EUA planejam atacar traficantes no território da Venezuela, diz TV
Os Estados Unidos teriam planos de atacar narcotraficantes em território venezuelano dentro de algumas semanas, informou nesta sexta-feira (26) a rede de televisão americana NBC, citando duas fontes no governo do país com conhecimento do assunto. A ação representaria uma grande escalada em uma situação de destacamento militar dos EUA no sul do Caribe perto de águas territoriais da Venezuela.
Embora os ataques possam acontecer em poucas semanas, o presidente Donald Trump ainda não aprovou nenhuma decisão, segundo as fontes, que contaram que os planos são de ofensivas com drones contra pessoas específicas e laboratórios de drogas.
O governo Trump disse que o contingente americano na região, composto por destróieres, navios de transporte anfíbio, um submarino de propulsão nuclear e aviões de combate, já destruiu quatro embarcações em águas do Caribe que partiram da Venezuela com drogas a bordo.
Washington acusa o governo do ditador venezuelano Nicolás Maduro de integrar a cúpula do Cartel dos Sóis, uma organização que, segundo a Casa Branca, envia drogas para os EUA. Por sua vez, a Venezuela alega que a operação militar americana no Caribe busca apenas exercer pressão para tirar Maduro e políticos chavistas do poder.
As fontes consultadas pela NBC afirmaram que a recente escalada militar americana responde em parte ao fato de o governo Trump considerar que Maduro não está fazendo o suficiente para frear o tráfico de drogas a partir de seu país.
Maduro escreveu recentemente uma carta a Trump pedindo para retomar o diálogo com o enviado especial dos EUA, Richard Grenell, e afastar dos assuntos bilaterais o secretário de Estado, Marco Rubio, a quem Caracas considera um elemento tóxico.
Trump minimizou a carta recentemente, e ao ser perguntado sobre a possibilidade de ataques em território venezuelano, limitou-se a dizer: “Bem, vocês já vão descobrir”.
EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário