PF confirma que foi comunicada sobre megaoperação no Rio
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, confirmou, nesta quarta-feira (29), que a corporação foi avisada com antecedência sobre a operação policial realizada no Rio de Janeiro, mas decidiu não participar. Segundo ele, a ação, que terminou com mais de 130 mortos, “não era razoável” e não seguia o modo de atuação da PF.
– Houve contato do pessoal da inteligência da PM com nossa equipe no Rio, informando que haveria uma grande operação – disse Rodrigues.
E continuou:
– A partir da análise do planejamento, entendemos que não era uma operação razoável e não havia autorização legal para a nossa participação.
O diretor afirmou ainda que não houve comunicação formal ao governo federal sobre o momento da deflagração da operação, coordenada pelas forças de segurança do estado.
– Essa é uma operação do estado do Rio de Janeiro. Nós não fomos comunicados que seria deflagrada nesse momento – afirmou.
As declarações ocorreram após reunião no Palácio da Alvorada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros como Ricardo Lewandowski (Justiça), Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio (Defesa). O encontro tratou da crise de segurança no R
Lewandowski afirmou que Lula ficou “estarrecido” com a quantidade de mortos e que não há, até o momento, discussão sobre o uso das Forças Armadas por meio de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Nenhum comentário:
Postar um comentário