12/10/2025

PRESOS COM ARMAS DE GUERRA CHEFE DO PCC E NAMORADA EM SP

Chefe do PCC e namorada são presos com armas de guerra

Uma operação da Polícia Civil em Santos, na sexta-feira 10, resultou na apreensão de armas de uso militar e na prisão de dois suspeitos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC). O arsenal, avaliado em R$ 500 mil, estava distribuído entre dois imóveis na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

O material incluía fuzis, pistolas, granadas e até um lança-granadas, sendo transferido para o conjunto habitacional do BNH, no bairro Aparecida. Segundo a investigação, o casal detido fazia parte da logística da facção, atuando também na distribuição de drogas na região.

Os suspeitos, Patrick Machado Nazário, de 46 anos, e Josivania Costa Nascimento, de 44, mantinham o armamento há cerca de seis meses. Ambos integravam uma célula restrita do PCC, conforme apontou a 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes, que iniciou as apurações em maio de 2024.
Detalhes da operação contra suspeitos do PCC

Depois de serem flagrados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de uso restrito, o Tribunal de Justiça de São Paulo anunciou que a prisão em flagrante foi convertida em preventiva.

Durante coletiva, o delegado Leonardo Amorim Rivau destacou que armamento encontrado, principalmente o lançador de granada, só é visto em combates de guerra. “É um armamento militar e nem todo Exército possui”, declarou.

Nos endereços vistoriados, foram localizados também celulares, que poderão auxiliar na investigação sobre o destino e uso do arsenal. “Quando havia necessidade, eles [integrantes do PCC] acionavam o indivíduo preso hoje. Ele ia até o local, pegava as armas, as munições, o que fosse necessário, e transportava para os criminosos”, explicou Rivau.

O delegado divisionário Luiz Eduardo Fiore Maia, da Deic, avaliou que a detenção dos dois representa um grande prejuízo para o crime organizado na Baixada Santista.

revistaoeste

Nenhum comentário: