta-feira (17), o presidente da Argentina, Javier Milei, usou a rede social X para compartilhar uma reportagem sobre o ex-chefe da inteligência venezuelana, Hugo “El Pollo” Carvajal, ter dito à Justiça dos Estados Unidos que o regime de Nicolás Maduro usou fundos públicos para financiar ilegalmente movimentos e figuras políticas de esquerda durante 15 anos. Entre os beneficiados, estaria o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). – Muitas máscaras cairão – comentou Milei ao compartilhar a matéria do site UHN Plus. El Pollo foi extraditado para os EUA em 2023 e tem colaborado com as autoridades estadunidenses a fim de obter redução de pena. Ele é acusado de tráfico de drogas e narcoterrorismo. Carvajal admitiu ser culpado em 25 de junho de crimes ligados ao Cartel dos Sóis, durante audiência em um tribunal de Nova Iorque.
*O clima no Ministério da Justiça é de fim de festa com a tramitação na Câmara da proposta do ministro Ricardo Lewandowski que cria o tal 'SUS da Segurança'. Por ora, Mendonça Filho (União-PE), que não é o relator dos sonhos do governo, até é poupado de críticas, centradas no presidente da Casa, Hugo Motta, acusado de falta de empenho na pauta, e no secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, que é deputado federal influente na comissão especial e na oposição. Associações de delegados, como a ADPESP, pressionam contra o texto, dizem que tem emendas que pretendem extinguir a carreira de delegado. Do lado governista, o próprio Lewandowski anda desgostoso com a tramitação da proposta. Queixa-se da luta solitária para avançar o texto. A tramitação, que já se arrasta, piorou com fala de Lula desmoralizando os parlamentares ao julgar 'baixo nível' do Congresso.
*O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) sugeriu ao Governo do Estado que use uma emenda parlamentar destinada por ele para comprar um novo tomógrafo para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Os recursos foram enviados inicialmente por Gonçalves para investimentos no Hospital Santa Catarina, também em Natal, mas agora o deputado sugere que seja feita uma mudança, diante da quebra recorrente dos dois equipamentos existentes no Walfredo. No domingo 12, os dois tomógrafos do Walfredo Gurgel quebraram simultaneamente. Foi a segunda vez que isso aconteceu em apenas um mês. Na quarta-feira 15, um dos tomógrafos voltou a operar. Já o outro teve o conserto finalizado nesta sexta-feira 17. Os dois tomógrafos são considerados obsoletos – o mais novo tem 9 anos de uso, enquanto o mais velho tem 15 anos. 'Nós destinamos R$ 1,5 milhão para aquisição de um tomógrafo. A ideia inicial era o Santa Catarina, mas, já que tem essa urgência, que o Governo do Estado adquira esse tomógrafo e traga para servir ao povo do Rio Grande do Norte aqui no Walfredo Gurgel', afirmou o deputado, em vídeo publicado em uma rede social nesta sexta-feira 17.
*O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao presidente da Corte, Edson Fachin, a convocação de uma sessão virtual extraordinária para retomar o julgamento sobre a descriminalização do aborto. O pedido foi feito na véspera de sua aposentadoria, marcada para este sábado 18. Na solicitação, Barroso mencionou “excepcional urgência' em razão de sua saída do tribunal. 'Após o cancelamento do meu pedido de destaque e diante da excepcional urgência, decorrente da minha aposentadoria com efeitos a partir de 18.10.2025, solicito à Presidência desta Corte (…) a convocação de sessão virtual extraordinária do Plenário para continuidade do julgamento', afirmou. O julgamento havia sido interrompido em setembro de 2023, quando Barroso pediu destaque logo após o voto da então relatora, ministra Rosa Weber, favorável à descriminalização. Com o cancelamento do destaque, a discussão volta ao plenário virtual. O voto de Barroso será somado ao de Rosa Weber, que se aposentou em 2023. Na ocasião, a ministra afirmou que 'a maternidade é escolha, não obrigação coercitiva' e classificou a criminalização do aborto como 'uma forma de violência institucional contra as mulheres'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário