Ultraprocessados podem causar danos cerebrais; veja os piores
Que alimentos ultraprocessados fazem muito mal à saúde, todo mundo já sabe. Tais produtos possuem uma série de componentes que estão associados a uma série de problemas de saúde, como obesidade, problemas cardíacos e até na cognição. Na lista dos que mais fazem mal, dois se destacam: carnes processadas e refrigerantes.
A pesquisa, feita pelo The American Journal of Clinical Nutrition, ressalta que as carnes processadas e os refrigerantes são os que mais apresentam riscos para o cérebro.
O estudo aponta que, quem come carnes ultraprocessadas (bacon, presunto, salames) em pelo menos uma porção tem 17% de chances de ter problemas cognitivos. Já quem bebe uma porção de refrigerante diariamente pode comprometer o cérebro em 6%.
As partes afetadas incluem a memória, a capacidade de fazer contas simples, como subtração, e até mesmo contar de trás para frente.
A pesquisa foi iniciada em 2013, com quase 5 mil pessoas que, a cada dois anos, repetiam exames de acompanhamento. O estudo foi finalizado em 2020. A maioria dos participantes tinha idades de 55 anos para cima.
Com a conclusão do estudo, os cientistas reforçaram a importância de comer de forma saudável, escolher bem os alimentos, sempre dar preferência aos mais naturais e com menos aditivos químicos, e evitar, ao máximo, os industrializados e ultraprocessados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário